btn
Diferença vale-alimentação e vale-refeição
Diferença vale-alimentação e vale-refeição
fade

Qual é a diferença entre vale-alimentação e vale-refeição?

Você sabe qual é a diferença entre vale-alimentação e vale-refeição? Esses benefícios foram desenvolvidos para dar mais qualidade de vida e autonomia ao trabalhador na hora de escolher suas refeições e fazem parte do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). 

Nesse sentido, o vale-alimentação e o vale-refeição são relevantes para os colaboradores e fazem toda a diferença no orçamento mensal. Trata-se de um requisito importante para promover a motivação e contribuir com a produtividade das equipes nas empresas.

Para que você entenda melhor e saiba a diferença entre vale-alimentação e vale-refeição, preparamos este artigo com as informações mais importantes. Aqui você confere:

  • Importância de um bom pacote de benefícios;
  • Diferença entre vale-alimentação e vale-refeição;
  • Motivos para contratar o vale-refeição e o vale-alimentação;
  • Soluções e produtos da VR para as empresas.

Qual é a importância de um bom pacote de benefícios?

Um pacote interessante de benefícios para funcionários é uma das principais ferramentas que uma empresa deve ter para atrair talentos. Além de ser importante também para reter bons profissionais em seu quadro, fator essencial para o desempenho e resultados.

Do ponto de vista do trabalhador, esse raciocínio também funciona, pois é um auxílio relevante para o orçamento e rotina diária. Afinal, proporciona comodidade para as refeições e maiores possibilidades para a compra de alimentos.

Assim, ao escolher entre duas ou mais propostas de emprego, o pacote de benefícios oferecido por cada uma das companhias pesa tanto na balança quanto o salário, as condições de trabalho e as possibilidades de crescimento na companhia.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Dessa forma, podemos dizer que os benefícios são mecanismos estratégicos dentro dos negócios. Portanto, é fundamental entender a diferença entre vale-alimentação e vale-refeição — tanto para quem contrata quanto para quem é contratado.

Vale alimentação VR Benefícios

Qual é a diferença entre vale-alimentação e vale-refeição?

Antes de mais nada, vale lembrar que os dois benefícios fazem parte dos produtos previstos pelo PAT e funcionam por meio de incentivo. Isso quer dizer que não são obrigatórios por lei, mas garantem inúmeras vantagens às empresas e aos trabalhadores.

O PAT é uma iniciativa do Ministério do Trabalho — regulamentada pelo Decreto nº 5, de 14 de janeiro de 1991 — criada para proporcionar maior amparo aos empregados.

Nesse sentido, o programa tem como objetivo melhorar as condições nutricionais do trabalhador brasileiro de baixa renda. Consequentemente, contribui para garantir mais qualidade de vida dentro e fora da empresa, elevando o bem-estar e a saúde.

Na modalidade de convênio-refeição e alimentação, o trabalhador recebe o cartão e, com ele, pode comprar comidas e lanches em restaurantes ou fazer compras de alimentos no supermercado.

Para isso, basta que as empresas fornecedoras do cartão e os estabelecimentos sejam credenciados pelo PAT. Veja a diferença entre vale-alimentação e vale-refeição!

Vale-alimentação

O trabalhador que recebe o vale-alimentação, também conhecido como VA, pode fazer suas compras em supermercados, padarias, mercearias e açougues. Nesse caso, o colaborador tem toda liberdade para escolher o local e os produtos que vai adquirir.

Esse formato é ideal para quem prefere levar marmitas de casa e fazer as refeições dentro da própria empresa. O VA também é uma excelente opção para quem pensa em economizar e garantir alimentos para toda a família.

Vale-refeição

O vale-refeição, ou VR, é perfeito para quem prefere fazer se alimentar próximo à empresa e não tem muito tempo para preparar uma marmita. Aqui, o colaborador também tem total liberdade para escolher a opção mais conveniente entre restaurantes e lanchonetes.

Assim, o funcionário consegue criar uma rotina na hora de utilizar o benefício. Por exemplo, em um dia, pode saborear um delicioso almoço em restaurante por quilo, e, no outro, aproveitar um lanche preparado na padaria perto da empresa. Já nos dias mais especiais, ele pode optar por um restaurante caprichado, e assim por diante.

