PRA SUA EMPRESA        ESTABELECIMENTO        PRA VOCÊ        VENDA VR        SITE VR        CONTRATE

pasta com estratégias de marketing de relacionamento em cima da mesa
pasta com estratégias de marketing de relacionamento em cima da mesa
fade

Marketing de relacionamento: o que é e como implementá-lo na empresa?

Você já deve ter ouvido falar sobre marketing de relacionamento, certo? Este termo é bastante utilizado por quem trabalha com vendas, mas também é comum em outras áreas. Então, não é de surpreender que ele seja tão conhecido, já que a importância dele é enorme.

Para uma empresa, principalmente envolvida em um ramo recheado de concorrentes, é essencial ter um bom relacionamento com os clientes. Afinal, com tantas opções no mercado, o que faz a clientela manter a parceria com o negócio? É nesse ponto que o marketing de relacionamento entra.

Afinal, o que é marketing de relacionamento? 

O marketing de relacionamento é um conjunto de ações que criam um bom relacionamento com o cliente. Em outras palavras, significa trabalhar a proximidade, a atenção e a disponibilidade para ajudar o público sempre que for preciso.

Vamos usar um exemplo clichê, mas bastante efetivo para explicar mais sobre esse conceito. Quem nunca ouviu o seguinte conselho: é melhor ter cinco clientes fiéis que dez clientes novos? Essa frase tem variações, mas o significado é o mesmo em todas.

Usando essa ideia como ponto de partida, se você tem dez clientes novos e não procura estratégias para manter um bom relacionamento com eles, no mês seguinte, eles procurarão outras empresas. Agora, se o seu negócio tem cinco clientes, mas trabalha o marketing de relacionamento, eles continuarão sendo parceiros por muito tempo.

Tendo esse exemplo em mente, o objetivo do marketing de fidelização é simples: fazer com que os clientes sempre voltem a te procurar. Algumas palavras-chave são essenciais para esse conceito, como proximidade, fidelidade e recorrência.

quatro pessoas sentada em circulo segurando imagens de diálogo sobre marketing de relacionamento

Como adotar o marketing de relacionamento na sua empresa?

O primeiro passo para adotar o marketing de fidelização é conhecer a sua audiência. Essa estratégia parece simples, mas envolve estudo de público, métricas e outros fatores que fazem o seu negócio entender com quem ele está falando e quem quer atingir.

Ouça o cliente

Desde o início, a empresa deve adotar uma das ações de marketing mais eficientes: ter um bom sistema de atendimento. Ele precisa cativar o cliente, fazendo-o não só se sentir visto, como também seguro. Dessa forma, a relação dele vai se estender para a venda.

Quantas vezes já não ouvimos relatos de clientes que ficaram horas tentando ser atendidos pela central? Evite este tipo de ocorrido: crie um canal de atendimento sempre disposto, atento e funcional. A dica é evitar burocracias e dialogar com o cliente.

Personalização

Outro ponto que deve ser evitado é a segmentação. Procure ter um relacionamento único com cada cliente, evitando com que ele se sinta “só mais um” para a empresa. Por exemplo, criar um e-mail marketing personalizado com o nome do destinatário já faz diferença e o aproxima ainda mais de você.

Evite guardar dados sobre idade, gênero, região e satisfação para si. Procure transformá-los em uma estratégia de relacionamento para ter um marketing sempre efetivo. Não dá para conversar com cada cliente individualmente, mas, usando esses dados, já é possível facilitar a conexão.

Uma das estratégias de marketing de relacionamento que valem a pena é usar as informações que você levantou para criar uma comunicação focada nas necessidades do seu cliente. Envie ofertas de produtos similares aos que ele já comprou, por exemplo.

Incentive o retorno

Um excelente marketing de relacionamento faz com que o cliente continue fiel a longo prazo. Por isso, já pensou em criar um programa de fidelidade? Ofereça benefícios ao cliente sempre que ele completar uma compra. Assim, ele vai continuar voltando e confiando na sua empresa para ações futuras.

Criar pesquisas de satisfação também é uma ótima maneira de mostrar que você está interessado em se manter em evolução. Sempre que uma compra for finalizada, envie um código para a pesquisa e disponibilize brindes caso as perguntas sejam respondidas. Mantenha o incentivo sempre em alta!

VR Benefícios: tudo o que a sua empresa precisa!

Gostou de saber mais sobre o marketing de relacionamento? Agora que você já está com várias ideias de implementações em mente, que tal aproveitar para adotar a VR Benefícios ao seu negócio? Entre os nossos produtos, você encontra o VR Refeição e o VR Alimentação.

Continue navegando pelo blog da VR e encontre outras dicas essenciais não só para um bom relacionamento externo, com o cliente, mas interno também, com a equipe de colaboradores.

Receba o conteúdo em primeira mão: