Projeto apoiado pela VR promove a conscientização alimentar, incentivando o acesso à alimentação saudável de forma transversal
A VR apoia projetos e ações que promovem o bem-estar e o desenvolvimento comunitário. Utilizando leis de incentivo, a VR patrocina iniciativas significativas, monitorando-as de perto e oferecendo suporte contínuo. Conheça um pouco mais sobre uma dessas iniciativas: os Jardins Comestíveis.
O que são os Jardins Comestíveis?
Jardins Comestíveis é um programa da Associação Dia da Terra Brasil, que usa a land art com a permacultura para convidar o público a reconsiderar o conceito de espaço, arte e ecologia, promovendo a conscientização alimentar e capacitação de forma transversal.
Em 2022, o Parque Linear Guaratiba em Guaianases, São Paulo, foi o local escolhido para a primeira edição do programa. Na ocasião, a comunidade local colaborou para a implantação da obra de land art “Renda Guaianás”, criada pelo artista franco-tunisiano Jean Paul Ganem, em parceria com a permacultora Bia Goll.
A instalação utilizou 1.150 caixas com 8.400 mudas produzidas pela Horta Comunitária da Vila Nancy. Durante a execução, mais de 100 oficinas foram realizadas, beneficiando cerca de 2.000 moradores. Refeições foram disponibilizadas, promovendo a mobilização e união da comunidade.
Com a segunda edição realizada em 2024, o projeto Jardins Comestíveis expande o seu impacto social. Transformando-se em um viveiro escola de land art, o projeto contou com a participação contínua de Jean Paul Ganem, Bia Goll e do agroflorestor Iuri Timoner.
O objetivo é transformar uma área descampada em um jardim comestível, por meio de oficinas que promovem segurança alimentar, reconexão com a natureza, ensino de permacultura e geração de renda.
Principais objetivos do projeto Jardins Comestíveis:
- Democratizar o acesso à alimentação saudável;
- Gerar renda por meio da capacitação comunitária;
- Reforçar a conexão das pessoas com a natureza;
- Valorizar o conhecimento popular sobre plantas medicinais e promover a educação em saúde.
A abertura oficial do projeto ocorreu em 21 de abril de 2024, com um mutirão de plantio no Parque Linear Guaratiba, envolvendo voluntários da VR.
O projeto Jardins Comestíveis exemplifica a missão da VR de promover ações que beneficiem a comunidade e o meio ambiente. A criação de espaços verdes e autossustentáveis contribui para a saúde e bem-estar dos moradores, fortalecendo a coesão comunitária e a educação ambiental.
Jardins Comestíveis e seus impactos positivos
O projeto apoiado pela VR tem gerado um impacto significativo. Destacamos os principais resultados alcançados até o momento na conscientização alimentar e na capacitação de comunidades:
– 1.200 refeições servidas;
– 23 alunos cadastrados para o curso: 10 selecionados, 10 formados;
– 24 dias de aula;
– 96 horas de teoria;
– 96 horas de prática;
– 15 mil mudas plantadas;
– 25 espécies cultivadas, incluindo azedinha, peixinho, batata roxa, alface (mimosa e crespa), mitsubá, begônia, alho, nirá, entre outras.
Acompanhe a VR em nossas redes sociais! Por lá, você fica por dentro de tudo: @issoevr