PRA SUA EMPRESA        ESTABELECIMENTO        PRA VOCÊ        VENDA VR        SITE VR        CONTRATE

vr_capa_diferenca_vr_va_02
vr_capa_diferenca_vr_va_02
fade

Benefícios: qual a diferença entre vale-alimentação e vale-refeição?

Você sabe qual é a diferença entre vale-alimentação e vale-refeição? Parte dos produtos PAT, esses benefícios foram desenvolvidos para dar mais qualidade de vida e autonomia ao trabalhador na hora de escolher suas refeições no trabalho.

Para que você entenda melhor e descubra qual a diferença entre vale-alimentação e vale-refeição, preparamos este artigo recheado de informações. Confira a seguir e saiba como escolher a opção ideal para a sua empresa.

A importância de um bom pacote de benefícios

Um pacote interessante de benefícios para funcionários é uma das principais ferramentas que uma empresa deve ter para atrair talentos no mercado e reter bons profissionais em seu quadro. Do ponto de vista do trabalhador, esse raciocínio também funciona.

Ao escolher entre duas propostas de emprego, o pacote de benefícios oferecido por cada uma das empresas pesa tanto na balança quanto no salário, em condições de trabalho e em possibilidades de crescimento na companhia.

Assim, podemos dizer que os benefícios são mecanismos estratégicos dentro das companhias. Portanto, é fundamental entender a diferença entre vale-alimentação e vale-refeição — tanto para quem contrata quanto para quem é contratado.

Vale-alimentação X vale-refeição: qual a diferença?

Mas afinal, qual a diferença entre vale-alimentação e vale-refeição? Para começar, vale lembrar que os dois benefícios fazem parte dos produtos PAT e funcionam por meio de incentivo — ou seja, não são obrigatórios por lei, mas garantem inúmeras vantagens às empresas e aos trabalhadores.

O PAT, também conhecido como Programa de Alimentação ao Trabalhador, é uma iniciativa do Ministério do Trabalho, regulamentada pelo Decreto nº 5 de 14 de janeiro de 1991. O programa tem como objetivo melhorar as condições nutricionais do trabalhador brasileiro de baixa renda e, consequentemente, garantir mais qualidade de vida dentro e fora da empresa.

Na modalidade de convênio-refeição e alimentação, o trabalhador recebe o cartão e, com ele, pode comprar refeições e lanches em restaurantes ou fazer compras no supermercado. Para isso, basta que as empresas fornecedoras do cartão e os estabelecimentos sejam credenciados pelo PAT.

Vale-alimentação

O trabalhador que recebe o vale-alimentação, também conhecido como VA, pode fazer suas compras em supermercados, padarias, mercearias e açougues. Nesse caso, o colaborador tem toda liberdade para escolher o local e os produtos que vai adquirir.

Esse formato é ideal para quem prefere levar marmitas e fazer as refeições dentro da própria empresa. O VA também é uma excelente opção para quem pensa em economizar e garantir alimentos para toda a família.

Vale-refeição

Já o vale-refeição, conhecido como VR, é perfeito para quem prefere fazer as refeições próximo à empresa e não tem muito tempo para preparar uma marmita. Aqui, o colaborador também tem total liberdade para escolher a opção mais conveniente entre restaurantes e lanchonetes.

Assim, o funcionário pode criar uma rotina na hora de utilizar o benefício, por exemplo: um dia saborear um delicioso almoço em restaurante por quilo, no outro, aproveitar um lanche preparado na padaria perto da empresa. Já nos dias mais especiais, ele pode optar por um restaurante caprichado, e assim por diante.

Mulher dentro de supermercado segurando bloco de notas pensando sobre a diferença entre vale-alimentação e vale-refeição

Como escolher a opção ideal?

Na hora de escolher entre os benefícios, o melhor caminho a seguir é verificar a estrutura da empresa e entender o que os funcionários desejam. Afinal, não existe uma opção melhor do que a outra, e sim a mais adequada à rotina do colaborador.

Por exemplo, em empresas menores, que não possuem refeitório, o ideal é investir em uma vale-refeição que não exija preparo e não ocupe espaço. Agora, se há um ambiente para refeições dentro da companhia e o intervalo de refeição é mais curto, o vale-alimentação é a melhor opção.

Também é possível optar por algo mais versátil entre os produtos PAT, como o cartão VR + VA. Essa opção funciona tanto como vale-alimentação quanto refeição, sendo aceita nos diferentes estabelecimentos credenciados ao PAT.

VR Benefícios: faça parte desse time!

Agora que você já sabe qual a diferença entre vale-alimentação e vale-refeição, que tal conferir as opções disponíveis aqui, na VR Benefícios? Há mais de 40 anos no mercado, com a gente você tem a certeza de uma parceira sólida, confiável e transparente. Veja os nossos benefícios!

VR Refeição

O VR Refeição é a escolha ideal para quem busca variedade na hora de fazer e oferecer refeições. Para as empresas, o produto é funcional, conta com o portal VR para gerenciamento e oferece mais flexibilidade na escolha de datas e valores creditados no cartão.

No caso do trabalhador, o VR Refeição proporciona mais liberdade para escolher entre refeições e estabelecimentos, sem contar a comodidade que é ter um cartão aceito nas principais maquininhas do mercado.

VR Alimentação

O VR Alimentação, famoso VA, é uma excelente opção para quem procura um cardápio que inclua liberdade de escolha. Ao aderi-lo, as empresas garantem mais facilidade para resolver pendências, além de não precisar mais se preocupar com logística e estoque de cesta básica.

Para o funcionário, o cartão VR Alimentação é sinônimo de qualidade de vida, oferecendo liberdade na hora de escolher o alimento, sendo aceito nas principais maquininhas e estabelecimentos. O benefício também é reconhecido pelos principais aplicativos de delivery.

VR + VA

Se mesmo com tantos detalhes sobre a diferença entre vale-alimentação e vale-refeição a dúvida permanecer, não se preocupe! Agora, é possível optar por uma versão de VR + VA. Garantindo muita inovação, o produto oferece mais praticidade para as empresas, que também podem resolver tudo pelo portal VR.

Já para os colaboradores, o benefício é recheado de vantagens — entre elas, a comodidade de ter em um único cartão duas opções de uso, aceito nas redes VR Refeição e VR Alimentação. Demais, né?

Gostou do conteúdo e não vê a hora de garantir tudo isso para a sua empresa? Então não perca tempo! Conte com a VR e confira mais detalhes no site! Se quiser ficar por dentro das novidades, é só continuar acompanhando o blog!

Receba o conteúdo em primeira mão: