btn
profissionais reunidos fazendo o clima organizacional da empresa
profissionais reunidos fazendo o clima organizacional da empresa
fade

Veja como fazer uma pesquisa de clima organizacional e confira dicas

Para ter um ambiente de trabalho agradável, é fundamental cultivar um bom clima organizacional. Com isso, é possível ter um bom funcionamento, cumprimento de objetivos e progresso da empresa, sem contar no aumento da satisfação dos funcionários.

Ter um ambiente organizacional adequado e organizado ajuda a reter talentos, cuidando dos colaboradores, assim como oferecendo um lugar saudável e adequado para trabalhar. Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, continue lendo para conferir as dicas que o blog VR separou para auxiliar nessa tarefa.

Pesquisa de clima organizacional: saiba a importância dela para a sua empresa

O clima organizacional é formado pela opinião dos colaboradores em relação a algumas questões sobre o local de trabalho. Assim, eles reagem de determinadas maneiras, podendo ter um impacto positivo ou negativo na produtividade da empresa.

Para obter esses resultados, é necessário realizar uma pesquisa de clima organizacional, com algumas perguntas relacionadas ao ambiente de trabalho. O setor de Recursos Humanos e os líderes das equipes devem sempre ficar atentos aos pontos negativos, já que esses fatores podem impactar diretamente o crescimento dos trabalhadores na instituição.

Por meio dessa pesquisa de clima, os funcionários apresentam os pontos positivos e aqueles que podem ser melhorados na empresa. Tendo esses dados em mãos, o RH traça um plano para aprimorar todos esses fatores, demonstrando que se importa e se preocupa com a saúde dos colaboradores.

Então, como devo fazer uma pesquisa de clima organizacional?

As dinâmicas da pesquisa do clima organizacional devem ser ligadas aos valores da empresa. Isso porque o negócio é composto por funcionários com estilos de vida e personalidades diferentes. Dessa maneira, fica mais fácil traçar e estabelecer as metas da instituição.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Apesar de serem diferentes, a cultura e o clima organizacional estão interligados, já que ambos são fundamentais para o crescimento de qualquer negócio. Por isso, para ter um ambiente de trabalho adequado para os colaboradores, é necessário a ajuda de todos, não somente do RH.

O que devo considerar na pesquisa?

Para realizar a pesquisa de clima, é necessário analisar e compreender o sentimento dos trabalhadores, medindo a satisfação deles. O objetivo é aproximar e melhorar a relação entre eles e a empresa, pedindo opiniões e sugestões, além de entender o motivo deles se sentirem de determinada forma. Veja alguns exemplos de perguntas.

  • O que faz você se sentir motivado ou desmotivado?
  • A empresa está sendo um bom lugar para trabalhar?
  • Os heads, os líderes e os CEOs são acessíveis?
  • Você se vê trabalhando na empresa por quanto tempo?
  • O que poderia ser melhorado? Ex.: benefícios, cursos, palestras, entre outros.

Qual é a frequência ideal para realizar a pesquisa?

A frequência para fazer a pesquisa de satisfação dos funcionários fica a critério da instituição. Ela pode ser realizada mensalmente, duas vezes ao ano ou apenas uma vez por ano. Para isso, o RH deve ter um planejamento para traçar um plano de ação e focar nos pontos das perguntas realizadas.

Vantagens de ter um bom clima organizacional na empresa

profissionais reunidos para fazer uma pesquisa de clima organizacional

Ao investir no clima organizacional, você tem um feedback dos colaboradores sobre as dores e os pontos positivos da instituição. Sendo assim, eles se sentem ouvidos, acolhidos e importantes, fazendo com que o rendimento, o engajamento, a motivação e muitas outras questões melhorem.

Os benefícios e as vantagens dessa pesquisa são importantes para ambas as partes, já que é possível cuidar da saúde física e mental de todos os colaboradores. As pessoas que trabalham em ambientes saudáveis são mais felizes e oferecem melhores resultados para as empresas.

Conte com a VR Benefícios para compor um ambiente de trabalho saudável


Você já conhece as vantagens de contar com a VR Benefícios como parceira da sua empresa? Além de excelência no atendimento, oferecemos diversos produtos e mais praticidade para realizar as tarefas da rotina. Com soluções inovadoras, ajudamos a cuidar da empresa e dos funcionários.

Com os produtos VR Alimentação, VR Refeição, Vale-Cultura, Boas Festas, entre muitos outros, é possível oferecer o que há de melhor aos colaboradores, cuidando da saúde e da alimentação, proporcionando um ambiente de trabalho mais saudável. Os pedidos podem ser feitos on-line ou pelo telefone, com facilidade e segurança.

Com a VR Benefícios, você tem tudo o que precisa em um único lugar

Nosso foco é atendê-lo da melhor forma possível, auxiliando a rotina da empresa e facilitando os processos. Por isso, no portal da VR, além de realizar os pedidos dos créditos dos produtos, você faz agendamentos, consulta relatórios e muito mais.

Conte com a isenção de encargos sociais sobre o valor do benefício concedido nos produtos PAT, gerando mais economia para a sua empresa. Além disso, aproveite demais benefícios, como desconto em farmácias, Total Pass, VR Nutrição e muito mais.

Você encontra todas essas vantagens em um único lugar. Com isso, é possível oferecer mais qualidade de vida e um ambiente agradável aos funcionários. Com os nossos serviços, a sua pesquisa de clima organizacional será muito mais positiva. Venha saber mais.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!