Ele revolucionou a maneira como nos comunicamos e mantemos contato com amigos, familiares e no trabalho. Podemos ter grupos de amigos que não encontramos há tempos, grupo dos colegas do antigo trabalho, outro só com parentes queridos. Por tudo isso o WhatsApp é um dos aplicativos mais baixado não só no Brasil, mas em todo o mundo, segundo pesquisa realizada pela consultoria Sensor Tower e divulgada pelo blog Usemobile. Além de todos as funcionalidades que você já conhece, que praticamente aposentaram as mensagens via SMS, vamos te ajudar a usar o WhatsApp como ferramenta profissional e melhorar as suas vendas.
Uma pesquisa divulgada pelo site tecmundo, chamada de Panorama Mobile Time/ Opinion Box, informa que o app de troca de mensagens está instalado em 99% dos smartphones em operação no Brasil. Essa mesma pesquisa afirma que 76% dos brasileiros já interagiram com marcas através do aplicativo. Deste total de usuários, 77% disseram usar (ou ter usado) o aplicativo para tirar dúvidas sobre um produto ou serviço, 65% para receber suporte técnico, 61% para saber de promoções e 54% para realizar compras.
E segundo dados do portal da Fundação Getúlio Vargas (FGV), são mais de 234 milhões de telefones inteligentes no Brasil. Já imaginou quantos potenciais clientes existem aí para alavancar suas vendas?
Acompanhe conosco algumas boas práticas voltadas para vendas com o aplicativo que vão ajudar a melhorar os seus resultados. E se quiser ter ainda mais ideias de como aumentar suas vendas, confira nossos materiais de treinamento com ótimas dicas para te ajudar nesta jornada.
O que é o WhatsApp marketing?
Não se trata aqui de um recurso extra ou versão mais completa do aplicativo, e sim de uma estratégia que utiliza este poderoso recurso como canal de comunicação e vendas de um produto ou serviço por uma empresa.
Se existem 234 milhões de smartphones no Brasil e quase todos eles possuem o aplicativo instalado, você precisa aproveitar todo o potencial desse canal da melhor maneira possível e sair na frente de seus concorrentes.
Veja algumas atividades interessantes dentro dessa estratégia:
- Prospectar novos clientes
Muitas empresas oferecem em seu site ou mídias sociais um número de contato de WhatsApp. Esse é um ótimo ponto de partida para sua estratégia de captar novos clientes.
- Faça uma boa pesquisa nas redes das empresas que pretende abordar e organize os contatos em uma planilha.
- Com os contatos organizados, prepare um material de apresentação. Uma boa ideia é usar a ferramenta Canva para fazer uma arte simples com seus dados profissionais e os produtos que você tem a oferecer. Isso vai passar uma imagem mais profissional.
- Faça um primeiro contato com o número, se apresentado e pedindo para falar com pessoa responsável pelo RH ou pela contratação de benefícios para os funcionários (em alguns casos é o próprio dono do estabelecimento ou empresa).
- Colete informações importantes que você não conseguiu obter pela internet, como quantidade de colaboradores, por exemplo, e peça para agendar uma reunião (mesmo que virtual) para apresentação da proposta, caso a empresa demonstre interesse.
- Peça ajuda para seu Gerente de Negócios (link p ebook, “treinamento”, no glossário básico) para elaborar a proposta e te acompanhar na reunião, se necessário.
- Enviar conteúdos interessantes.
Outra ótima funcionalidade do WhatsApp é a possibilidade de enviar conteúdos relevantes para seus clientes. Crie uma lista de transmissão com sua base de clientes. É muito importante aqui que todos eles aceitem receber suas mensagens, para evitar problemas com a sua conta do aplicativo. Sempre que se deparar com uma informação relevante para o setor, ou tiver algo interessante para dividir com eles, como uma promoção, por exemplo, você pode criar uma arte no Canva (conforme explicado em ”Prospectar novos clientes”) com as informações e repassar para sua base.
- Participar de grupos de discussão com profissionais do setor
Esta é uma ótima maneira de se manter bem informado sobre as novidades do setor e ainda manter aquecida sua rede de relacionamentos profissionais (o tal do “networking”).
- Realizar follow up
Uma maneira menos invasiva do que um telefonema, mas muito eficiente de saber se a pessoa para quem você enviou uma proposta tem alguma dúvida ou se você pode ser útil em mais algum ponto.
