PRA SUA EMPRESA        ESTABELECIMENTO        PRA VOCÊ        VENDA VR        SITE VR        CONTRATE

gestor analisando tipos de publico para descobrir como definir o público-alvo do seu negócio
gestor analisando tipos de publico para descobrir como definir o público-alvo do seu negócio
fade

Descubra como definir o público-alvo!

Descobrir como definir o público-alvo é uma boa estratégia para fazer seu negócio crescer. A razão disso é que, ao conhecer as características e as vontades dos seus clientes, fica ainda mais fácil atender às necessidades deles e fidelizá-los.

Porém, afinal, como é possível identificar o público-alvo de uma empresa? Para responder a essa e outras perguntas, a equipe do blog da VR preparou este artigo com dicas e muita informação. Confira!

O que é um público-alvo?

Também conhecido como target audience, o público-alvo nada mais é que um segmento de consumidores ou negócios com características, necessidades e desejos semelhantes, atendidas pelos produtos ou pelos serviços de uma empresa. 

Para a empresa, saber como definir o público-alvo direciona a tomada de decisões em meio a um mercado diverso. Por meio dele, é possível compreender as características dos clientes e desenvolver estratégias que impulsionam o negócio. 

Por que é importante identificar o público-alvo do negócio?

Por que definir um público-alvo é tão importante? A verdade é que, somente conhecendo bem o perfil dos consumidores, é possível estabelecer uma comunicação eficiente, construir um planejamento estratégico e desenvolver produtos ou serviços completos, que atendam às necessidades deles.

Ao definir o público-alvo, a empresa também pode analisar os problemas, as dúvidas e as vontades dos clientes. Com isso, é possível encontrar a raiz da questão, desenvolver métodos e mostrar que o negócio é a melhor solução.

Em resumo, identificar o público facilita o mapeamento e o direcionamento não só de estratégias, mas de campanhas e ações de marketing. Além disso, com ele, a empresa pode atingir as pessoas certas, no momento ideal, impactando consumidores que realmente têm influência no negócio. 

mulheres na empresa tentando descobrir como definir o público-alvo do negócio

Como definir o público-alvo?

Se, depois desses detalhes, você se interessou e deseja saber como definir o público-alvo da sua empresa, não se preocupe. Preparamos uma lista com as melhores dicas para isso. Veja!

1. Crie a persona do negócio

Você sabia que o público-alvo e a persona do seu negócio andam lado a lado? Apesar de serem conceitos completamente diferentes, como a persona representa o cliente ideal da empresa, tê-la torna o processo de identificação muito mais prático.

Nesse caminho, para criá-la, a empresa deve coletar os dados dos clientes, analisá-los e juntar as principais características em uma figura. Dessa forma, é possível compará-la com os atuais consumidores, entender o que falta para eles se tornarem clientes ideias e buscar soluções.

2. Pesquise e entenda o mercado

Uma dica fundamental para empresas que desejam saber como definir o público-alvo é pesquisar e entender o mercado. Ao fazer isso, é possível analisar o comportamento dos consumidores e estar um passo à frente da concorrência.

Para começar, entenda como os concorrentes atuam e quais são os hábitos de consumo do segmento. Também compreenda a real necessidade dos consumidores e verifique se elas são atendidas. Depois, pesquise quais são as tendências do mercado e como se adaptar a elas. 

3. Conheça o negócio

Depois de entender o mercado, conheça bem seu negócio. Entenda qual problema ele busca resolver, defina quais são os valores da marca e dos produtos, assim como a relevância deles para o mercado.

Dessa forma, você pode alinhar o que a empresa oferece com o que os clientes realmente buscam e precisam. Assim, fica mais simples visualizar qual é o público que está se beneficiando. 

4. Segmente os clientes

Após conhecer o mercado e o próprio negócio, um passo importante para identificar o público-alvo é segmentar os clientes. Dependendo do serviço ou do produto ofertado, os consumidores são mais diversos. Então, para identificar aqueles que mais se adequam à proposta da empresa, é necessário separá-los.

Como segmentar público-alvo? Para isso, você pode usar alguns critérios, como: questões demográficas (gênero, idade, renda, nível de educação) e geográficas (região de residência), geração, ciclo de vida e perfil psicológico.

5. Utilize ferramentas digitais

Para sustentar a análise e contribuir para a identificação do público-alvo, a empresa também pode utilizar algumas ferramentas digitais que coletam e interpretam dados. Nesse caminho, uma boa opção é o Google Think Insights.

Na hora de usá-lo, é necessário selecionar a indústria que corresponde ao nicho e ao país do negócio. A plataforma vai gerar um gráfico com detalhes sobre o perfil dos clientes.

Conte com a ajuda da VR Benefícios!

Gostou do conteúdo e já sabe como definir o público-alvo? Então, aproveite para continuar navegando pelo blog da VR Benefícios e garantir ainda mais dicas para o seu negócio.

Se quiser, você também pode conhecer os benefícios para funcionários oferecidos pela VR. Em meio às opções, é possível encontrar os clássicos produtos PAT: VR Refeição e VR Alimentação. Confira!

Receba o conteúdo em primeira mão: