Bussines Partner
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O que faz um business partner e como se destacar na função?

A pandemia mudou profundamente a realidade e a estrutura de muitas empresas. Extinguiu funções e fortaleceu outras, como o business partner – conceito criado na década de 1980, mas que só recentemente ganhou espaço e destaque nas empresas. 

Esse termo em inglês pode ser traduzido como “parceiro de negócios”. Na prática, é um profissional que define e implementa ações de um RH estratégico

Mas sua função vai além do gestor de RH. Esse profissional trabalha em estreita colaboração com várias áreas da empresa para dar o suporte necessário para que alcancem os objetivos organizacionais. Relatório da Deloitte, de 2011, já revelava os fatores que ajudam esse profissional a ter sucesso em suas atividades. 

Na verdade, o business partner pode atuar em colaboração com o setor de Finanças, TI, Vendas e Operações, entre outros. Nessas áreas, ajuda a desenvolver talentos (RH), garantir que as metas financeiras estejam alinhadas com os objetivos da empresa (Finanças), servir de ponte entre a área de TI e as unidades de negócios para que as estratégias sejam cumpridas (TI) e otimizar processos (Operações). 

Neste conteúdo, você vai saber exatamente o que faz um business partner e sua importância para que as metas estratégicas da empresa sejam cumpridas. 

Entenda o que faz o business partner RH 

O business partner RH é um profissional estratégico que atua como ponte entre a liderança e os demais colaboradores para que os objetivos da empresa sejam cumpridos e os desafios do RH sejam driblados. Sua função abrange:

  1. Atuar como consultor interno – junto com os líderes, o business partner RH estabelece metas de desempenho e desenvolve estratégias para obter a melhor performance das equipes;
  2.  Identificar oportunidades – aproveita oportunidades de desenvolvimento e treinamento para melhorar o desempenho e as habilidades dos colaboradores da empresa;
  3. Auxiliar na gestão de mudanças – o business partner de RH ajuda na gestão dos processos internos da empresa, garantindo que sejam implantados;
  4.  Atrair talentos – o business partner trabalha nas estratégias para atrair e reter talentos;
  5.  Seguir a legislação – o business partner RH também cuida para que as leis trabalhistas sejam seguidas. Além disso, facilita a comunicação entre os líderes e colaboradores e atua para que as políticas de RH sejam conhecidas por todos e seguidas.

Business partner significado e papel estratégico

    Embora o business partner tenha tomado ainda mais força nos últimos anos, especialmente após a pandemia, quando as empresas praticamente reinventaram a forma de fazer negócios, o conceito é mais antigo. 

    Foi criado nos anos de 1980 por Dave Ulrich, mas ainda hoje o termo confunde as pessoas que não sabem exatamente qual o papel desse profissional nem suas atribuições nas empresas. 

    Suas funções e responsabilidades variam de acordo com a empresa, o segmento de atuação e o porte. Na ideia original de Ulrich, a função do business partner seria aproximar o RH das demais áreas de negócios da organização. Ou seja: fazer com que esse profissional tivesse contato direto com as diversas áreas e ajustasse as necessidades dos gestores às da organização.

    Na prática, o business partner assumiu também outras responsabilidades ao ponto de exercer um papel fundamental para criar valor para a empresa, alinhando as práticas do RH com as necessidades do negócio. 

    Sua atuação, portanto, visa a solidificação da empresa, pois contribui para o sucesso sustentável. Para isso, esse profissional precisa checar se a gestão de pessoas está alinhada aos objetivos corporativos. Caso não esteja, deve atuar junto aos líderes para fazer as correções necessárias.

    Como fazer o curso de business partner?

    Em geral, o que caracteriza um bom business partner é sua experiência, qualificação e a visão abrangente do negócio e do mercado. Para atuar na área, é importante ter formação em um curso superior e uma boa visão das políticas e estratégias de RH para entender os processos internos e as particularidades das equipes e das empresas. Confira o que mais um bom business partner precisa fazer:

    1. Escolher uma área para atuar – é importante que o profissional escolha a área em que deseja se especializar como business partner (Finanças, RH, Vendas, Operações, por exemplo) e buscar cursos de formação e treinamentos que o capacitem na área escolhida;
    2. Participar das aulas de formação e cursos – levar a sério o curso e participar das aulas com empenho, fazendo as atividades e interagindo com os colegas. Cursos são boas oportunidades para ampliar o networking e é importante buscar treinamentos extras também;
    3. Ficar atento à certificação – a escolha do curso e da instituição são importantes e contam pontos no currículo. É bom conferir se há alguma extensão disponível para aprofundar conhecimentos e, se tiver, investir nisso;
    4. Praticar o que aprendeu – no fim do curso, deve buscar oportunidades de estágio, voluntariado e até vagas para colocar os conhecimentos em prática. O business partner só vai crescer na profissão se tiver empenho e experiência. O empenho depende dele, mas a experiência vem apenas com a prática. 

    Antes de selecionar o curso que quer fazer, é preciso prestar atenção a alguns pontos importantes, como a instituição, sua credibilidade no mercado, se será on-line ou presencial, se há pré-requisitos ou experiência prévia que são exigidos. 

    Por último, a escolha vai depender dos seus objetivos profissionais e do conteúdo que será ministrado. Vale a pena também conferir a opinião dos ex-alunos. Se considerar esses pontos antes de se matricular, dificilmente alguém vai se arrepender da sua escolha.

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