Por que contratar VA e VR?

Vale alimentação e refeição para colaboradores

A produtividade e o engajamento das equipes de trabalho são fatores que contribuem para o sucesso de uma organização. Afinal, o estado emocional e o comprometimento são cruciais para um bom desempenho e integração.

Assim, oferecer benefícios é uma estratégia relevante que contribui para melhorar a motivação dos funcionários. É um aspecto que pode gerar um aumento significativo nos resultados, favorecer a retenção de talentos e a redução de custos com gestão de pessoas.

Diante disso, ao contratar o vale-refeição e o vale alimentação como alternativas de benefícios, a empresa tem muito a ganhar. São opções com grande utilidade e que fazem a diferença no dia a dia, elevando a satisfação dos colaboradores.

Ao escolher entre os benefícios, o melhor caminho é verificar a estrutura da companhia e entender o que os funcionários desejam. Afinal, não existe uma opção melhor do que a outra, e sim a mais adequada à rotina das suas equipes.

Por exemplo, em empresas menores que não possuem refeitório, o ideal é investir em um vale-refeição — que não exige preparo e não ocupa espaço. Agora, se há um ambiente adequado dentro da companhia, o vale-alimentação pode ser uma boa opção.

Quais são as soluções e produtos da VR para as empresas?

Agora que você já sabe qual a diferença entre vale-alimentação e vale-refeição, que tal conferir as opções disponíveis aqui, na VR? Com mais de 40 anos de mercado, oferecemos uma parceria sólida, confiável e transparente para sua empresa.

Nesse contexto, a VR tem soluções ideais para seu negócio disponibilizar o melhor aos empregados. Com nosso apoio, você conta com diversas soluções e vantagens:

  • portal VR para gerenciamento;
  • crédito extra;
  • atendimento personalizado;
  • economia;
  • apoio em projetos sociais;
  • redução de riscos trabalhistas;
  • flexibilidade na escolha de datas e valores creditados no cartão.

Além disso, você tem os nossos produtos, que já são tradicionais no mercado:

VR Refeição

O VR Refeição é a escolha ideal para quem busca variedade na hora de fazer e oferecer refeições. Para as empresas, o produto é funcional, prático, moderno, com serviços seguros e que facilitam a gestão interna.

Para o trabalhador, o VR Refeição proporciona mais liberdade de escolha entre comidas e estabelecimentos. Sem contar a comodidade que é ter um cartão aceito nas principais maquininhas do mercado, o que amplia as possibilidades.

VR Alimentação

O VR Alimentação é excelente para quem procura um cardápio que inclua liberdade de escolha. A adesão reduz alguns problemas da empresa, como a preocupação com a logística e estoque de cesta básica, por exemplo.

Para o funcionário, o cartão VR Alimentação é sinônimo de qualidade de vida e flexibilidade na hora de definir como se alimentar. É um cartão aceito nas principais maquininhas e estabelecimentos, inclusive, reconhecido e aceito pelos principais aplicativos de delivery.

VR + VA

Se, mesmo com tantos detalhes sobre a diferença entre vale-alimentação e vale-refeição, a dúvida permanecer, não se preocupe: é possível contratar o VR + VA, uma solução que não interfere no modo prático e fácil de gerenciar a carteira de benefícios no portal da VR.

Já para os colaboradores, a opção é recheada de vantagens, entre elas, a comodidade de ter duas modalidades de uso. É um único cartão que será aceito nas redes VR Refeição e VR Alimentação, para pagamento das compras de cada tipo.

Conhecer a diferença entre vale-alimentação e vale-refeição é primordial para que toda empresa saiba o que faz mais sentido para os colaboradores. Afinal, são benefícios para funcionários que contribuem para a satisfação, crucial para o estimular o desempenho e melhorar o clima organizacional.Gostou do conteúdo e não vê a hora de garantir tudo isso para sua empresa? Então não perca tempo e conte com a VR conferindo no site todos os detalhes de como contratar e começar a usar nossos produtos e serviços.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!