PRA SUA EMPRESA        ESTABELECIMENTO        PRA VOCÊ        VENDA VR        SITE VR        CONTRATE

o que é o plano de cargos e salários
o que é o plano de cargos e salários
fade

Como montar um plano de cargos e salários para sua empresa?

Permitir que os colaboradores enxerguem um futuro com oportunidades de crescimento é fundamental para se destacar no universo corporativo. Para tornar isso possível, é importante estabelecer um bom plano de cargos e salários.

Também conhecido como plano de cargos, carreiras e salários (PCCS), esse mecanismo é uma ótima forma de estabelecer regras claras e justas para as diferenças salariais entre os colaboradores, além de critérios para promoção e concessão de benefícios. Quer saber mais? Vem com a gente e confira!

O que é um plano de cargos e salários?

Um plano de cargos e salários é um documento que define funções, requisitos e remunerações em uma empresa. O principal objetivo é manter o quadro de colaboradores organizado, garantindo um salário compatível com o mercado.

Normalmente, o setor de Recursos Humanos é responsável pela elaboração do plano de cargos. O mecanismo também estabelece critérios para o desenvolvimento profissional, proporcionando uma visão clara, em uma escala hierárquica, das oportunidades dos colaboradores na corporação.

Como elaborar um plano eficiente?

Se você deseja elaborar um plano de cargos e salários eficiente para sua empresa, está no lugar certo. Para te ajudar, preparamos um passo a passo, com dicas indispensáveis.

Entenda mais sobre o conceito

Antes de colocar a mão na massa, o primeiro passo é entender mais sobre o conceito de plano de carreira e a finalidade disso para a empresa. Dessa forma, fica mais fácil manter o foco para desenvolvê-lo de forma precisa. Lembre-se de que, com ele, sua empresa tem um direcionamento em relação a contratações, promoções, remuneração, etc.

Reúna os gestores para consolidar cargos existentes

Após decidir criar um PCCS, é hora de reunir os gestores para efetivá-lo. Nesse momento, deve ser discutido quais posições permanecem e quais serão desenvolvidas para colaborar com o crescimento da empresa.

Todas as mudanças devem ser respaldadas pelas políticas internas da empresa, de acordo com o funcionamento do negócio. Essa etapa é muito importante para elaborar um plano de cargos e carreira claro e determinado.

Defina os cargos e as carreiras

Depois de alinhar quais são as necessidades da organização, o setor de RH pode desenvolver o plano de cargos e salários. Para começar, é necessário fazer um levantamento de atribuições, identificando as funções de cada colaborador. Para isso, é possível investir em entrevistas e questionários.

Com essa análise, será possível destacar e esclarecer quais são os passos de produtividade e qualificação técnica (diplomas, certificados de pós-graduação, etc.) necessários para o desenvolvimento profissional das funções. Um exemplo bastante utilizado por empresas de tecnologia é o uso das nomenclaturas:

  • trainee: para colaboradores que estão cursando ou são recém-formados em um curso superior;
  • júnior: para profissionais iniciantes formados;
  • pleno: para aqueles que têm certa experiência nas áreas;
  • sênior: para os profissionais mais experientes nas funções.

Porém, você pode estabelecer suas próprias nomenclaturas, de acordo com a cultura da sua organização.

mulher negra mostrando plano de cargos e salários a funcionária em sala de reunião

Estabeleça uma faixa salarial

Ao definir os cargos e as carreiras, também é necessário desenvolver um plano de salário. Para isso, a participação do departamento financeiro é fundamental, tendo em vista que a estrutura não pode se afastar das possibilidades reais da companhia.

Uma dica para a elaboração é consultar tabelas dos sindicatos de cada categoria profissional. Além disso, é possível fazer pesquisas de mercado e benchmarking para buscar referências de outras companhias da mesma área.

Depois de decidir os valores, é necessário criar regras transparentes sobre como ocorrerão os aumentos salariais e as promoções. Para isso, você pode definir alguns critérios, como tempo de casa, absenteísmo, feedbacks, desempenho, qualificações acadêmicas e treinamentos.

Liste as responsabilidades e o perfil para os cargos

Listar as responsabilidades e definir um perfil profissional para cada cargo (já existente ou novo) também são boas alternativas ao elaborar um plano de cargos e salários. Assim, todos os colaboradores terão ciência dos requisitos necessários para ocupar tais posições.

Com isso, é possível incluir no PCCS as habilidades que os candidatos devem ter para desempenhar a função, assim como as qualificações desejadas. Você também pode definir quais traços de comportamentos são mais adequados para o cargo, como, por exemplo, a liderança.

Comunique os atuais colaboradores

Para o plano de cargos e salários funcionar bem, é fundamental que haja comunicação entre o departamento de Recursos Humanos, os gestores e os demais funcionários. Afinal, é importante que todos se sintam parte do processo para existir comprometimento na implantação.

Para finalizar, os líderes da empresa devem saber que, além de elaborar o plano, é importante buscar ferramentas e formas de motivar os colaboradores, como, por exemplo, uma boa política de benefícios. Assim, é possível atrair e reter os melhores talentos do mercado.

Quais são os benefícios do plano para as empresas?

Com o plano de cargos e salários pronto, é possível garantir inúmeros benefícios para a organização. Entre eles, está a promoção de igualdade e justiça entre os trabalhadores, que compreendem melhor a hierarquia e as oportunidades da empresa.

Além disso, o mecanismo facilita o planejamento financeiro, já que pode ser usado para a tomada de decisões importantes, como promoções e contratações. O plano também favorece a relação com o colaborador, que se sente mais seguro sobre as atribuições e o futuro na organização.

A política de cargos e salários também pode ser um diferencial na hora de atrair novos talentos. Afinal, atualmente, não é só o salário que faz a diferença durante um processo seletivo.

Conte com a ajuda da VR Benefícios

Gostou do conteúdo e já sabe como elaborar um bom plano de cargos e salários para sua empresa? Então, não deixe de navegar pelo blog da VR e ficar por dentro de todas as novidades.

Se quiser, você ainda pode contar com a VR Benefícios para motivar e engajar os colaboradores. Há mais de 40 anos no mercado, contamos com os melhores benefícios empresariais, como: VR Refeição, VR Alimentação e muito mais. Confira e aproveite!

Receba o conteúdo em primeira mão: