Muitos donos de restaurante perguntam como destacar seu negócio nas redes sociais e usá-las para vender mais. A resposta é: com o marketing para restaurante, um conjunto de ações direcionadas para esse tipo de estabelecimento. São várias medidas de marketing para restaurante que ajudam a tornar o seu negócio conhecido para atrair clientes.
De acordo com o objetivo que se quer alcançar – pode ser aumentar o número de seguidores, atrair clientes que usem vale-refeição ou entrar em contato com clientes antigos que não frequentam mais a casa – há ações específicas de marketing para restaurante, que vão dos anúncios no google e nas redes sociais (Facebook, Instagram etc) a eventos.
Há opções acessíveis para cada tipo de restaurante (pequeno, médio ou grande) e para cada objetivo que se deseja atingir. Neste guia completo, você vai conhecer as principais ideias de marketing para restaurante que vão fazer seu negócio decolar. Veja:
Sumário
- Por que é importante investir no marketing digital para restaurantes?
- Confira os 4 passos iniciais do marketing digital para restaurantes
- O que fazer para se destacar nas redes sociais para restaurantes?
- Como usar o marketing para restaurante a favor do seu negócio
Por que é importante investir no marketing digital para restaurantes?
A comunicação está cada vez mais digital e essa é uma verdade inquestionável. Portanto, se você quer tornar o seu negócio conhecido, precisa dominar algumas estratégias de marketing digital para restaurantes e extrair das redes sociais o máximo de engajamento.
Primeiro é necessário fazer um bom planejamento financeiro e de metas. Estabeleça as metas que deseja alcançar: ter mais seguidores, mais clientes, tornar o seu negócio conhecido? Uma vez definido o objetivo, ficará mais fácil usar os recursos do marketing digital para restaurantes para colocar seu planejamento em ação. Vale lembrar que pelo levantamento divulgado na Forbes, feito pela Comscore, empresa americana que analisa tendências da internet, o Brasil é o terceiro país do mundo que mais consome conteúdo das redes sociais (perde para a Índia e a Indonésia). Então, mantenha o foco no marketing para restaurantes para se destacar com estas dicas:
Confira os 4 passos iniciais do marketing digital para restaurantes
Agora que você entendeu a importância de investir no marketing para restaurantes, siga estas dicas para se destacar:
Tenha presença digital – as mídias sociais são uma importante ferramenta de marketing para restaurante, pois a grande maioria dos consumidores está no ambiente digital e adora ver divulgação de comida. O brasileiro adora, por exemplo, buscar referências de restaurantes e bares no Facebook e, especialmente, no Instagram e TikTok. Marque presença nessas redes.
Invista em um bom site – poste informação clara e fotos de qualidade, que mostrem os ambientes com as pessoas (cuidado para não ferir o direito de imagem de ninguém), os pratos e o cardápio. Um site bem construído tem mais chances de ser acessado pelos visitantes, que podem ficar mais tempo lendo o conteúdo e o cardápio.
Tenha um perfil no Google – é importante criar gratuitamente um perfil da empresa no Google (o antigo Google Meu Negócio). Dá para gerenciar a presença da empresa nessa ferramenta de busca e no Google Maps. Para restaurantes em áreas turísticas, boas opções de divulgação são o TripAdvisor e FourSquare.
Crie um blog – um blog vai ajudar a divulgar o restaurante a partir de postagens otimizadas que vão impulsioná-lo no Google. No blog, você consegue oferecer conteúdos diferenciados, que atraiam a atenção dos clientes, e ainda abordem temas relacionados à gastronomia.
O que fazer para se destacar nas redes sociais para restaurantes?
Você precisa saber o que postar, especialmente no Instagram – a rede preferida dos restaurantes e das empresas de alimentos. Poste fotos dos clientes no restaurante, desde que autorizem, e peça para que marquem seu perfil nas redes sociais. Isso gera engajamento e aproxima os clientes do seu restaurante.
Outra estratégia para se destacar nas redes sociais para restaurantes é divulgar receitas e seu passo a passo, o que estimula comentários e compartilhamento de conteúdo. Quanto mais prática e diferente a receita for, maior o engajamento. Evite apenas postar imagens de cortes de carnes com sangue para não causar estranhamento.
Crie promoções para atrair novos clientes ou pedidos de delivery. Pode ser um desconto especial no dia do aniversário, em um dia específico da semana ou mesmo ganhar uma sobremesa. Para os assíduos, crie estratégias de fidelização (a cada dez almoços um é grátis, por exemplo).