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cipa: parede de tijolos com placa de saída de segurança
cipa: parede de tijolos com placa de saída de segurança
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Saiba o que é a CIPA e o papel da comissão na segurança do trabalho

Uma das maiores conquistas dos trabalhadores no século XX foi a implementação de medidas para a segurança no trabalho. Se o ambiente corporativo assegura a saúde do colaborador, a empresa toda funciona de forma harmônica. Um dos maiores passos para a conquista desse objetivo foi a criação da CIPA.

A sigla significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, composta por representantes dos empregados e dos empregadores. O objetivo do grupo de cada empresa é prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Nas reuniões do órgão, são levantadas questões sobre a empresa e medidas em prol da segurança.

Quer conhecer mais sobre essa comissão tão importante para as empresas? A VR Benefícios explica, neste artigo, o que é a CIPA, quem participa e quais as atividades o órgão realiza.

O que é a CIPA?

Por lei, toda empresa com mais de 20 empregados precisa ter uma CIPA. Os membros discutem e executam ações para prevenir doenças e acidentes ocupacionais. A comissão também ajuda o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

O SESMT é um grupo interno formado por profissionais especializados na área da segurança e da saúde. Já a CIPA é um órgão partidário, composto por funcionários e por empregadores, independente do conhecimento do assunto. Ambos comitês trabalham em conjunto para garantir os objetivos do local de trabalho.

As ações da CIPA para segurança ocupacional consistem em relatar os riscos do trabalho, em elaborar mapas de riscos e medidas preventivas, em planejar projetos de segurança no trabalho e em promover avaliações na empresa. A lista de possíveis medidas é extensa, e cada empresa tem o próprio planejamento.

Quem participa da CIPA?

Como a CIPA desempenha os interesses dos empregadores e dos funcionários, os representantes de cada setor devem ser escolhidos. A quantidade dos membros depende da empresa, seguindo as diretrizes da lei.

A diretoria da empresa escolhe o presidente da comissão interna de prevenção, e os empregados definem o vice-presidente e os titulares. Além disso, qualquer funcionário regular pode se candidatar. A eleição é realizada pelos empregados com cédulas, possui fiscais, o voto é secreto, e os cargos têm titulares e suplentes.

Os mandatos dos escolhidos duram um ano, e eles podem se reeleger. Durante o mandato – e até um ano depois, os eleitos não podem ser demitidos por justa-causa, assegurando a liberdade de expressão e de atuação no comitê.

Principais atividades da CIPA

colaboradores presenciando uma aula sobre as regras do cipa

Viu como a CIPA na segurança do trabalho é essencial? O ambiente corporativo seguro permite que os colaboradores executem as tarefas corretamente e sem riscos. Em conjunto ao SESMT, o órgão responde a demandas importantes dos trabalhadores. Aqui, elencamos três exemplos das ações do comitê:

Reuniões

A CIPA se reúne, mensalmente, durante o horário de expediente da empresa. Nas reuniões, os membros trazem as demandas e as questões relatadas pelos funcionários da empresa e decidem as medidas. Em cada encontro, metas são avaliadas e implementadas.

Identificar e prevenir problemas

Antes mesmo de os problemas acontecerem, os membros da CIPA devem identificar áreas frágeis de segurança na empresa. A partir do diagnóstico, os participantes optam por quais medidas os setores da empresa e o SESMT se responsabilizarão em relação ao cumprimento de metas.

Traçar planos e educar

A CIPA tem um importante papel de educar e de organizar a empresa para prevenir acidentes e doenças. Assim, promover palestras e workshops sobre o uso correto de maquinário, por exemplo, é primordial a fim de não correr riscos. Ademais, há Normas Regulamentadoras que devem ser passadas aos trabalhadores.

O comitê guia os trabalhadores e auxilia na organização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT). O evento é obrigatório e anual; nele, são apresentadas palestras e orientações especiais para segurança no trabalho durante uma semana.

Benefícios da CIPA na empresa

A CIPA no trabalho traz inúmeros benefícios. O clima organizacional ganha mais qualidade, já que os postos de trabalho têm segurança na realização das tarefas. Os trabalhadores também possuem um órgão para relatar os riscos dos processos e para terem respaldo nas demandas.

Com os setores da empresa trabalhando em conjunto em prol da saúde, a cultura organizacional se desenvolve, inclusive a comunicação. Os trabalhadores adquirem conhecimento para toda a vida sobre as medidas de segurança.

Acidentes e doenças ocupacionais são um prejuízo enorme para os empregados e para os empregadores. Todo cuidado deve ser tomado em prol de desenvolver a segurança no trabalho. O dinheiro investido é sempre válido a médio e longo prazo, pois há consistência nos processos produtivos da empresa.

A VR Benefícios acredita no ambiente de trabalho seguro e harmônico

O local de trabalho seguro é o ponto inicial para o exercício da profissão! A VR Benefícios acredita que órgãos como a CIPA são essenciais para o desenvolvimento de um clima organizacional saudável.

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