btn
mulher tentando descobrir se vale-alimentação acumula
mulher tentando descobrir se vale-alimentação acumula
fade

Descubra se o valor do vale-alimentação acumula

O vale-alimentação é um dos benefícios mais populares entre os trabalhadores brasileiros. Cartões como o VR Alimentação estão há décadas na vida de empresas e funcionários. Porém, ainda existem dúvidas em relação ao auxílio. Uma das principais é: o valor do vale-alimentação acumula?

Muitas vezes, os trabalhadores não utilizam todo o valor disponibilizado mensalmente pelos empregadores. O que acontece com esse dinheiro? Acumula ou não nos próximos meses? Em caso de desligamento, o colaborador pode usar o saldo restante?

Para você saber mais sobre essas questões referentes ao auxílio, preparamos um artigo para você saber se vale-alimentação acumula, além de outras explicações importantes. Continue lendo!

O que é vale-alimentação?

O vale-alimentação é um benefício trabalhista oferecido pelos empregadores para que os trabalhadores comprem produtos de alimentação de que necessitam em estabelecimentos como supermercados, açougues, mercearias, hortifrútis, entre outros.

Também conhecido como VA, o vale-alimentação não é um benefício obrigatório pela CLT, como o vale-transporte. Contudo, acordos sindicais e de categorias profissionais podem colocar o auxílio como obrigatório. Mesmo facultativo, grande parte das empresas oferece o VA pelos inúmeros benefícios ao ambiente de trabalho.

O vale-alimentação, quando facultativo, não é um benefício com acréscimo ao salário — como o FGTS e o 13º. O auxílio também pode ser descontado até 20% do salário do empregado, porém essa prática não é padrão no mercado de trabalho.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Vale-alimentação acumula?

Agora que você já sabe o que é o auxílio, vamos à questão: o vale-alimentação acumula? Resumidamente, a resposta é sim: o valor excedente do pagamento de um mês continua no saldo para os períodos seguintes.

Dessa maneira, se o trabalhador não utilizar todo o valor do auxílio pago em um mês, o colaborador pode acumular vale-alimentação na conta. Essa regra também é aplicada ao vale-refeição.

Aplicativos das empresas que oferecem os cartões alimentação com VR e Você ajudam o trabalhador a controlar o saldo. Ao ter acesso fácil do valor disponível e todas as movimentações da conta, as pessoas podem ter um controle financeiro melhor.

Outra pergunta muito recorrente em relação ao acúmulo do benefício é o que acontece caso o funcionário seja desligado. Como não há regras sobre essa questão na CLT, as ações dependem de empresa para empresa.

Ou seja, alguns empregadores permitem ao trabalhador gastar o saldo do VA restante após o desligamento, ou até o processo de demissão ser finalizado. Outras empresas cortam todo o vínculo com o benefício no momento do desligamento.

mulher fazendo compras se pergutando se vale-alimentação acumula

Benefícios do vale-alimentação

Já vimos que o vale-alimentação acumula e que os trabalhadores possuem flexibilidade para utilizar o benefício. Que tal conhecer as outras vantagens do VA para as empresas e funcionários? Confira!

Atrair e reter talentos

Uma das principais vantagens do vale-alimentação é a atração de profissionais qualificados no mercado de trabalho. No mundo atual competitivo, oferecer benefícios corporativos é um grande diferencial, inclusive para valorizar os trabalhadores que já estão na empresa.

Os benefícios corporativos aumentam a motivação dos trabalhadores e melhoram a cultura de trabalho. Isso porque os auxílios ajudam em partes importantes da vida dos colaboradores — como a alimentação —, podendo trabalhar com menos preocupações pessoais.

Redução do turnover

A taxa de turnover, a rotatividade dos funcionários, é um importante fator para as empresas entenderem a satisfação e a identificação dos funcionários. Ao oferecer benefícios, as empresas encontraram mais um motivo para os funcionários continuarem na empresa e se sentirem valorizados.

Economia

A economia é uma das grandes razões para implementar o vale-alimentação, visto que as empresas filiadas ao PAT têm um abatimento de 4% no Imposto de Renda. Além disso, com o cartão-alimentação, os funcionários têm flexibilidade de utilizar o benefício em diversos estabelecimentos e de acumular saldo.

Como implementar o vale-alimentação na sua empresa?

Após ficarmos por dentro se o vale-alimentação acumula e todas as vantagens, é hora de saber como implementar o auxílio no seu negócio! O primeiro passo é cadastrar a empresa no PAT e escolher a modalidade de alimentação para os funcionários.

Depois de a empresa ser credenciada para o vale-alimentação, o próximo passo é procurar uma prestadora de serviço para disponibilizar o auxílio, como a VR Benefícios e seus cartões.

Os empregadores devem procurar sempre por prestadoras de serviço consolidadas, que obedecem todas as regras do PAT e dos acordos sindicais, além de possuir bons serviços de atendimento.

A VR é a melhor escolha para seu negócio!

Se você ficou interessado em implementar o vale-alimentação e outros benefícios para sua empresa, os cartões da VR são uma oportunidade imperdível. A VR está há mais de quatro décadas no mercado, sempre prezando serviços seguros, fáceis de usar e inovadores.

Nossos cartões, como o VR Alimentação e o VR Alimentação, possuem plataformas completas nas quais os empregadores realizam todo o planejamento dos benefícios. Os funcionários, por sua vez, têm um aplicativo no qual conferem o saldo e todas as movimentações, podendo se organizar financeiramente.
Caso você for um comerciante ou lojista e queira ampliar seus métodos de pagamento, a VR também traz uma solução perfeita para você: credencie seu negócio no site “Aceita VR”, e sua maquininha passará a receber os cartões da VR!

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!