btn
VR_CAPA-BLOG_REUNIAOS-ONLINE_1 (1)
VR_CAPA-BLOG_REUNIAOS-ONLINE_1 (1)
fade

Muitas reuniões a distância? Confira 6 dicas que podem te ajudar

Todos estão tendo que se reinventar e se adaptar à nova realidade de trabalho. Para evitar deslocamentos pelas cidades, que se provaram muitas vezes desnecessários, estamos vivendo uma onda de reuniões a distância. Essa tendência deve continuar mesmo depois de as coisas voltarem “ao normal”, já que a maioria das empresas percebeu as muitas vantagens de um modelo de trabalho híbrido, ou seja, uma parte é feita na sede da empresa e uma parte é produzida remotamente pelos colaboradores em suas casas. Confira as dicas para se organizar e tirar proveito deste novo modelo.

  1. Esteja atento às tecnologias disponíveis

Nos últimos meses, diversas plataformas surgiram ou foram melhoradas, graças a crescente demanda por estes serviços. Antes de marcar uma reunião, confira as ferramentas disponíveis e defina qual delas melhor atende suas necessidades. Lembre-se de manter o aplicativo de sua preferência sempre atualizado e faça um teste de som e câmera um pouco antes do início da reunião.

  1. A melhor maneira de usar câmeras e microfones

Reuniões com as câmeras ligadas são mais humanizadas, já que as expressões faciais facilitam na comunicação. Mas em situações de conexão instável de internet, muitas vezes é melhor deixar esta funcionalidade desligada, já que a transmissão de imagens consome muitos dados. Vale avisar aos participantes da reunião se este for o seu caso. A não ser que você seja o organizador da reunião, seu microfone pode ficar fechado durante o tempo que você não estiver falando. Isso evita que ruídos de fundo, como carros passando na rua ou crianças brincando na vizinhança atrapalhem o áudio dos outros participantes. 

  1. Cuide do seu “escritório” em casa

Nem todos tem a possibilidade de uma área exclusiva para este fim em suas casas. Mas você pode manter um cantinho organizado e com seus itens de trabalho por perto para facilitar suas atividades. Além disso, o que aparece do outro lado da câmera também importa. Evite bagunça e outras informações que podem te prejudicar. Se puder, use plantas, quadros e objetos de decoração para deixar a visão mais agradável.

  1. Vista-se com em um dia normal de trabalho

Home Office é um dia de trabalho como qualquer outro e as regras sociais da sua empresa devem ser seguidas mesmo em casa. Procure usar uma camisa, em reuniões mais formais. Aquele jeitinho camisa por cima, pijama por baixo vale, desde que não apareça! O importante é você estar confortável, sem perder a formalidade necessária, ou comprometimento com o trabalho.

  1. Evite reuniões longas

Nas reuniões remotas, às vezes é preciso o dobro de atenção. Com a qualidade da conexão, com os barulhos que podem acontecer, pessoas passando pela sua câmera, fora todo o conteúdo da reunião em si. São muito pontos de atenção ao mesmo tempo e pode ser um pouco mais estressante que o normal. Prefira reuniões mais curtas. Se não puder, tente fazer pequenos intervalos.

Saúde dos Trabalhadores em 2023
  1. Estamos todos em casa

O pet vai aparecer no meio da reunião? Pode acontecer. Crianças chamando, campainha tocando. Por isso, é importante estar atento ao seu microfone. Mas se mesmo assim o latido do cachorro escapar, isso não precisa ser um problema. Quando acontecer com um colega, sorria e siga normalmente a reunião. Estar relaxado também é um ponto importante. Imprevistos podem acontecer com todo mundo e saber lidar com eles com tranquilidade é a melhor saída.

Para contar com a parceria da VR Benefícios, clique aqui

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!