btn
Desafios do RH: veja 10 deles e como driblar
Desafios do RH: veja 10 deles e como driblar
fade

Desafios do RH: veja 10 deles e como driblar

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo!




Quais são os desafios do RH em 2023? Com a pandemia, o avanço tecnológico e o amadurecimento de questões sociais, o mercado passou por mudanças significativas. Então, vieram à tona novos cenários e necessidades em relação à experiência do trabalhador, que precisam ser geridos com responsabilidade pelas empresas.

Assim, para auxiliar a sua organização nessa tarefa, elencamos aqui os principais pontos de atenção da área de recursos humanos na atualidade. Afinal, para vencer a concorrência e atingir as metas, as companhias precisam estar em constante atualização — e a área de recursos humanos é peça fundamental nessa missão.

Então, se você quer conhecer os principais desafios do RH, continue a leitura!

Desafios do RH em 2023

O conceito de experiência do trabalhador, chamado também de employee experience, nunca envolveu tantas variáveis como em 2023. Afinal, o mundo enfrentou diversas transformações nos últimos anos, motivadas por mudanças culturais, sanitárias e relacionais.

Por exemplo, de acordo com uma pesquisa realizada no ano passado pela consultoria de recursos humanos EDC Group, 91% dos entrevistados mudaram seu propósito de vida de 2020 para cá. Além disso, 62,3% buscam empregos que possibilitem o equilíbrio do tempo entre trabalho e atividades pessoais, enquanto 51% preferem jornadas flexíveis.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Assim, as maiores causas das recentes transformações foram os avanços tecnológicos, o debate sobre consciência social e saúde mental, e, principalmente, a pandemia de Covid-19. Logicamente, todas essas questões transpassam as paredes institucionais, já que é impossível dissociar o social do profissional.

Consequentemente, as novas necessidades e aspirações dos trabalhadores englobam aspectos como trabalho remoto, jornada híbrida, inclusão, bem-estar, mobilidade urbana e valorização profissional, entre outros. Ou seja, a prática de gestão de pessoas nunca se mostrou tão importante na área de recursos humanos.

Nesse contexto, elencamos a seguir os 10 principais desafios do RH em 2023:

●         Assertividade na contratação;

●         Moldagem da cultura interna empresarial;

●         Formação de bons líderes;

●         Combate à rotatividade;

●         Gerenciamento de crises;

●         Investimento em tecnologias;

●         Escolha de benefícios estratégicos;

●         Oferta de diferentes modelos de trabalho;

●         Otimização da gestão de ponto;

●         Valorização profissional. Principais questões para ficar de olho

Agora, você vai conferir soluções para cada um dos problemas listados anteriormente. Como muitos deles estão interligados, resumimos as questões em quatro categorias principais, detalhando os maiores desafios do RH em 2023. Confira!

Talentos

Em primeiro lugar, a etapa de contratação necessita ser assertiva. Em outras palavras, é fundamental atrair o profissional certo para a vaga. Nesse sentido, além de um adequado marketing de recrutamento, o RH pode dispor de ferramentas de inteligência artificial para aperfeiçoar o processo. Essa é uma tendência que veio para ficar.

Porém, o que adianta ter bons talentos se eles perdem o engajamento rapidamente? Assim, combater o absenteísmo e a rotatividade por meio de práticas de valorização profissional é fundamental. Exemplos: oferecer plano de carreira, benefícios estratégicos, jornadas flexíveis e comunicação transparente são um bom começo.

Ainda neste tópico, o ano de 2023 promete escancarar outra grande necessidade do RH: aperfeiçoar a formação de líderes. Portanto, estratégias inovadoras para desenvolver as habilidades desses profissionais são muito bem-vindas, sempre com o intuito de torná-los mais assertivos, compreensivos e dinâmicos. 

Ambiente

O clima dentro da organização é um dos principais pilares do conceito de employee experience. Resultado disso, o RH tem a responsabilidade de moldar a cultura e o ambiente empresarial, reforçando a missão e os valores da companhia. Aqui, entram temas como inclusão social, diversidade e saúde mental.

Para garantir um clima organizacional positivo, é necessário garantir que os trabalhadores se sintam parte da organização. Ou seja, respeitados, ouvidos e valorizados. O alinhamento de metas por meio de reuniões periódicas de feedback é um importante aliado nesse quesito, além de um proativo processo de gerenciamento de crises.

Por fim, não há como ignorar os modelos de trabalho que viraram realidade após a pandemia. O home office e a jornada híbrida podem trazer inúmeros benefícios tanto à empresa quanto ao trabalhador. Então, cabe ao RH ouvir a equipe e analisar as possibilidades junto à direção.

Tecnologias

Investir em tecnologias é outra tendência para o setor de RH em 2023. Isso abrange vários direcionamentos, como a coleta e análise de dados dos trabalhadores. Chamado de  People Analytics, o método é poderoso em mensurar o nível de satisfação do time, identificando pontos de melhoria de forma objetiva.

Outro tipo de tecnologia que facilita as atividades da área de recursos humanos é o controle de ponto digital. Dessa forma, estabelecer parcerias com empresas especializadas, como a Pontomais, tem sido uma iniciativa cada vez mais recorrente no mercado.

Da mesma maneira, ferramentas de mobilidade corporativa são muito interessantes para reduzir custos e melhorar a qualidade de vida do trabalhador. Por exemplo, a Audaz Tecnologia desenvolve um trabalho focado em automatização da gestão de vale-transporte e implementação de soluções alternativas de locomoção em centros urbanos. 

Benefícios estratégicos

A concessão de benefícios aos colaboradores é uma forma extremamente eficaz de obter bons resultados. Isso porque traz vantagens como aumento de engajamento, melhora no clima organizacional, menor rotatividade e promoção da saúde física e mental da equipe. Exatamente por tantos ganhos, são chamados de estratégicos.

Dessa forma, uma empresa que não oferece benefícios alimentícios, por exemplo, é deixada para trás pela concorrência. Ao contrário do vale-transporte, o vale-alimentação e o vale-refeição não são obrigatórios por lei. Exatamente por isso, são amplamente valorizados pelos profissionais do mercado.

Assim, recomendamos que você considere a concessão de um ou mais serviços da VR ao seu time. Além do VA e do VR, os trabalhadores podem utilizar as diversas funcionalidades do app VR Nutrição, que ajuda a estimular uma alimentação mais consciente e saudável.

Drible os percalços e aumente a produtividade

Definitivamente, não são poucos os desafios do RH em 2023. Por outro lado, com um olhar constantemente atualizado e uma prática de gestão de pessoas eficaz, é possível driblar os percalços. Assim, as empresas garantem uma positiva experiência aos trabalhadores, além de se manterem competitivas no mercado.

Falando nisso, para que a sua organização entenda ainda melhor como reter os talentos a fim de maximizar a produtividade, sugerimos que você baixe o nosso e-book Por que bons funcionários pedem demissão. Trata-se de um material rico e bem organizado, que tem tudo para auxiliar a área de RH. Além disso, confira todas as soluções que a VR possui para sua empresa. Afinal,  aprendemos que os benefícios estratégicos são uma excelente ferramenta para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos trabalhadores, não é mesmo? Então, esperamos o seu contato!

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!