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7 tendências da gestão de pessoas
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7 tendências da gestão de pessoas

É importante entender primeiro o que é a gestão de pessoas. Trata-se de um conjunto de técnicas de Recursos Humanos usadas no aperfeiçoamento dos colaboradores das empresas, capacitando-os para as suas funções.

Embora sofram variações ao longo dos anos, a partir de novidades de Recursos Humanos que surgem, algumas tendências da gestão de pessoas sobrevivem, como a preocupação com o bem-estar e mobilidade interna, entre outras. 

A seguir, você vai conhecer cada uma das cinco mais modernas tendências globais da gestão de pessoas. Confira neste conteúdo.

Sumário

  • O que é a gestão de pessoas?
  • Entenda a relação entre liderança e gestão de pessoas
  • 5 pilares da gestão estratégica de pessoas
  • Conheça as ferramentas para gestão de pessoas

O que é a gestão de pessoas?

O avanço da tecnologia e da inteligência artificial tem impacto não apenas na estrutura organizacional das empresas, mas também na  forma como lidam com a gestão de pessoas. Isso tem ocasionado mudanças profundas também nas funções, carreiras e, especialmente nas relações profissionais. Conheça 7 tendências globais de gestão de pessoas: 

Valorização da equipe – antes, em geral, era o apenas o líder o valorizado na equipe. Agora, um bom líder estimula seus colaboradores a oferecerem o melhor de sua capacidade para um bom resultado. Seu papel hoje é mais transparente e focado em dar feedback para os colaboradores. 

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Diversidade e inclusão – não é possível valorizar equipes e pessoas sem dar voz a todos os representantes de gêneros, etnias etc. Essa tem sido uma prioridade entre as empresas que querem estimular a criação de ambientes mais representativos e igualitários.

Gestão do tempo – para isso, os líderes contam com programas específicos para gerir o tempo, liderar melhor e avaliar a produtividade. 

Flexibilidade – a pandemia acelerou o desejo de mudança em muitos colaboradores. Além disso, as pessoas querem um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Por isso, a valorização dos sistemas de trabalho híbrido ou totalmente online.

Saúde mental – mais uma vez, a pandemia fez as pessoas pensarem e exigirem um equilíbrio maior entre trabalho e vida pessoal para cuidar especialmente da sua saúde mental. As empresas consideram cada vez mais a importância de ter colaboradores satisfeitos e engajados do que afastados por doenças como o burnout

Tecnologia de dados – ferramentas como análise de dados e uso de inteligência artificial estão fazendo com que as empresas capacitem seus colaboradores a usar essas tecnologias para melhor desempenho de funções.

Atração de talentos – as empresas estão cada vez mais focadas em atrair talentos. Portanto, divulgam sua cultura, valores e benefícios, entre outros atrativos, como diferenciais para se destacar no mercado. 

Essas são as principais tendências observadas nos últimos anos. Mas vale a ressalva: os gestores de RH precisam ficar atentos aos cenários do mercado de trabalho para se adaptarem às mudanças frequentes.

7 tendências da gestão de pessoas

 Entenda a relação entre liderança e gestão de pessoas

Como vimos, o papel do líder antigo – aquele que mandava, esperando apenas que as pessoas seguissem suas ordens sem questionar – caiu em desuso há muito tempo. 

Hoje, os colaboradores querem ouvir e ser ouvidos para que possam oferecer suas habilidades e ideias para ajudar a alcançar metas e resultados. 

Um líder inteligente sabe dar voz à equipe e avaliar o potencial de cada colaborador para direcioná-lo ao projeto em que será mais eficiente e produtivo. Portanto, entende que precisa do engajamento de todos para alcançar as metas propostas. 

Mas só consegue esse engajamento se respeitar as diferenças, liderar pelo exemplo e conquistar a confiança da equipe, entendendo que pessoas não são máquinas. 

Seus colaboradores vão entregar resultados, mas devem ser gerenciados de forma humanizada, considerando suas características técnicas e de comportamento.

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5 pilares da gestão estratégica de pessoas

Existem pelo menos cinco pilares da gestão estratégica de pessoas nos quais um líder deve basear sua gestão para conseguir os resultados esperados

  • Seja um exemplo – é cada vez mais importante liderar pelo exemplo. Bons líderes sabem a importância de motivar a equipe e de trabalhar junto com seus colaboradores para alcançar os resultados esperados. Pesquisa da Amcham revelou que 71% dos executivos reconhecem que precisam mudar o estilo de liderança e a pandemia teve importância fundamental nessa percepção.
  • Fale de forma clara – exponha suas ideias e projetos para a área de forma clara. Não superestime a capacidade de entendimento das pessoas. Seja coerente e assertivo ao falar e dê oportunidade para as pessoas se expressarem e esclarecerem suas dúvidas. E, claro, dê feedbacks frequentes.
  • Treine e capacite a equipe – ofereça treinamento para a sua equipe e estimule as pessoas a buscarem capacitação. Um bom profissional precisa estar atento às mudanças de sua área e à necessidade de aperfeiçoamento constante.
  • Estimule a cooperação – estimule a interação entre os membros da equipe, fazendo-os ver que a troca de experiências, visões e formações pode contribuir para um resultado melhor. Sem falar que isso une mais as pessoas.

Crie processos – toda área, por mais criativa que seja, precisa de algumas rotinas e processos de trabalho. Aliás, a falta de processos gera insegurança e ansiedade. Processos ajudam a identificar o que é mais eficiente, distribuir melhor os recursos (humanos e financeiros) e reduzir custos.

Conheça as ferramentas para gestão de pessoas

Administrar processos e pessoas nem sempre é uma tarefa fácil. Mas existem ferramentas que podem facilitar esse trabalho nas empresas. Conheça as 5 principais.

  1. Avalie o comportamento da equipe – trace o perfil comportamental da equipe. Existem métodos, usados em Recursos Humanos, que ajudam a identificar o comportamento das pessoas em um ambiente, aspectos da personalidade, as habilidades em um cenário real e até analisar os traços culturais.
  2.  Analise o desempenho – é importante para medir a produtividade e dar feedback às pessoas. A avaliação de desempenho pode ser aplicada com a periodicidade mais adequada à empresa (mensal, trimestral, semestral, anual). Com os indicadores em mãos, os gestores têm condições de mensurar resultados e propor treinamentos e até mudanças na estrutura.
  3. Capacite as pessoas – a contrapartida da cobrança por resultados deve ser a possibilidade de fazer treinamentos, cursos e workshops para que as pessoas desenvolvam novas competências e se mantenham atualizadas em suas áreas.
  4. Tenha um plano de cargos e salários – é muito importante a paridade de cargos e salários na empresa. O colaborador deve ter fácil acesso a essa política para saber o que deve fazer na sua área para conseguir uma promoção e até onde pode chegar na empresa. 
  5. Monitore o clima interno – através de questionários ou entrevistas pessoais, faça uma pesquisa de clima interno. Isso ajuda a entender como está a satisfação das equipes e seu engajamento. Assim, a alta liderança conhece os pontos fortes e fracos, além do que precisa fazer para melhorar o clima interno.

Como vimos, a gestão de pessoas exige que a área de Recursos Humanos atue de forma mais intensa, buscando ferramentas que ajudem a identificar talentos e valorizá-los.

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