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Pós-venda: descubra o que é e dicas incríveis para o seu negócio

Quando vamos vender algum produto ou serviço, normalmente nos importamos com a divulgação e o convencimento na hora da compra. Porém, o que acontece depois da venda é tão importante para as empresas quanto as fases anteriores. Esse estágio posterior dos negócios é chamado de pós-venda.

Esse trabalho mostra ao cliente que você realmente se importa com a experiência dele, o que certamente vai fazer ele se lembrar de você quando precisar de novos serviços. Um pós-venda bem-feito é um primeiro passo para uma nova venda.

Para você entender como esse processo é realizado, nós preparamos um texto sobre as ações de pós-venda e como executá-las, além dos resultados delas para seu negócio. Continue lendo!

O que é pós-venda

O pós-venda é o estágio que inclui todas as ações depois de a compra ser concluída. É a maneira de o cliente se sentir valorizado após a venda, ou mesmo responder a problemas com a experiência com o produto e criar uma relação para novas interações com a marca.

Essa fase das vendas engloba uma rede de serviços e estratégias — desde o treinamento para desenvolver um bom Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) até o contato direto com o consumidor para realizar outras vendas. Dessa maneira, a venda e pós-venda andam em conjunto.

É preciso avaliar os feedbacks dos consumidores para melhorar seus produtos e, principalmente, estreitar o laço com os clientes. O pós-venda é indispensável para qualquer plano de marketing de sucesso.

Importância do pós-venda

Já entendemos o que é o processo pós-venda, mas por que essa fase é tão importante para os negócios? Confira os principais benefícios de realizar um planejamento de pós-venda em sua empresa:

Retenção de clientes

Os consumidores que já compraram seus produtos ou serviços são os melhores clientes para a estratégia de seu negócio. Isso porque essas pessoas já conhecem seu produto e já passaram por toda jornada de venda. Essa é a parte mais difícil. O que você precisa fazer agora é manter um bom relacionamento com o cliente.

Maiores vendas

Ao criar um relacionamento duradouro com os clientes, suas vendas vão aumentar. Consumidores felizes com o serviço de uma marca vão retornar para novas compras e para conhecer outros produtos. Esse contato com o cliente pode ser realizado em diversos canais, como redes sociais e telefone.

Feedbacks

No mundo atual, informação é tudo! Assim, coletar feedbacks sobre a experiência das pessoas com os produtos comprados é essencial para diversas operações: conhecer as dores e demandas dos consumidores, identificar o grau de satisfação dos clientes, reconhecer quais são os produtos mais fortes da sua marca, etc. 

Fortalecimento da marca

Outro resultado de um bom serviço de pós-venda é a consolidação da marca no mercado. Quando os clientes estão satisfeitos e se sentem valorizados, podem divulgar a marca, angariando novos potenciais consumidores de maneira orgânica. 

mulher conversando com cliente no pós-venda

Como realizar um pós-venda?

De fato, o estágio depois da venda influencia o sucesso de um negócio em diversas esferas. Agora, vamos dar o próximo passo e descobrir como realizar um pós-venda. Confira algumas dicas:

Organize as informações

O primeiro passo para um trabalho de pós-venda é manter um cadastro atualizado de todos os clientes com quem você já fechou negócio. Seu contato na empresa, o ramo de atividade e a data em que o negócio foi fechado são informações fundamentais para você poder dar os próximos passos no pós-venda.

Atendimento

Seja para um serviço B2B (destinado para outras empresas) ou um B2C (para pessoa física), é preciso criar estratégias de suporte e atendimento. Assim, a equipe de atendimento pós-venda deve ser treinada para resolver os problemas mais frequentes e estabelecer uma comunicação rápida com o cliente.

Follow-up

O follow-up é o acompanhamento do cliente pouco tempo depois da compra. A marca entra em contato com o comprador para perguntar se a experiência foi satisfatória, se há algum problema e outras questões. Um bom exemplo é um serviço de delivery que pergunta se a entrega agradou.

Enviar muitas mensagens para clientes não é uma boa prática. Planeje datas estratégicas para manter contato e ser sempre lembrado. Uma primeira mensagem algumas semanas depois de o negócio ser fechado para saber se tudo está correndo conforme planejado é um ótimo início.

Canais de comunicação

Uma das principais ações do pós-venda é identificar quais são os melhores canais de comunicação para a empresa. Mensagens de WhatsApp, por exemplo, são uma boa maneira de ter contato direto sem a invasividade do telefonema. Já o e-mail marketing automatiza os processos. Cada canal tem suas funções.

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Já vimos que o atendimento é fundamental não só para o relacionamento com os clientes, mas para a melhora dos processos internos das empresas. Outro fator importante para o desenvolvimento corporativo é oferecer cartões-benefícios aos funcionários e aceitá-los nos estabelecimentos.

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