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Gestão de ponto: como otimizar em 80% as tratativas da sua equipe?

Sua equipe de RH ainda quebra a cabeça para fazer a gestão de ponto? Muitas empresas, especialmente aquelas com grande número de colaboradores, costumam receber um alto volume de solicitações de ajuste. E se não houver agilidade e eficiência para resolvê-las, a gestão de ponto pode ficar comprometida.

A boa notícia é que a Pontomais pode ajudar seu time nessa missão! Nosso assistente virtual é capaz de reduzir a necessidade de tratativas de ponto em até 80% por meio de aprovações automáticas das solicitações. Continue a leitura e saiba como transformar sua gestão de ponto com muito mais eficácia!

Como evitar problemas com tratativas de ponto?

Seja por atraso, esquecimento, abono ou diversos outros motivos, muitos colaboradores acabam solicitando ajuste de ponto com frequência. Para evitar problemas e garantir que funcionários e gestores estejam alinhados, é preciso definir alguns cuidados no que tange a tratativa de ponto.

Veja o que você pode fazer!

Defina uma política clara

Estabeleça uma política clara sobre ajustes de ponto, especificando quais situações justificam ajustes, os prazos para solicitação e o processo de aprovação. Ao definir uma política, fica mais fácil ter mais sinergia entre todo o time e evitar possíveis desentendimentos ou solicitações inadequadas. É importante assegurar que todos os colaboradores conheçam a política e saibam como solicitar ajustes.

Tenha conhecimento da legislação

A gestão de ponto sempre deve ser baseada na legislação trabalhista vigente. Portanto, mantenha seu time atualizado sobre as leis e garanta que todas as práticas de ajuste de ponto estejam em conformidade com as normas aplicáveis. Caso julgue necessário, pode ser interessante consultar o departamento jurídico da empresa ou um especialista em legislação trabalhista para assegurar que os procedimentos de ajuste de ponto não violem nenhuma lei.

Assistente virtual: a solução definitiva para a gestão de ponto

As tratativas de ponto da sua empresa podem ficar muito mais ágeis e eficazes quando você conta com uma ferramenta eletrônica para realizar todo o processo. E se essa ferramenta for o Assistente Virtual do Sistema Pontomais, você pode otimizar em até 80% as tratativas da sua equipe.

O Assistente Virtual é uma extensão que oferece aprovação automática de solicitações de ajuste de ponto. Por meio de regras pré-estabelecidas, a ferramenta torna o processo muito mais prático e assertivo, sem a necessidade constante de aprovações dos gestores. A análise dos gestores torna-se necessária apenas nos casos em que as solicitações não se enquadram nas regras determinadas. 

Conheça os principais benefícios que a solução oferece:

Personalização

O Assistente Virtual permite personalizar as regras do sistema de ponto para atender às necessidades específicas de diferentes equipes ou departamentos dentro da sua empresa. Ou seja, cada time pode ter horários, demandas de trabalho e políticas únicas pré-determinadas dentro do sistema. 

Transparência

Não é porque os processos são automáticos que você precisa perder o controle sobre as tratativas de ponto. O Assistente Virtual reduz o volume de solicitações, mas garante total transparência e visibilidade no processo, permitindo que colaboradores e gestores tenham entendimento claro sobre as horas trabalhadas e as políticas aplicáveis.

Segurança

O controle manual das tratativas de ponto está sujeito a erros e falhas humanas. Para evitar que isso aconteça, a segurança proporcionada pelo Assistente Virtual visa eliminar inconsistências e erros no fechamento, garantindo que os dados sejam precisos e confiáveis para o processamento da folha de pagamento e conformidade legal.

Praticidade

As regras criadas dentro do Assistente Virtual automatizam diversos processos de controle de ponto. Essa praticidade elimina grande parte do trabalho manual no gerenciamento de ponto e permite que os gestores só intervenham em situações pontuais e excepcionais. O resultado é uma redução significativa no acúmulo de solicitações pendentes e um ganho de tempo extraordinário.

Como o Assistente Virtual funciona na prática?

O Assistente Virtual do sistema Pontomais é bastante intuitivo, prático e com flexibilidade de funcionalidades e operações para se adaptar às necessidades da sua empresa. Com um processo bem simples e rápido, você define aprovações automáticas das solicitações de ajuste de ponto.

Confira o vídeo abaixo para entender melhor como funciona!

Ok, mas você deve estar se perguntando quais são os resultados na prática? Vamos lá! Antes de implementar o Assistente Virtual, uma empresa que não usava a nossa ferramenta acumulava facilmente 600 ocorrências de ponto. Após o tratamento dos gestores, ainda restavam em torno de 300 inconsistências para sinalizar caso a caso.

Atualmente, com o uso do Assistente Virtual, mesmo antes de comunicar a gestão, somam pouco mais de 100 casos de pendências. Ou seja, houve uma redução de cerca de 80% nas tratativas de ponto

E você, deseja otimizar sua gestão de ponto e automatizar as tratativas dos seus colaboradores? Pare de perder tempo, conheça melhor nosso Assistente Virtual e garanta muito mais agilidade e eficiência para a gestão de pessoas.

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