btn
Como manter uma equipe engajada
Como manter uma equipe engajada
fade

Entenda por que é tão importante manter sua equipe engajada

Ter uma equipe engajada figura no topo da lista das premissas para uma empresa bem-sucedida. Não tem muito como fugir: a atitude e a disposição dos trabalhadores são cruciais para atingir as metas. No entanto, cabe justamente à empresa fomentar e garantir o engajamento, além de promover um clima organizacional positivo. 

Mas como implementar isto no dia a dia? Acima de tudo, com uma prática de gestão de pessoas realmente adequada. Nesse sentido, a empresa pode executar uma série de ações planejadas e alinhadas com a sua missão e valores, gerando comprometimento e, consequentemente, resultados.

Então, se você deseja descobrir como ter uma equipe comprometida e produtiva, continue a leitura!

O que é uma equipe engajada

Antes de mais nada, precisamos compreender o conceito de engajamento. Em uma simples consulta ao dicionário, é possível notar que um de seus sinônimos é o termo postura ativa. Em outras palavras: ação. Resultado disso, uma equipe engajada é aquela na qual os trabalhadores apresentam disposição e proatividade, sem lugar para a procrastinação.

Além disso, o comprometimento é outro importante atributo de uma equipe empenhada. Ou seja, todos os integrantes do time se sentem parte da organização, com consciência de suas qualidades e responsabilidades. Assim, o time naturalmente se organiza a favor do objetivo comum. Trata-se de um modo de trabalho propositivo e eficiente.

Aqui, cabe ressaltar que tanto o senso de responsabilidade quanto a postura ativa são características que devem ser incentivadas e trabalhadas pelas empresas nos colaboradores. Essas qualidades não surgirão do dia para a noite, pois dependem do estabelecimento de uma cultura organizacional consistente.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Vantagens de ter uma equipe engajada

Uma vez que entendemos o que é uma equipe engajada, chegou a hora de conhecer os benefícios gerados por ela. Afinal, essa qualidade é um dos maiores diferenciais que uma organização pode apresentar, independente do tamanho ou do segmento.

Ou seja, se você quer saber quais são as reais vantagens de ter uma equipe engajada em sua empresa, confira a lista abaixo:

–            Mais energia e satisfação na execução de atividades;

–            Divisão de responsabilidades;

–            Aumento da confiança entre o time;

–            Otimização de procedimentos;

–            Menos erros nos processos internos;

–            Prazos atendidos;

–            Resultados positivos e constantes;

–            Clima organizacional agradável;

–            Diminuição do índice de rotatividade e de custos com pessoal;

–            Valorização da imagem da empresa perante o mercado.

Boas práticas para envolver o time

Nesse contexto, há uma série de ações que podem ser efetivadas em sua empresa para fomentar uma equipe engajada. Essas iniciativas devem sempre estar alinhadas com a missão e os valores da organização, reforçando a cultura empresarial e fazendo com que todos os trabalhadores tenham o mesmo objetivo.

Em seguida, explicamos as principais práticas para envolver o time de uma empresa. Acompanhe!

Identificação de perfil na contratação

Em primeiro lugar, a empresa deve estar atenta a sinais de desengajamento logo no processo de seleção de novos colaboradores. Ou seja, se o candidato à vaga apresentar um perfil desanimado, resistente a mudanças ou sem senso colaborativo, talvez seja melhor não efetuar a contratação.

Dessa forma, é preciso lembrar que, embora a empresa seja a principal responsável por engajar seus trabalhadores, identificar e selecionar os perfis mais compatíveis  facilita bastante o trabalho dos líderes da organização.

Valorização da equipe

Uma vez que o time tenha sido bem escolhido, é o momento de valorizar os integrantes. Aqui, cabe uma série de ações importantes: ouvir a opinião da equipe, reconhecer os acertos, fornecer remuneração apropriada, contar com programas de incentivo, proporcionar chances de crescimento profissional e por aí vai.

Em outras palavras, é necessário gerar uma experiência positiva aos trabalhadores no dia a dia – esse conceito é conhecido como employee experience. O time deve trabalhar com senso de significado e em um ambiente positivo, sentindo-se valorizado em todos os aspectos.

Comunicação transparente

A comunicação é importante em qualquer área da vida, mas torna-se essencial nas relações profissionais. Afinal, uma mensagem falha é capaz de criar efeitos muito negativos, incluindo perda de tempo, desperdício de dinheiro e desgaste nos vínculos humanos.

