btn
mulher profissional de RH olhando para notebook na mesa analisando hard skills do futuro colaborador
mulher profissional de RH olhando para notebook na mesa analisando hard skills do futuro colaborador
fade

O que são hard skills? Saiba tudo sobre elas

Durante o processo seletivo, você já deve ter esbarrado com o termo “hard skills”, certo? Caso isso seja novidade, a VR Benefícios te explica o que isso significa. Em uma tradução livre, a expressão quer dizer “habilidades difíceis”, mais trabalhosas de conquistar, exigindo maior tempo de estudo e preparo.

Assim como as soft skills, as hard skills são bastante comentadas nas exigências para a admissão em uma vaga de emprego. Porém, antes de adentrarmos mais nas habilidades difíceis, que tal comentarmos a principal diferença entre esses dois termos?

Hard skills e soft skills: qual é a diferença?

A diferença entre soft skills e hard skills é muito simples. As habilidades pessoais que um profissional já possui são denominadas soft skills. O que isso quer dizer? Elas não precisam de comprovação profissional por meio de um diploma, por exemplo. 

As soft skills são conquistadas pela convivência social. Elas são mais difíceis de serem analisadas pelos recrutadores, tornando-se mais perceptíveis a partir das dinâmicas de grupo. Já se perguntou o motivo de um processo seletivo possuir um número alto de dinâmicas? É exatamente para conhecer os candidatos!

Já as hard skills são habilidades comprovadas por meio de certificação de qualificação, cursos, testes práticos, entre outros. Para comprová-las, você reúne todo o aprendizado conquistado após anos de estudo. Vale de tudo: desde graduações até cursos técnicos.

Para o recrutador ter ciência das hard skills, elas precisam estar presentes no currículo. Por isso, deixe tudo organizado para elas terem o destaque necessário. Afinal, o seu esforço merece não só ser reconhecido, como colocado em prática, certo?

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Exemplos de hard skills

Existem inúmeros exemplos de hard skills, muitos deles são diferentes de área para área. Porém, abaixo, veja alguns exemplos de quais skills para currículo são mais comumente exigidas pelas empresas.

  • Habilidades linguísticas: proficiência em línguas estrangeiras. Inglês avançado ou fluente é bastante requisitado;
  • Competência em informática: o Pacote Office é exigido em boa parte das vagas, mas também se refere ao uso de softwares e hardwares diferenciados, como o Excel, por exemplo;
  • Habilidades de design: isto é, domínio de programas de edição de imagem, como o Photoshop e o Illustrator. Também podem aparecer requisitos de habilidades em desenho à mão, topografia, etc;
  • Habilidades analíticas: interpretação, análise e apresentação de dados;
  • Habilidades de escrita: bastante comum em vagas relacionadas à comunicação. Escrita básica (pontuação, concordância, uso correto da gramática), acadêmica ou jornalística são alguns dos principais exemplos;
  • Marketing: habilidades em trabalhos relacionados às vendas, à publicidade, à pesquisa, ao uso de mídias sociais, etc. É importante saber trabalhar com o público consumidor.
mulher sorrindo analisando texto sobre hard skills no tablet

Como desenvolver as hard skills?

Agora que você já sabe o que são hard skills, é possível perceber que elas  englobam diversas áreas. Você pode conquistar essas habilidades de diferentes maneiras, já que todo conhecimento é válido. O importante é sempre dar o pontapé inicial.

Graduação/cursos profissionalizantes

A graduação é a principal forma de conquistar as hard skills. Com ela, você constrói o seu futuro profissional. A partir disso, é importante continuar estudando (que tal praticar o lifelong learning?), atentando-se às atualizações e às inovações do mercado que está sempre em constante mudança.

Neste momento, entram os cursos profissionalizantes. Em alguns casos, o mercado de trabalho exige conhecimentos que se surgem com as inovações. Por isso, é importante se especializar e manter o currículo sempre atualizado, ocasionando um maior crescimento na área.

Workshops

Os workshops são ótimos para adquirir novos conhecimentos. Eles consistem em eventos de curta duração que reúnem pessoas interessadas no mesmo assunto. Com eles, você entende melhor o tópico do seu interesse por meio de palestras e atividades práticas desenvolvidas por pessoas da área.

Por reunir várias pessoas em um mesmo local, é uma ótima oportunidade para não só aprender mais sobre o significado das hard skills desejadas, mas também criar um networking. Não vai perder essa oportunidade, não é?

VR Benefícios: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de trabalho!

Que tal aproveitar o conhecimento sobre o conceito de hard skills e alavancar a leitura em outros artigos sobre o assunto? O blog da VR reúne tudo o que você precisa saber sobre o mercado de trabalho, desde a parte burocrática até as principais novidades.

A VR Benefícios também oferece benefícios para os trabalhadores, como o Vale-Alimentação e o Vale-Refeição. Visite o nosso site e encontre todas as principais informações sobre eles! 

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!