btn
gestor de rh
gestor de rh
fade

Gestor de RH: qual é o papel desse profissional na empresa?

Fundamental em uma organização, o gestor de RH é visto como um colaborador estratégico que exerce funções importantes dentro da empresa. Entre suas principais atribuições, estão a adoção de estratégias de clima organizacional, a contratação e a retenção de novos talentos, além da gestão de políticas internas.

A fim de que você possa conhecer um pouco mais sobre a área de atuação, assim o que faz o gestor de Recursos Humanos dentro de uma instituição, preparamos este artigo recheado de informações. Confira!

O que é um gestor de RH?

Até meados do século XX, Recursos Humanos era um setor completamente operacional, responsável por atender às demandas do ambiente organizacional, como documentações e demissões. Entretanto, com a evolução do mercado e a mudança no perfil dos profissionais, o setor se reestruturou.

Atualmente, o RH é uma área completamente estratégica, integrada aos demais setores da empresa. Dessa forma, o gestor de Recursos Humanos é responsável por administrar e desenvolver competências, contratando, qualificando e retendo os melhores talentos. 

Basicamente, os gestores e as gestoras em Recursos Humanos visam garantir bons resultados e um bom ambiente corporativo para os dois lados da relação trabalhista: empregador e colaborador.

Quais são as principais funções de um gestor de RH?

“Porém, qual é o papel do gestor de Recursos Humanos?”. Além de delegar e acompanhar práticas operacionais que envolvem a gestão de documentos, horários e pagamentos, o gestor de RH pode possuir as seguintes atribuições listadas abaixo.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Administração dos processos de recrutamento e seleção

Uma das funções mais conhecidas do gestor de RH é a administração dos processos de recrutamento e seleção. Basicamente, cabe ao profissional encontrar uma pessoa que atenda às necessidades da empresa e que também tenha um perfil profissional alinhado ao negócio.

No processo, o recrutamento consiste nas ações voltadas para chamar a atenção dos profissionais com o perfil desejado. Já a seleção é a aplicação de técnicas para filtrar e ranquear os candidatos mais adequados para a empresa. Ambos são necessários no processo de contratação.

Treinamento e desenvolvimento dos colaboradores

Entre as atribuições do gestor de RH, também estão o treinamento e o desenvolvimento dos colaboradores. É por meio dessa função que o profissional, junto aos demais gestores, contribui para a melhoria do ambiente de trabalho e da eficiência da empresa.

Em resumo, o treinamento se refere à qualificação do colaborador para determinadas funções a curto prazo. Já o desenvolvimento acontece diariamente e trata da capacitação dos funcionários a fim de uma promoção de carreira. Tudo isso pode ser feito por meio de cursos, workshops etc.

Estratégias para o clima organizacional

Considerada a função mais importante de um gestor de RH, a administração e a manutenção do clima organizacional são fundamentais para o desenvolvimento da empresa. Afinal, é ela que evidencia a percepção dos colaboradores sobre o ambiente e as relações de trabalho.

Nesse quesito, o papel do gestor de RH é realizar uma pesquisa de clima, buscando identificar pontos em que os colaboradores estão ou não satisfeitos. Assim, é possível adotar estratégias para melhorar as condições do ambiente, como desenvolver um plano de carreira ou uma política de feedbacks.

gestor de rh

Implementação de alertas de conduta, incentivos e benefícios

O gestor de RH também é responsável por implementar incentivos e benefícios aos funcionários, como prêmios, vales e promoções. Além disso, é o profissional quem define as consequências para problemas de conduta que fogem das diretrizes da empresa e da própria CLT, como advertências, suspensões e demissões.

Desenvolvimento e gestão de políticas internas

Outro papel do gestor de Recursos Humanos é a condução das políticas da empresa. Dessa forma, cabe ao profissional desenvolver e aplicar planos para garantir que as normas estabelecidas pela instituição sejam atendidas por todos, como, por exemplo, o uso de uniformes e a hierarquia de cargos.

Como um gestor de RH pode reter talentos?

Agora que você já sabe quais são as principais funções de um gestor de RH, que tal algumas dicas para estruturar bem o seu setor e reter os melhores talentos? Venha com a gente!

1. Ouvindo os colaboradores

Se você faz parte do time de RH da sua empresa e quer descobrir como engajar colaboradores, o primeiro passo é escutá-los. Dar abertura a fim de que os funcionários expressem quais são suas necessidades é um bom caminho para desenvolver estratégias eficientes. 

2. Criando ações efetivas

O segundo passo é traçar e definir objetivos a partir da demanda dos colaboradores e da necessidade da organização. Para isso, analise o que foi mais recorrente, como isso afeta a empresa e descubra o que é possível fazer para melhorar. Depois, desenvolva ações efetivas, sempre acompanhando seus efeitos.

3. Recompensando resultados

Ao notar que as ações estão surtindo efeito, um bom caminho para reter os talentos é recompensar. Seja com oportunidades de novos cargos ou um reconhecimento documentado, a dica é seguir as possibilidades propostas pela cultura da empresa e criar no colaborador um sentimento de pertencimento.

VR: engaje seus colaboradores com o melhor!

Se você é um profissional de RH e está procurando por opções diferenciadas para engajar seus colaboradores, não deixe de conhecer os benefícios da VR. Além dos produtos PAT, que incluem VR Refeição e VR Alimentação, aqui você encontra ótimos benefícios opcionais, como os cartões VR Auto, VR Cultura, VR Multi e muito mais.

A VR está há mais de quatro décadas com os trabalhadores brasileiros. O VR Refeição e o VR Alimentação, por exemplo, são aceitos por uma rede de 500 mil estabelecimentos no Brasil. Além disso, possuímos soluções inovadoras como um aplicativo para os colaboradores e uma plataforma digital para os gestores.

Então, não deixe de conferir nossos produtos, como o VR Auto. Com ele, você tem flexibilidade para abastecer o carro onde quiser e até realizar reparos. É apenas um dos exemplos dos serviços completos, seguros e indispensáveis da VR.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!