Portanto, uma empresa que deseja ter uma equipe engajada deve se certificar de que a comunicação seja sempre transparente e objetiva, sem mal-entendidos.

Nesse sentido, os gestores podem realizar reuniões periódicas de feedback a fim de manter os objetivos e processos devidamente alinhados.

Liderança positiva

Os líderes devem ser referências naturais para o time. Tratam-se de figuras cujo papel é proporcionar confiança, liberdade e criatividade à equipe. Tudo isso sem imposição, apenas com a postura no dia a dia. Isso quer dizer que um líder deve ser exemplo no modo de agir, de se relacionar e de resolver os problemas.

Essa é a melhor forma de fomentar o conceito de liderança colaborativa em uma empresa. Assim, os trabalhadores se sentem inspirados para dividir responsabilidades e ajudar os colegas sempre que preciso. Todos são proativos e não têm medo de colocar a mão na massa. Tudo isso de forma organizada e comprometida.

Para além do salário

Por fim, como extensão da iniciativa de valorização da equipe, oferecer benefícios é uma ótima estratégia para criar um time engajado e um clima organizacional positivo. Afinal, esse tipo de iniciativa traz vantagens extremamente importantes para a qualidade de vida dos trabalhadores.

Resultado disso, empresas que oferecem benefícios de plano de saúde, mobilidade corporativa, alimentação, refeição e day off, por exemplo, estão um passo à frente da concorrência. Dessa forma, as vantagens além do salário contribuem diretamente para o engajamento e a satisfação dos trabalhadores.

Benefícios que agregam 

Vantagens em manter uma equipe engajada

Agora, vamos detalhar alguns benefícios estratégicos que valorizam os trabalhadores. Assim, a equipe tem mais comprometimento e produtividade, atingindo os resultados de maneira consistente. Confira!

Vale-refeição e vale-alimentação

Esses benefícios não são obrigatórios por lei, mas contribuem com a saúde alimentar, economia financeira e bem-estar aos trabalhadores. Assim, são extremamente valiosos para uma equipe engajada.

Porém, é importante contratar uma empresa confiável e de know-how reconhecido para gerir essa área. A VR, por exemplo, é a operadora mais tradicional da categoria em atividade no Brasil, com soluções modernas e inteligentes.

Plano de saúde

O oferecimento de um plano de saúde ao time é um grande aliado na tarefa de gerar engajamento interno em uma empresa.

Afinal, o benefício proporciona segurança ao trabalhador e sua família, fazendo com que ele exerça as atividades com mais tranquilidade.

Além disso, melhora os índices de captação e retenção de talentos. Portanto, trata-se de um benefício estratégico e fundamental para a diferenciação de uma empresa no mercado.

Mobilidade corporativa

Hoje, o transporte até o local de trabalho é uma questão de bastante relevância para os trabalhadores. Para facilitar a mobilidade corporativa, muitas empresas têm procurado parceiros capazes de pensar em soluções práticas e sustentáveis.

Nesse contexto, um dos destaques do segmento é a Audaz Tecnologia. Integrante do ecossistema VR, é uma plataforma especializada em melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores por meio da redução de custos de locomoção e otimização do gerenciamento do vale-transporte, entre outras ações.

Day off

Também conhecido como “dia livre”, o day off nada mais é do que o oferecimento de uma folga remunerada ao trabalhador. Normalmente, esse benefício é dado em datas específicas, incluindo o aniversário, ou como recompensa pelo alcance de metas.

Seja como for, o day off pode exercer importante papel na motivação e engajamento da equipe. Acima de tudo, o benefício evidencia a valorização ao aspecto humano no âmbito empresarial. 

Engajar a equipe é um investimento

Diante de todos esses pontos, é notório que fomentar uma equipe engajada é um dos maiores investimentos que uma empresa pode realizar. Afinal, quando os colaboradores estão satisfeitos e motivados, são mais produtivos, criativos e colaborativos. Portanto, coloque em prática as iniciativas de engajamento aqui apresentadas, além de considerar o oferecimento de benefícios estratégicos ao time. Dessa forma, quem ganha é a própria organização, uma vez que as iniciativas geram um ciclo positivo e extremamente benéfico ao alcance de metas e retenção de talentos.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!