Conhecidos também pelas iniciais KPIs (do inglês, Key Performance Indicators), os indicadores de desempenho revelam se a empresa e seus colaboradores estão no caminho certo ou se precisam rever estratégias para alcançar o sucesso nos negócios. Com ajuda dos KPIs, por exemplo, é possível mapear se um produto recém-lançado alcançou as projeções de venda esperadas.
Os indicadores de desempenho fornecem métricas que ajudam a avaliar como a empresa está em relação a seus objetivos. Para isso, fornecem métricas tangíveis, que podem ser quantificadas. Esses indicadores de desempenho contribuem para alinhar as estratégias da organização, ajudando a direcionar o foco, especialmente das áreas e negócios que têm mais impacto nos objetivos gerais.
Sem dúvida, um dos grandes diferenciais dos indicadores de desempenho é o fato de fornecerem todas as informações necessárias para que o gestor tome decisões mais acertadas para corrigir os rumos da empresa ou do negócio. Mas são decisões calcadas em fatos e números e não mais na intuição ou no que o gestor acredita ser mais correto.
Ao fornecerem dados reais, os indicadores de desempenho também deixam bem claro que áreas ou negócios precisam ser melhorados. Assim, ajustes podem ser implementados para que a empresa alcance os resultados planejados. Veja neste conteúdo.
Sumário
- O que é um indicador de desempenho?
- Indicadores de desempenho: 8 exemplos
- Conheça os indicadores de desempenho individual para o RH
O que é um indicador de desempenho?
Como visto, o indicador de desempenho é um aliado para as empresas planejarem suas estratégias de crescimento e medi-las. Artigo publicado na ScienceDirect (plataforma da editora Elsevier para acesso a revistas científicas e estudos), de 2016, já destacava que os “indicadores-chave de desempenho (KPI) permitem recolher conhecimentos e explorar a melhor forma de atingir os objetivos da organização”.
O indicador de desempenho surgiu por volta dos anos 1990 em um momento de transição da economia e quando a tecnologia se tornava mais acessível. Por isso, a necessidade de desenvolver métricas para mensurar os resultados obtidos.
Logo, os indicadores de desempenho se transformaram em uma ferramenta também para o setor de logística, que percebeu a importância dessa métrica para garantir a qualidade, as vendas e a saúde financeira da empresa.
Mas para ser realmente eficaz,é importante que o indicador de desempenho:
- Trace objetivos claros – escolha KPIs claras e totalmente alinhadas com as metas das empresas;
- Avalie a relevância – os indicadores devem realmente ser relevantes e refletir os objetivos das áreas ou da empresa para que possam ser mensurados;
- Metas devem ser realistas – não adianta estabelecer metas mirabolantes. As metas devem ser claras e factíveis – tanto as das empresa quanto dos colaboradores;
- Reveja as metas e indicadores – regularmente, reavalie os indicadores e as métricas. Lembre-se que cenários mudam, assim como as variáveis, mas é possível cumprir metas e objetivos.
- Dados devem ser atualizados – já se falou muito que os dados são o novo petróleo, devido à sua importância. Portanto, quanto mais atualizados, melhor para os resultados da empresa.
Indicadores de desempenho: 8 exemplos
Como visto, um indicador de desempenho (KPI) vai além de avaliar as métricas de uma organização. Pode mostrar de que forma uma equipe, setor ou mesmo um processo estão em relação às metas e objetivos traçados. É que o indicador de desempenho ajuda a avaliar o progresso e identificar o que precisa melhorar.
O indicador de desempenho pode variar, mas em geral faz medições nas seguintes áreas:
- Lucratividade – mede o lucro, a receita, as margens, o ROI (retorno sobre o investimento), por exemplo, além da produtividade;
- Produtividade – avalia se a empresa está cumprindo as metas propostas. Por meio da análise da produtividade, é possível identificar a adesão dos colaboradores ao planejamento da empresa.
- Qualidade – esse indicador revela se há algum problema no processo, pois se há problemas na qualidade final significa que uma etapa do processo precisa ser revista;
- Estratégia – avalia se o planejamento da empresa está correto e se está alcançando os resultados esperados.
- Satisfação do Cliente – avalia a taxa de retenção de clientes, fidelização, tempo de resposta deles a uma campanha ou produto;
- Crescimento das vendas – mede os negócios efetivamente fechados, a taxa de conversão e de sucesso;
- Recursos Humanos – mapeia o turnover de funcionários, a produtividade, a satisfação dos colaboradores, e o clima organizacional, entre outros;
- Marketing – checa padrões, a taxa de retrabalho, de conversão, custo de campanhas e de retorno sobre as ações de marketing.
Essas áreas podem fornecer informações importantes para que a empresa corrija sua rota de negócios ou faça ajustes. Portanto, suprem o gestor de insights que ajudam a fazer os ajustes necessários para gerir melhor o negócio
Conheça os indicadores de desempenho individual para o RH
Quer realmente conhecer uma empresa e mapear seus resultados? Veja a forma como ela avalia seus colaboradores e como mensura seus resultados. É que as ações dos funcionários têm impacto direto nos resultados dos setores e, consequentemente, nos da empresa.
Por isso, a área de RH é considerada estratégica e possui indicadores próprios para mensurar a satisfação e o empenho da equipe por um projeto ou objetivo.
Além de mensurar os resultados dos colaboradores, os indicadores de RH ajudam a mapear o clima organizacional, que serve de termômetro para saber se há pontos de atenção que estejam interferindo na saúde dos trabalhadores e no sucesso da empresa. Os 5 principais são:
- ROI sobre treinamentos: é essencial avaliar com frequência como está o retorno sobre o investimento em treinamento e verificar se esse investimento está apostando nos treinamentos, cursos e pessoas certas. Fazer a avaliação de desempenho da equipe ajuda a corrigir essas estratégias também;
- Taxa de reclamações trabalhistas: uma gestão de pessoas realmente eficiente dificilmente acumula reclamações e processos trabalhistas. Portanto, quando esse tipo de reclamação aumenta é um sinal importante de que políticas precisam ser revistas internamente.
- Custo dos benefícios – os benefícios oferecidos pela empresa estão compatíveis com o mercado? Têm atraído os talentos certos? O indicador nessa área ajuda a mapear a vantagem competitiva da empresa.
- Taxa de turnover – foi-se o tempo em que o colaborador se mantinha fiel a uma empresa por medo de não conseguir oportunidade melhor. Portanto, quando essa taxa é muito alta é importante rever não apenas as políticas de atração e retenção como avaliar a postura dos gestores em relação aos colaboradores.
- Peso da folha de pagamento – é importante oferecer salários compatíveis com o mercado, mas esse salário precisa ser compatível com a realidade do mercado e com o orçamento da empresa para não criar distorções e elevar os gastos com a área.
Como foi visto, os indicadores de desempenho conseguem fornecer um bom raio-x da empresa, de suas áreas e do negócio como um todo. Dessa forma, é possível corrigir o que precisa ser revisto para que a empresa cumpra seu planejamento. Este tipo de conteúdo auxilia você a entender rotinas da sua empresa ou do seu negócio? Se ajuda, confira mais temas importantes no blog da VR.