PRA SUA EMPRESA        ESTABELECIMENTO        PRA VOCÊ        VENDA VR        SITE VR        CONTRATE

profissionais analisando dados para fazer avaliação de desempenho na empresa
profissionais analisando dados para fazer avaliação de desempenho na empresa
fade

O que é avaliação de desempenho? Quais são os benefícios?

Existem inúmeras formas de melhorar a performance dos trabalhadores de uma empresa. Uma delas é a avaliação de desempenho, que analisa os acertos e os erros cometidos durante um período determinado de trabalho. 

A avaliação de desempenho é essencial não só para o trabalhador, como também para a empresa. É uma excelente estratégia de gestão de pessoas, auxiliando os colaboradores a melhorarem o desempenho e elevarem os resultados da equipe. 

Como funciona a avaliação de desempenho?

Feita pelo departamento de Recursos Humanos (RH), a avaliação de desempenho examina a performance de um colaborador ou de uma equipe inteira. Ela serve para analisar comportamento e competências em relação à cultura da empresa e aos resultados obtidos. 

A avaliação de desempenho é uma forma de autoconhecimento para a empresa e o trabalhador. Ela possibilita identificar quais são os pontos fortes e quais ainda precisam ser desenvolvidos. Para o RH, este processo é essencial, pois permite a avaliação dos métodos de seleção, evitando contratações equivocadas.

Ela acontece periodicamente, para examinar resultados e o crescimento das habilidades dos colaboradores. Assim, planos mais elaborados podem ser feitos para cada profissional atingir o próprio objetivo. Além disso, é uma excelente ferramenta para determinar promoções. 

Principais objetivos da avaliação de desempenho

Que tal pontuarmos melhor os principais objetivos da avaliação de desempenho nas organizações

  • Identificação de pontos fortes e melhorias dos colaboradores;
  • Avaliação de dados para as tomadas de decisão;
  • Elaboração de estratégias de desenvolvimento;
  • Melhorias no desempenho e na organização da empresa.

Apesar de a avaliação de desempenho ter alguns objetivos principais, ela vai muito além deles. Ela proporciona a possibilidade de autoavaliação e de uma visão estratégica sobre o desempenho dos colaboradores e da própria empresa. Dessa forma, fica muito mais simples desenvolver uma estratégia certeira para melhorias.

Outro objetivo da avaliação de desempenho por competências é a organização de dados e do histórico de informações para o RH. Com ela, o departamento tem mais facilidade na hora de avaliar o perfil profissional de cada colaborador, melhorando a tomada de decisões. 

Tipos de avaliação de desempenho

Existem diversos tipos de avaliação de desempenho. Veja quais são eles para identificar o melhor para a sua empresa.

  • Autoavaliação: feita pelo próprio colaborador;
  • Avaliação 90º: realizada pelo superior hierárquico e pelo colaborador;
  • Avaliação 180º: elaborada pelo superior hierárquico e pelos pares;
  • Avaliação 270º: feita pelo superior hierárquico, pelos pares e pelo time;
  • Avaliação 360º: realizada por superior hierárquico, pares, time e colaborador;
  • Avaliação 570º: elaborada por superior hierárquico, pares, clientes, time e colaborador.
blocos com estrelinhas representando a avaliação de desempenho sob mesa amarela

Como desenvolver a avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho precisa ser desenvolvida não só pelo RH, como também pelos gestores e diretores da empresa. Isso facilita um consenso sobre quais objetivos precisam ser alcançados e quais pontos avaliados ajudam a completar as principais metas. 

1. Competências e metas

O primeiro passo para desenvolver uma avaliação de desempenho individual ou em grupo é estabelecer competências e metas. As competências, por exemplo, estão relacionadas a conhecimentos, comportamentos e habilidades que influenciam diretamente a realização eficiente das tarefas.

Estes pontos podem ser avaliados por qualidade do trabalho, relacionamento com o cliente, relacionamento interno, projetos desenvolvidos, cursos, treinamentos e muito mais. O mesmo vale para as competências técnicas, como as habilidades em usos de softwares, etc.

Já as metas são bastante conhecidas no mundo corporativo. Isso porque há sempre valores e resultados que precisam ser entregues ou ultrapassados ao fim de um período determinado. Porém, estabelecer os objetivos a serem alcançados e avaliar se estão sempre cumpridos exige planejamento. 

2. Questionários

Os questionários ajudam os gestores a terem uma estrutura padronizada de quais avaliações devem ser feitas. Eles podem ser enviados diretamente para o colaborador ou realizados em entrevistas particulares com cada um deles. Esta é uma forma direta de obter informações do ponto de vista do próprio avaliado.

As perguntas precisam estar alinhadas com os objetivos, a missão e os valores da empresa. Tente trazer perguntas abertas e fechadas, dando margem para respostas mais diretas, quando for necessário, e mais reflexivas, para avaliar habilidades a longo prazo.

3. Pontos de melhoria

O principal objetivo da avaliação de desempenho é trazer melhorias para os resultados da empresa e do colaborador. Por isso, é importante identificar quais pontos devem ser melhorados e quais estão proporcionando excelentes frutos para o desenvolvimento profissional do avaliado.

A avaliação de desempenho não deve fazer o colaborador se sentir acuado ou criticado, mas sim ver o próprio crescimento profissional e o que ainda pode ser melhorado em nome dos resultados da empresa. Assim, é importante que ele saia da avaliação sempre motivado.

Blog da VR Benefícios: tudo sobre o mercado de trabalho!

Assim como as dicas relacionadas à avaliação de desempenho, o blog da VR Benefícios é recheado com artigos que ajudam no desenvolvimento da sua empresa. Saiba mais sobre processos seletivos, inserção de benefícios, comunicação interna e muito mais.

Que tal aproveitar para incentivar os trabalhadores? A avaliação de desempenho já é um ótimo ponto de partida, assim como a disponibilização de benefícios que mantêm um excelente ambiente de trabalho. Saiba mais sobre o Vale-Refeição e o Vale-Alimentação, e não deixe de adotá-los na sua empresa! 

Receba o conteúdo em primeira mão: