Imprensa

Levantamento da VR aponta mais de 80 trabalhadores afastados diariamente por dengue em 2024

imprensa@vr.com.br
18.09.2024
2 min de leitura
Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos.

O aumento das abstenções de trabalhadores afetados pela dengue gera risco à operação de micro e pequenas empresas, que representam 90% da amostra e cuja ausência de um único trabalhador faz muita diferença

Em meio ao aumento de casos de dengue no Brasil, que contabiliza mais de 6 milhões desde janeiro e mais de 4 mil mortes pela doença, de acordo com o Ministério da Saúde, a VR, marca de soluções essenciais para facilitar o dia a dia do trabalhador, fez um levantamento que identificou que 13.590 trabalhadores apresentaram atestado médico para a doença, um total de 2.907 dias de afastamento entre janeiro e maio de 2024. Isso representa uma média de 86 trabalhadores afastados por dia. No recorte, apenas em Minas Gerais houve cerca de 2.194 casos de trabalhadores afastados, a maioria funcionários do setor de varejo, 18%.

A base de dados da VR analisada para esse levantamento contempla 28.328 empresas de todo o Brasil, sendo 90% delas micro e pequenas empresas, com a gestão do ponto de 1.192.780 trabalhadores brasileiros. Ainda segundo o levantamento, os setores mais impactados são: Construção e Imobiliárias (16%), Varejo (15%) e Indústria (10%). As curvas de incidência da doença na base VR também refletem a mensuração de casos feita pelo Governo, ambos demonstrando pico em abril, como mostra o gráfico abaixo. 

“A VR conta com uma ampla gama de soluções para serviços para o RH, unificando os serviços em uma plataforma única, o que simplifica a rotina de gestão de pessoas, principalmente para micro, pequenas e médias empresas”, afirma Priscila Abondanza, diretora executiva de Experiência do Cliente PJ. “Um único trabalhador ausente pode comprometer muito o resultado do pequeno negócio”, alerta Abondanza. Através do Super Portal do Empregador, é possível administrar ponto digital, gestão de turnos, jornadas e escalas, além do apoio do assistente virtual que reduz em 80% tratativas que dependeriam de interação humana. “Essas soluções contribuem para lidar com as adaptações e, principalmente, com os imprevistos que tempos de crises causam nas empresas. 

Controle de Ponto VR

Para apoiar o trabalhador afastado, a VR dispõe de serviços adicionais como descontos em medicamentos e produtos genéricos nas farmácias populares, além de serviços de pronto atendimento, aconselhamento e encaminhamento psicológico gratuito, inclusive para as famílias.  

Curtiu o conteúdo?
Preencha o formulário e facilite a sua vida com as soluções da VR em benefícios, gestão de pessoas, mobilidade e muito mais. Simule sem compromisso!
Qual produto VR você tem interesse em conhecer?