PRA SUA EMPRESA        ESTABELECIMENTO        PRA VOCÊ        VENDA VR        SITE VR        CONTRATE

como ser mais produtivo no trabalho
como ser mais produtivo no trabalho
fade

Dicas de como ser mais produtivo no trabalho

Algo que todos temos em comum é a quantidade de horas para realizar as tarefas diárias. Seja um presidente da empresa ou um profissional no início de carreira, saber administrar o seu tempo, as suas prioridades e a sua agenda é o primeiro passo para aprender a como ser mais produtivo no trabalho.

A gestão de tempo e a produtividade são assuntos cada vez mais importantes, ainda mais nos dias de hoje. A VR Benefícios preparou um artigo com dicas de como ser mais produtivo no trabalho em home office ou no presencial. As sugestões valem para onde você estiver. Vamos lá?

Faça um planejamento

O primeiro passo para aprender a como ser mais produtivo é se planejar e se organizar. Você pode começar adotando uma agenda ao seu dia a dia, ou até mesmo usando os aplicativos de organização disponíveis na internet (o Notion, por exemplo, é uma excelente sugestão).

Uma agenda, seja em formato físico ou digital, será de grande ajuda para se organizar de forma mais certeira, além de gerar lembretes de entrega das tarefas. O importante é ter a disciplina de anotar e consultar as pendências constantemente. A agenda digital ajuda nesse quesito ao enviar notificações.

Se você está tendo dificuldades em aprender a como ser mais produtivo no trabalho, tente iniciar o seu dia com a organização de tarefas e a definição de prioridades. Defina tudo o que precisa ser entregue em até 30 dias: sejam ligações de acompanhamento de propostas, prospecção de eventuais clientes etc.

Feito isso, a próxima etapa é decidir o que é mais urgente a fim de definir as suas prioridades ao longo de cada semana do mês. Vale dividir a sua agenda em blocos de horários para cada tarefa, ou com base no que precisa ser feito em cada dia da semana. Veja o exemplo:

  • segunda: prospecção de novos clientes;
  • terça: contatos de pós-venda pela manhã, prospecções durante a tarde;
  • quarta: prospecções pela manhã e confecção de propostas à tarde;
  • quinta: reuniões com novos clientes;
  • sexta: follow up geral.

Estabeleça metas

como ser mais produtivo no trabalho

A produtividade no trabalho tem tudo a ver com planejamento e organização, mas também com o estabelecimento de metas, sejam diárias, semanais ou mensais. Dessa forma, você conseguirá se organizar da melhor forma possível para alcançar os resultados de que você e a empresa precisam no final de um período.

Além disso, ao cumprir as metas estabelecidas, o sentimento de tarefa cumprida será essencial para dar um gás a mais nas próximas tarefas. Nada melhor do que aprender a como ser mais produtivo no trabalho e sentir que os seus esforços estão sendo recompensados, certo?

Evite a sobrecarga de tarefas

A produtividade também consiste em entender o tempo necessário para realizar cada tarefa pendente. Pensando nisso, evite a sobrecarga de responsabilidades e de precisar dar atenção a mais de uma por vez. Isso gera uma sobrecarga, consequentemente mais estresse e menos produtividade.

Tenha em mente que você é uma única pessoa e que a prática de aceitar, ao mesmo tempo, todas as demandas afeta, consideravelmente, a produtividade e a organização no trabalho. Por isso, aprenda a dizer “não” para algumas pessoas, inclusive para os seus superiores. Faça apenas aquilo que você acha que dará conta.

Fuja da procrastinação e evite distrações

Um dos principais inimigos da gestão de tempo e da produtividade é a procrastinação. Evite deixar tarefas para depois ou enrolar para iniciá-las. Dessa maneira, você estará reunindo todas elas para a última hora e acabará realizando-as de forma mais corrida, não dando o seu melhor.

Com o objetivo de que isso não aconteça, saiba identificar quais são os seus pontos de distração. É o celular? São as redes sociais ou as conversas com os colegas de trabalho? Identificando o que mais gera distrações, será possível fazer com que elas afetem você ao realizar as tarefas.

Faça pausas

Essa é uma das dicas mais eficientes ao aprender a como ser mais produtivo no trabalho. Trabalhar às oito horas seguidas, sem pequenas pausas, não é saudável para a sua produtividade. Isso gera exaustão e cansaço mental, fatores que você deseja evitar, certo?

A recomendação da VR Benefícios é fazer pausas de 10 a 15 minutos a cada 2 horas. Assim, será possível relaxar a mente e retornar ao trabalho com mais energia para finalizar as tarefas. As pausas podem consistir em fazer um lanche, conversar com os colegas e outras atividades rápidas.

Conheça o blog da VR Benefícios para mais dicas para o dia a dia de trabalho!

O que achou das dicas sobre como ser mais produtivo no trabalho? O blog da VR Benefícios é recheado com outras recomendações voltadas à vida profissional dos colaboradores e dos recrutadores. Confira os nossos artigos e implemente ainda mais estratégias na sua empresa!

Um dos pontos que faz com que os trabalhadores sejam mais produtivos no trabalho é sentir que estão sendo recompensados e que a empresa se preocupa com a qualidade de vida deles. Por isso, que tal conhecer o vale-refeição e o vale-alimentação da VR Benefícios? Não deixe de adotá-los!

Receba o conteúdo em primeira mão: