soft skills: o que significa
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Soft skills: o que significa e quais as mais importantes

A tradução de soft skills, de uma maneira literal, seria algo como “habilidades macias”, em contraponto às hard skills, (“habilidades duras”, que é o conjunto de conhecimentos técnicos específicos da área de atuação de determinado profissional). Enquanto esse conhecimento “duro” é adquirido através de cursos, capacitações e estudos direcionados, além da própria vivência do profissional em seu campo de atuação, o desenvolvimento das habilidades “macias” ocorre de maneira muito mais sútil ao longo da vida e da carreira do profissional. Estas habilidades dependem de variáveis incontroláveis pela equipe de gestão de pessoas, como as vivências passadas, a formação cultural e até mesmo o perfil psicológico do colaborador ou candidato à vaga em questão. Neste artigo, vamos trazer exemplos de soft skills, comentar sobre as soft skills mais desejadas e dar dicas de como desenvolver as soft skills de sua equipe neste período de muito trabalho remoto.

As soft skills mais desejadas

De acordo com um artigo publicado pela revista Forbes, a lista das soft skills mais buscadas pelos empregadores nos tempos atuais inclui:

  • capacidade de comunicação;
  • pensamento crítico;
  • consciência social;
  • gerenciamento de relacionamentos;
  • tolerância ao estresse.

Se levarmos em consideração as mudanças ocorridas no mercado de trabalho nos tempos de isolamento social, fica fácil de entender os pontos desta lista.

A capacidade de comunicação, por exemplo, que sempre foi fundamental para o desenvolvimento de qualquer profissional, se tornou ainda mais relevante no momento que o contato pessoal foi substituído por reuniões através da tela do computador. Passar uma mensagem clara em uma reunião virtual é um tanto mais complexo e exige mais do comunicador. Esta habilidade pode e deve ser treinada, sob orientação da equipe de pessoas. Para dicas de como melhorar a comunicação em tempos de muitas reuniões a distância, confira este artigo, exclusivo aqui do Blog VR.

A tolerância ao estresse, em tempos de tantas restrições e pressões como o atual, também se torna ainda mais importante na “caixa de ferramentas” do profissional moderno. Um bom acompanhamento psicológico por parte do time de gestão de pessoas pode ajudar com que os profissionais se sintam mais confiantes e resilientes para atravessar este momento.

Gerenciar relacionamentos profissionais em tempos de convívio social restrito também é uma soft skill importante, já que a interação entre os times mudou muito neste período. Incentivar e organizar encontros virtuais mais descontraídos e pensar em ações como um “happy hour” virtual entre os colaboradores pode ser uma boa maneira de incentivar estes relacionamentos.

Gostou deste artigo sobre o que são soft skills e como trabalhar este tema em tempos de muito trabalho remoto? Então compartilhe este artigo com seus colegas e fique de olho aqui no Blog VR para mais conteúdos exclusivos. E para oferecer aos seus colaboradores os melhores benefícios do mercado, faça uma simulação online e sem compromisso clicando aqui.

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