btn
power skills
power skills
fade

Saiba o que e quais são os principais exemplos de power skills

A gestão de pessoas é um assunto muito extenso. Além das soft skills e das hard skills, existem outros conceitos que englobam o que uma empresa espera de um colaborador. As power skills são exemplos disso, caracterizando-se pela junção dos dois conceitos citados anteriormente.

Você sabe o que significa power skills, quais habilidades são essas e como desenvolvê-las? A VR preparou um artigo especial para você entender mais sobre esse conceito.

Hard skills X soft skills

Antes de entender mais sobre as power skills, que tal relembrar quais habilidades consistem as soft skills e as hard skills? O conhecimento sobre elas é essencial para você trabalhar o novo conceito de maneira eficiente.

Soft skills

As soft skills são as habilidades comportamentais não tangíveis, ou seja, que mudam com o tempo e variam entre cada colaborador. Elas consistem em aptidões que não podem ser conquistadas a partir de um curso técnico ou algo do tipo.

Inteligência emocional, por exemplo, é uma das principais habilidades comportamentais que englobam o conceito de soft skills. Além dela, podemos citar a comunicação eficaz, a empatia, a resiliência, a flexibilidade e o saber trabalhar sob pressão.

Hard skills

As hard skills seguem a direção contrária, trabalhando com habilidades tangíveis, que podem ser conquistadas a partir de métodos práticos de aprendizagem. Elas podem ser avaliadas a partir de um teste ou de uma prova, o que justifica a existência das avaliações em processos seletivos, por exemplo.

As hard skills consistem em habilidades que sabe ou você não. Gestão de pessoas, idioma estrangeiro, Excel avançado, edição de imagens e domínio no manuseio de programas e máquinas são alguns dos exemplos mais conhecidos.

O que são power skills?

power skills

Agora que você já sabe o que significa soft e hard skills, é hora de aprender mais sobre as power skills. Elas consistem na união das duas habilidades citadas, ocasionando que a progressão de carreira e o destaque na empresa sejam feitos mais rapidamente.

Em outras palavras, as power skills significam que o profissional é extremamente competente na área. Isso significa que ele não só se dá bem com as tarefas técnicas, como também é extremamente comunicativo, sabe trabalhar em equipe, respeitar o próximo, etc.

As pessoas com essas habilidades profissionais destacam-se não só em uma empresa, como também na carreira. Elas são inquietas e flexíveis, estando sempre em busca de aprimorar os conhecimentos e as habilidades. Para se dedicar às power skills, é preciso focar no currículo técnico e acadêmico.

Exemplos de power skills

Quais são as power skills mais desejadas pelos recrutadores? Em quais habilidades é necessário focar para se destacar em uma empresa? Confira a seleção que a VR Benefícios separou para você.

Autogestão

A autogestão é um dos principais destaques quando se trata de power skills. Esta característica é essencial para mostrar que você está no controle da sua própria carreira e trabalho. Ela mostra que você absorve o que é ensinado nos treinamentos internos e usa a sua experiência e os seus conhecimentos a favor de si mesmo.

Solução de problemas

A solução de problemas (proatividade) é uma das excelentes habilidades para currículo. Isso porque ela mostra que o profissional visualiza um problema e, além de resolvê-lo, aprende algo novo durante o processo. Ele não busca fugir de desafios, pelo contrário: prefere encará-los.

Pensamento crítico

O pensamento crítico é responsável por visualizar um problema e propor soluções para resolvê-lo. Enquanto alguns pensam que está tudo correndo bem, o profissional enxerga a situação por outro ângulo. Porém, pontuar críticas consiste em baseá-las nos critérios corretos.

Comunicação

Que a comunicação é essencial para se destacar no ambiente de trabalho, você já sabe, certo? Porém, ela vai muito além do básico. Colaboradores com uma boa comunicação tendem a se tornar líderes e referências ao dar conselhos e ao trabalhar com pessoas diferentes.

Como desenvolver as power skills?

A conquista das power skills é feita pela proatividade dos colaboradores. Porém, o RH também pode fazer parte dessa jornada. Afinal, essa área busca uma excelente equipe, com um alto desempenho de resultados, certo?

É importante que os gestores estimulem cursos de gestão pessoal no ambiente de trabalho. Aulas teóricas e práticas, eventos, palestras, workshops, processos de mentoring e coaching são algumas opções. Há diversas outras formas de estimular o aprendizado.

Confira mais dicas de desenvolvimento pessoal e profissional no blog da VR!

Se você está em busca de mais dicas de desenvolvimento pessoal e profissional, não deixe de visitar o blog da VR. Além das power skills, por lá, você encontra outras habilidades, métodos e técnicas muito enriquecedores para o dia a dia de trabalho.

Uma forma de estimular os colaboradores a terem um melhor desempenho no trabalho é oferecer os benefícios que eles merecem. Para isso, que tal conhecer os cartões Vale-Refeição e Vale-Alimentação da VR Benefícios?

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!