Você já percebeu que as mudanças no comportamento do consumidor estão cada vez mais dinâmicas e com novas exigências, não é? Entre as demandas do público para as empresas estão a agilidade, a criatividade e, é claro, o preço baixo. Mas você sabia que todas esses fatores são impactados pelo que o mercado chama de experiência do cliente?

O Marketing de Experiência se transformou em uma das principais ferramentas das empresas para alcançar bons resultados. Com ela, acredita-se que é possível transformar positivamente o relacionamento entre fornecedores e clientes.

Quer saber mais? Então, continue lendo este post e conheça as vantagens que ela pode trazer para o seu estabelecimento.

Afinal, o que é experiência do cliente?

A estratégia que envolve a experiência do cliente tem como objetivo trazer o dinamismo e a intensidade das sensações para todas as etapas de compra. Ela está presente desde o momento de boas-vindas do funcionário ao consumidor até o momento de pós-venda, sendo aplicada em campanhas digitais, produção de vídeos e no relacionamento cotidiano.

O sucesso da técnica está em conseguir anteceder as necessidades e decisões do seu público. Assim, é possível propiciar a experiência mais completa e diminuir o espaço da concorrência, pois oferecer boas experiências ao cliente faz com que mais pessoas se sintam atraídas pelo serviço, valorizando a marca e impulsionando as vendas.

A empresa IFood é um bom exemplo de negócio que valoriza essas características. Por meio do site e aplicativo, os desenvolvedores simplificam o processo de escolha do consumidor, que tem à disposição diversos cardápios, além da opção de realizar o pagamento de forma simples. A empresa leva em conta que é preciso simplificar a vida do consumidor, oferecendo agilidade e praticidade no serviço.

6 passos para aprimorar a experiência do cliente

Além de conseguir prever necessidades e gerar conteúdo de qualidade, a área de experiência do cliente também colabora para a continuidade do consumo, ou seja, a fidelização. Isto acontece porque a técnica trabalha a sensação de melhorias na qualidade de vida do seu público ou, pelo menos, garante que será um estímulo para boas lembranças — como uma comida saborosa e um ótimo atendimento.

Para ter sucesso e se adaptar às novas abordagens, é preciso estar atento aos detalhes, já que realizar a venda se tornou apenas uma parte do processo entre empresa e cliente.

Se você pretende colocar essa ideia em prática, separamos 6 dicas que vão aprimorar e diferenciar a experiência do cliente com a sua empresa. Confira!

1. Ofereça vantagens

Todo cliente gosta de sair ganhando, seja um pequeno desconto ou uma cortesia, como um suco grátis. Oferecer promoções em datas especiais ou mesmo um programa de descontos a clientes fiéis pode ser uma boa tática para manter a marca consolidada no mercado.

No momento de elaborar sua ação, liste todas as promoções possíveis de serem realizadas no local e dê atenção àquelas com maior potencial de despertar a atenção pela experiência positiva.

2. Tenha um sistema de atendimento personalizado

Um bom serviço de pós-venda é um dos fatores que mais influenciam na construção de credibilidade de uma marca. Para conquistar a confiança do cliente é preciso construir, em torno da marca, a certeza de que ele não será abandonado depois de realizar a compra.

Valorize os feedbacks e canais de comunicação diretos. Com essas informações reunidas, será possível captar pontos que podem ser aprimorados e tornar o produto cada vez mais completo, colaborando para a sensação de valorização do cliente.

Um contato mais próximo com o consumidor e uma equipe de funcionários preparada também ajuda a aumentar a resolutividade de problemas, já que demonstrar agilidade e eficácia na solução de contratempos coloca em alta a credibilidade da empresa.

3. Aposte em diferentes ferramentas de atração

Tenha em mente que, ao procurar por um serviço no mercado de alimentação, as pessoas levam em conta fatores sensoriais além do paladar. Pensando nisso, é importante construir uma comunicação que seja clara, objetiva e, sobretudo, útil.

Disponibilizar detalhes sobre o valor nutricional da refeição, composição dos produtos ou até compartilhar conteúdos que podem ser proveitosos para os clientes nas redes sociais, como dicas e truques, transforma sua marca em autoridade no assunto e atrai cada vez mais audiência.

Quanto ao conteúdo, vale diversificar o material e apostar em atividades sensoriais, uma vez que os assuntos tratados de forma lúdica têm maiores chances de estabelecer uma conexão mais profunda com os clientes em relação ao seu negócio.

Exemplo disso é a degustação, seja de uma iguaria ou de uma comida típica de alguma região. Outra possibilidade é apostar no visual do ambiente, com combinação de cores e sons, ou considerar espaços pet friendly e reservados para a recreação das crianças. O importante é conquistar o cliente por meio de experiências positivas.

4. Utilize a tecnologia a seu favor

Além das técnicas usadas para produção de campanhas atrativas, a tecnologia também é extremamente útil nos trabalhos tradicionais e rotineiros de um estabelecimento do ramo de alimentação, que vão desde as mudanças no processo de fabricação ao armazenamento de produtos, passando pela formação dos colaboradores.

5. Tenha campanhas segmentadas

O fato de existirem várias opções de empresas no mercado ofertando um mesmo tipo de produto vai além da questão de expansão do mercado. Ele também mostra a diversificação de públicos de uma marca.

Por isso, na hora de construir o cardápio e definir as opções de alimentação, pense nos variados tipos de pessoas que o estabelecimento pode atrair, além de ficar de olho nas tendências gastronômicas.

A empresa precisa ter em mente que seus consumidores possuem características diferenciadas, que vão desde as faixas etárias até particularidades específicas, como estilos, afinidades e preocupações.

Mais do que conquistar novos clientes, é preciso conhecer a fundo as necessidades atuais, tentar colocar suas preferências em perspectiva e oferecer conforto e comodidade no acesso ao serviço.

6. Não se esqueça do básico

Adotar novas técnicas de atração e fidelização é essencial para que o negócio se mantenha competitivo no mercado, mas é preciso não se descuidar dos fatores tradicionais que tornam o atendimento um sucesso, como a agilidade e a simpatia.

Se você quer evitar que isso aconteça, reforce as técnicas básicas, como nunca deixar o cliente esperando por muito tempo, ter sempre uma mensagem de boas-vindas na chegada e garantir um atendimento gentil e prestativo durante todo o tempo. Mantenha em mente que o cliente retorna aos estabelecimentos em que se sente bem tratado e especial.

Após analisar esses aspectos da experiência do cliente, é possível perceber como as mudanças no comportamento do consumidor influenciam na visibilidade do estabelecimento e, consequentemente, em seus lucros, demandando serviços ágeis, criativos e competitivos.

Está se sentindo confiante e inspirado a implantar algumas dessas mudanças? Então, para colocar o plano em prática, que tal entender um pouco mais sobre a fidelização de clientes?