- Fazer pesquisas de satisfação com seus clientes
Todo mundo gosta de se sentir importante e saber que determinada empresa que nos vendeu alguma coisa está preocupada com a nossa opinião. E você pode usar o WhatsApp para manter este elo de relacionamento com seus clientes e saber o que eles estão achando do seu atendimento e do produto que você comercializou.
As vantagens do WhatsApp Business
A versão tradicional do aplicativo já é uma ferramenta bastante completa e útil tanto para nosso dia a dia, para manter contato com amigos e familiares, quanto para fins profissionais. Mas é sempre bom saber que existe, além da versão tradicional do aplicativo, uma versão focada em empresas de pequeno e médio porte, e, o melhor de tudo, também gratuita. As funcionalidades e a maneira de operar são muito parecidas. Ambos permitem apenas a utilização de um número por aparelho.
Mas a versão “Business”, lançada em 2018, oferece algumas possibilidades interessantes. Para começar, a perfil já apresenta algumas vantagens em relação à versão tradicional. Além da foto de capa, nome e descrição da conta, a versão “Business” permite adicionar informações como:
- Localização
- Horário de atendimento ao público
- Link para site ou demais mídias sociais
- Catálogo de produtos ou serviços
Além disso, a versão para pequenas e médias empresas tem um logotipo diferente. Mas a grande vantagem no dia a dia é a automatização de mensagens. A versão “Business” possibilita que você programe alguns modelos de respostas automáticas.
Uma delas é para se algum cliente ou potencial cliente entrar em contato com você em um horário fora do que você estabeleceu como seu período de atendimento. Neste caso, o cliente será surpreendido por uma resposta do tipo: “Obrigado por entrar em contato conosco. Não estamos atendendo no momento, mas entraremos em contato em breve”, ou algo assim.
Caso o contato seja feito durante o horário estabelecido, o cliente receberá uma saudação automaticamente assim que fizer contato. Nada mais chato do que deixar um potencial cliente esperando, não é mesmo? Então, caso você receba uma mensagem em um momento que não possa responder, o WhatsApp Business fará isso por você.
O terceiro tipo de resposta automática da versão “Business” permite que você crie modelos de respostas para perguntas mais comuns, agilizando sua conversa.
Existe ainda uma outra versão do aplicativo, chamada WhatsApp Business API. Este último é voltado para empresas de médio para grande porte e é um serviço pago. Ele apresenta funcionalidades interessantes para empresas maiores, como a possibilidade de diversos vendedores usarem o mesmo número, facilidade de conexão com plataformas de CRM e possui diversas opções de personalização de respostas e outras funcionalidades.
Por que usar a versão para computador do WhatsApp?
Outra dica importante para ajudar a organizar seu trabalho e melhorar suas vendas utilizando o WhatsApp é usar a versão “desktop”.
O aplicativo é idêntico ao utilizados nos telefones, mas tem a grande vantagem de ser manipulado de seu computador. Com ele, ao invés de você ter que teclar e ler as mensagens em seu aparelho de telefone celular, você pode conduzir todas as conversas utilizando o seu computador, o que é muito mais confortável e ágil. Além de ser mais demorado teclar no telefone, as chances de escrever alguma coisa errada nas teclinhas do celular é muito maior do que se usarmos o teclado do nosso computador. E erros de português não são nada bem vistos em uma negociação comercial.
Também fica muito mais fácil, pelo computador, de acessar e compartilhar arquivos como propostas comerciais e outros materiais úteis na sua jornada de vendas.
São muitas as possibilidades a serem exploradas utilizando o WhatsApp como ferramenta para aumentar suas vendas. É uma maneira prática, eficiente e gratuita que vai permitir você fazer contato e oferecer seus produtos a uma quantidade enorme de possíveis clientes. As vantagens são muitas, como poder mandar mensagens para grupos e ter a sua disposição todo o histórico de mensagens trocadas com cada um de seus contatos.
Lembre-se que mesmo que você não feche o negócio em um primeiro momento, manter contato constante (mas sem exageros, para não criar um sentimento desagradável) com possíveis parceiros comerciais fará com que você seja lembrado caso, em algum momento futuro, a pessoa com quem você conversou precise dos produtos que você tem a oferecer.
Então que tal começar agora mesmo a organizar esta nova estratégia para turbinar suas vendas?