PRA SUA EMPRESA        ESTABELECIMENTO        PRA VOCÊ        VENDA VR        SITE VR        CONTRATE

empregabilidade
empregabilidade
fade

O que é empregabilidade? Saiba tudo sobre o conceito!

No mundo corporativo moderno, é essencial se atualizar diariamente, assim como conhecer as novidades da área de trabalho. Essas são ações em prol da empregabilidade, isto é, a capacidade de o profissional ser importante para sua empresa e para o mercado, desenvolvendo habilidades profissionais.

Porém, afinal, o que significa empregabilidade? Ouvimos esse termo em diversos contextos, muitas vezes com significados diferentes. Realmente, o termo é bem amplo e engloba diversas estratégias para o trabalhador se mostrar apto e atrativo no campo de trabalho.

Para responder às dúvidas sobre empregabilidade, a VR Benefícios preparou este texto! Vamos detalhar o que é a empregabilidade e os seus pilares, bem como mostraremos as vantagens para sua empresa e a diferença da trabalhabilidade.

O que é empregabilidade?

A empregabilidade pode ser entendida como um conjunto de características ou uma capacidade de o trabalhador se manter preparado às demandas do mercado de trabalho. A pessoa deve responder tanto às demandas específicas de sua empresa quanto às gerais do mundo corporativo.

Para atingir esses objetivos, o trabalhador precisa exercitar sua capacidade de adaptação, estudar as novidades, capacitar-se, dentre outras ações de desenvolvimento profissional. A partir das habilidades adquiridas, a pessoa se torna mais apta a resolver os problemas na empresa.

Muita gente acredita que a empregabilidade é a mera capacidade de se manter empregado em determinada empresa. Entretanto, essa é uma concepção antiga, na qual os fins justificavam os meios.

Pilares da empregabilidade

empregabilidade

Agora que você já sabe a importância de adquirir mais competências no trabalho, descobriremos, com detalhes, os pilares da empregabilidade, ou seja, quais ações os funcionários e as empresas devem ter em mente para atingir os objetivos.

Adequação vocacional

Um dos principais fatores da empregabilidade é a adequação vocacional, isto é, se o profissional preenche a vaga correta para seu perfil. O trabalhador deve ter afinidade com seu ofício e, sobretudo, interesse pelo desenvolvimento de sua área de trabalho.

Habilidades profissionais

Todo trabalhador começa com um conjunto de habilidades e formações, mas, para se manter bem no mercado corporativo, é preciso tanto reforçar seus conhecimentos quanto adquirir novos. Bons funcionários sempre estão em busca de cursos e workshops, e cabe às empresas fornecer os meios necessários.

Ética profissional

Ouvimos muito sobre ética profissional, todavia pouco sobre como aplicá-la de fato. A ética começa pelo modo sério e dedicado com o qual a pessoa encara o trabalho. No dia a dia, vivemos diversas situações complexas e devemos sempre agir de acordo com o bem-estar coletivo, com transparência e honestidade.

Relações interpessoais e soft skills

É importante saber se relacionar com pessoas e desenvolver sinergias do trabalho. Essa capacidade faz parte das chamadas soft skills: habilidades que não estão no currículo, porém são essenciais para o sucesso do trabalhador.

Benefícios e um bom ambiente de trabalho

Essa característica é mais voltada às empresas: a fim de que os empregados trabalhem com motivação e possam exercer a empregabilidade, é preciso criar um ambiente de trabalho propício, ou seja, desenvolver um local de relações saudáveis, colaborativo e que ofereça benefícios ao trabalhador.

Empregabilidade e trabalhabilidade

Qual a diferença entre empregabilidade e trabalhabilidade? Embora os termos sejam utilizados, muitas vezes, como sinônimos, eles indicam conceitos diferentes. A ideia de trabalhabilidade foi criada mais recentemente e remete a características criativas, colaborativas e profissionais que extrapolam o ambiente das empresas.

Em outras palavras, a trabalhabilidade considera como são aplicadas, no trabalho, as experiências pessoais, os gostos, a criatividade e as competências. Sendo assim, trata-se de um conjunto de características não necessariamente voltadas ao trabalho, mas ao perfil da pessoa.

A empregabilidade, como vimos, valoriza mais as habilidades desenvolvidas em prol do emprego. Contudo, não devemos julgar a trabalhabilidade como melhor que a empregabilidade e vice-versa. São duas formas diferentes de compreender o trabalho e analisar os profissionais.

Vantagens da empregabilidade para sua empresa

Afinal, qual a importância da empregabilidade para sua empresa? Com o desenvolvimento das capacidades profissionais dos funcionários, todos os setores da empresa adquirem mais eficiência e inovação. Ou seja, os funcionários dominam seus ofícios, entretanto não estão acomodados.

A adequação vocacional, relacionada à empregabilidade, também ajuda a identificar, na empresa, quais funções um funcionário executa bem ou mal, podendo distribuir as funções da maneira mais eficaz.

Atividades em favor da empregabilidade, como o oferecimento de cursos e workshops, também melhoram o clima organização e o employer branding. Isto é, todos trabalham motivados, melhorando a reputação da empresa interna e externamente.

Conheça os serviços da VR Benefícios e crie um bom ambiente de trabalho!

Como dissemos, o desenvolvimento da empregabilidade depende tanto dos empregados quanto dos empregadores. Uma das melhores maneiras de estabelecer o bom funcionamento empresarial é oferecer benefícios, como vales e cartões, aos trabalhadores.

A VR Benefícios tem as melhores opções de cartões corporativos para a sua empresa! Nossos vales, como o VR Alimentação e o VR Refeição, são aceitos em todo o Brasil e até possuem aplicativo, no qual você pode controlar os seus gastos mensais.

Que tal conhecer o VR Transporte, nossa opção de vale-transporte fácil de usar pelo aplicativo e sem burocracias? A VR Benefícios sempre preza a segurança, o bem-estar do cliente e a inovação!

Receba o conteúdo em primeira mão: