A CUFA, idealizadora do projeto, realizou o evento de lançamento da competição que deve começar no dia 30 de julho.
A Taça das Favelas São Paulo está on! Nesta quinta-feira (14/07), aconteceu o evento de lançamento da edição 2022, organizada pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzida pela InFavela. A cerimônia foi no Museu do Futebol, no Pacaembu, estádio que recebeu 40 mil pessoas para as finais da última edição do torneio paulista em 2019.
Após dois anos de pausa, em função da pandemia, a competição voltou em grande estilo. E para marcar o retorno do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo, a celebração contou com nomes de peso: Cafu, pentacampeão brasileiro em 2002, esteve no evento ao lado de Marta Sobral, medalhista olímpica do basquete brasileiro em 1996. Os dois são embaixadores do Taça das Favelas e falaram bonito!
“O esporte mudou minha vida. Mas não usei os pés, usei as mãos’, disse Marta. Já Cafu exaltou o papel da bola além das quatro linhas: “O futebol é inclusão social, e é isso que nós queremos por meio da Taça das Favelas. Ela faz com que os jovens se integrem à sociedade, tendo o direito à igualdade”.
Técnicos, jogadores e jogadoras que irão disputar a competição também estiveram no lançamento, juntamente com Celso Athayde, fundador da CUFA e idealizador da Taça, Preto Zezé, presidente nacional da CUFA, e autoridades paulistas.
A cerimônia ainda contou com apresentações que exaltaram a cultura brasileira. O grupo de capoeira da comunidade de Heliópolis e o grupo de batuque de Paraisópolis fizeram bonito. Além disso, MC Menor MR e Raí BG dominaram o palco com o relançamento da música tema da Taça das Favelas, uma produção da CUFA em parceria com o canal KondZilla. A VR é uma das patrocinadoras da Taça das Favelas e esteve presente no evento.
INÍCIO DO TORNEIO
A Taça das Favelas São Paulo será disputada por 128 seleções de favelas: 32 femininas e 96 masculinas. Para as mulheres, não há limite de idade. Enquanto, entre os meninos, são permitidos jovens de 14 a 17 anos.
A bola começa a rolar no final de semana dos dias 30 e 31 de julho. As grandes finais estão previstas para acontecer no dia 8 de outubro.
“Estarmos envolvidos em um projeto com essa dimensão é uma grande honra para nós. A VR atua com o propósito de promover uma vida melhor, e o esporte faz isso. Muito além da atividade física, esporte é um meio de socialização. A prática esportiva conecta e humaniza as pessoas. Para nós, apoiar um torneio de futebol, esporte tão enraizado em nossa cultura, é promover o desenvolvimento social e o bem-estar de jovens”, afirma João Altman, diretor executivo de Pessoas, Marketing e Cultura.
Sobre a VR
Um novo olhar sobre o dia a dia dos empreendedores, trabalhadores e suas famílias nos fez ir muito além dos benefícios, em uma relação com mais propósito para todos. Somos VR, uma empresa Humana e tech. Tecnologia para dar mais para as pessoas.