btn
pasta com estratégias de marketing de relacionamento em cima da mesa
pasta com estratégias de marketing de relacionamento em cima da mesa
fade

Marketing de relacionamento: o que é e como implementá-lo na empresa?

Você já deve ter ouvido falar sobre marketing de relacionamento, certo? Este termo é bastante utilizado por quem trabalha com vendas, mas também é comum em outras áreas. Então, não é de surpreender que ele seja tão conhecido, já que a importância dele é enorme.

Para uma empresa, principalmente envolvida em um ramo recheado de concorrentes, é essencial ter um bom relacionamento com os clientes. Afinal, com tantas opções no mercado, o que faz a clientela manter a parceria com o negócio? É nesse ponto que o marketing de relacionamento entra.

Afinal, o que é marketing de relacionamento? 

O marketing de relacionamento é um conjunto de ações que criam um bom relacionamento com o cliente. Em outras palavras, significa trabalhar a proximidade, a atenção e a disponibilidade para ajudar o público sempre que for preciso.

Vamos usar um exemplo clichê, mas bastante efetivo para explicar mais sobre esse conceito. Quem nunca ouviu o seguinte conselho: é melhor ter cinco clientes fiéis que dez clientes novos? Essa frase tem variações, mas o significado é o mesmo em todas.

Usando essa ideia como ponto de partida, se você tem dez clientes novos e não procura estratégias para manter um bom relacionamento com eles, no mês seguinte, eles procurarão outras empresas. Agora, se o seu negócio tem cinco clientes, mas trabalha o marketing de relacionamento, eles continuarão sendo parceiros por muito tempo.

Tendo esse exemplo em mente, o objetivo do marketing de fidelização é simples: fazer com que os clientes sempre voltem a te procurar. Algumas palavras-chave são essenciais para esse conceito, como proximidade, fidelidade e recorrência.

quatro pessoas sentada em circulo segurando imagens de diálogo sobre marketing de relacionamento

Como adotar o marketing de relacionamento na sua empresa?

O primeiro passo para adotar o marketing de fidelização é conhecer a sua audiência. Essa estratégia parece simples, mas envolve estudo de público, métricas e outros fatores que fazem o seu negócio entender com quem ele está falando e quem quer atingir.

Ouça o cliente

Desde o início, a empresa deve adotar uma das ações de marketing mais eficientes: ter um bom sistema de atendimento. Ele precisa cativar o cliente, fazendo-o não só se sentir visto, como também seguro. Dessa forma, a relação dele vai se estender para a venda.

Quantas vezes já não ouvimos relatos de clientes que ficaram horas tentando ser atendidos pela central? Evite este tipo de ocorrido: crie um canal de atendimento sempre disposto, atento e funcional. A dica é evitar burocracias e dialogar com o cliente.

Personalização

Outro ponto que deve ser evitado é a segmentação. Procure ter um relacionamento único com cada cliente, evitando com que ele se sinta “só mais um” para a empresa. Por exemplo, criar um e-mail marketing personalizado com o nome do destinatário já faz diferença e o aproxima ainda mais de você.

Evite guardar dados sobre idade, gênero, região e satisfação para si. Procure transformá-los em uma estratégia de relacionamento para ter um marketing sempre efetivo. Não dá para conversar com cada cliente individualmente, mas, usando esses dados, já é possível facilitar a conexão.

Uma das estratégias de marketing de relacionamento que valem a pena é usar as informações que você levantou para criar uma comunicação focada nas necessidades do seu cliente. Envie ofertas de produtos similares aos que ele já comprou, por exemplo.

Incentive o retorno

Um excelente marketing de relacionamento faz com que o cliente continue fiel a longo prazo. Por isso, já pensou em criar um programa de fidelidade? Ofereça benefícios ao cliente sempre que ele completar uma compra. Assim, ele vai continuar voltando e confiando na sua empresa para ações futuras.

Criar pesquisas de satisfação também é uma ótima maneira de mostrar que você está interessado em se manter em evolução. Sempre que uma compra for finalizada, envie um código para a pesquisa e disponibilize brindes caso as perguntas sejam respondidas. Mantenha o incentivo sempre em alta!

VR Benefícios: tudo o que a sua empresa precisa!

Gostou de saber mais sobre o marketing de relacionamento? Agora que você já está com várias ideias de implementações em mente, que tal aproveitar para adotar a VR Benefícios ao seu negócio? Entre os nossos produtos, você encontra o VR Refeição e o VR Alimentação.

Continue navegando pelo blog da VR e encontre outras dicas essenciais não só para um bom relacionamento externo, com o cliente, mas interno também, com a equipe de colaboradores.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!