PRA SUA EMPRESA        ESTABELECIMENTO        PRA VOCÊ        VENDA VR        SITE VR        CONTRATE

funcionários em escritório mexendo no computador representando a ética profissional
funcionários em escritório mexendo no computador representando a ética profissional
fade

Ética profissional: conheça esse pilar de toda empresa

A ética profissional é um fundamento para o crescimento da empresa e de um bom ambiente de trabalho. Aliada ao conhecimento técnico e à gestão empresarial, ela é imprescindível para a longevidade e a credibilidade do profissional. 

Porém, o que é a ética profissional? De modo resumido, é um conjunto de códigos que conduzem o profissional a atuar com respeito, verdade, coletividade e outros valores positivos no ambiente corporativo. Há princípios e valores mais gerais, mas cada empresa pode ter o próprio código de ética.

No ambiente de trabalho moderno, a ética no trabalho é essencial não só para conduzir o profissional, mas para prevenir problemas. Além disso, é importante divulgar as ações da empresa para ter mais igualdade, respeito e ética. A VR Benefícios te conta mais sobre o assunto!

Saiba mais sobre ética e moral

Quase sempre, a ética e a moral confundem-se e tornam-se sinônimos. Só para você ter uma ideia da proximidade de moral e ética, ambas derivam da palavra grega ethos, que indica modo de ser, caráter. Enquanto “ética” é semelhante a ethos, a palavra “moral” vem da tradução latina mos, que significa costumes. 

Contudo, para entender e aplicar a ética profissional no trabalho, é preciso conhecer as diferenças entre os dois conceitos. A ética estuda os princípios da ação humana. Já a moral busca normas que orientem os indivíduos no cotidiano. 

Em outras palavras, a ética é uma disciplina que reflete sobre os comportamentos e propõe perguntas como “o que é o bem?”. Já a moral tem aplicação mais prática, em como devemos agir em determinadas situações sociais. Um bom exemplo é a conduta profissional, que deve seguir códigos. 

A ética no ambiente de trabalho

Então, como esses conceitos são aplicados no ambiente corporativo? A ética profissional já começa pelo modo que encaramos o trabalho: com honestidade, respeito e empatia. Porém, há ainda inúmeros fatores que a caracterizam no local de trabalho. 

Primeiro, temos a ética de cada profissão especificamente. Toda ocupação possui um código de ética profissional que pauta as ações. Existe até uma disciplina que a trata na profissão: a deontologia. Exemplos conhecidos são os códigos de ética Médica e Jornalística. 

Já a ética no ambiente de trabalho depende muito da relação das empresas e dos funcionários. Além da ética que o profissional traz consigo, as empresas possuem um código direcionado às necessidades e aos valores. Dessa forma, os trabalhadores são direcionados aos mesmo fatores.

Muitos dos princípios da ética profissional não são escritos. Isto é, são boas práticas e costumes que não estão nos códigos oficiais da profissão e da empresa, mas são essenciais para uma boa convivência.

mulher olhando para monitor de computador pensando sobre a ética profissional

Princípios da ética no trabalho

Agora que você já conhece as ideias desse conceito no ambiente corporativo, citaremos exemplos de ética profissional na prática. Os princípios que listamos oferecem uma boa noção para entender como ela atua no trabalho.

Respeito

O respeito deve direcionar toda relação no trabalho, tratando o outro com igualdade e atenção, seja trabalhador, seja cliente. É importante ser educado e saber o limite do próximo para o bem-estar no ambiente corporativo.

Honestidade

A honestidade é fundamental para o funcionamento do trabalho. Agir de maneira antiética para obter recursos e cargos prejudica todo o ambiente da empresa. Para uma companhia ser saudável, é necessário que todos sejam sinceros uns com os outros. 

Integridade

Tenha sempre os códigos da profissão na cabeça antes de qualquer ação. Ou seja, resista ao caminho mais curto ou de benefícios pessoais caso seja antiético. Em todo trabalho, há muitas tentações para agir contra o bem-estar geral, mas é preciso manter-se íntegro.

Cooperação

Você e seus companheiros de trabalho não são rivais, mas trabalhadores em busca dos mesmos objetivos. Considerar as ideias e os comentários dos outros ajuda o crescimento da empresa. Outra virtude é ser solidário com as dúvidas e os pedidos dos colegas de trabalho.

Comunicação

Ter uma boa comunicação com a equipe é primordial para a ética profissional. É importante saber das qualidades e das virtudes dos companheiros para ter uma boa relação de trabalho. Também é ótimo oferecer feedbacks e indicações de boa conduta, assim como saber ouvir.

Transparência e confidencialidade

No ambiente de trabalho, há situações que envolvem transparência e confidencialidade. Todos precisam ser transparentes com a equipe sobre as tarefas e os métodos utilizados. Porém, o sigilo é necessário para determinar o que deve ser público ou mantido na empresa.

A VR Benefícios preza pela ética profissional

A VR Benefícios faz parte da vida do trabalhador e sabe o quão importante é a ética no ambiente de trabalho. Além do Vale-Refeição e do Vale-Alimentação, que todo mundo conhece, temos à disposição um vasto material em nosso blog sobre boas práticas no trabalho.

Ensinamos como fazer uma pesquisa de clima organizacional, por exemplo! Só assim é possível entender de verdade a opinião dos trabalhadores em relação à empresa, saber o que funciona e o que pode ser melhorado no ambiente de trabalho. Fique de olho na VR Benefícios para conhecer boas práticas corporativas.

Receba o conteúdo em primeira mão: