Alinhada ao seu compromisso social, a VR patrocina projeto que oferece suporte completo para pacientes da terceira idade e os conecta ao mundo digital.
A VR apoia iniciativas que potencializam o seu alcance e promovem bem-estar, inclusão e o desenvolvimento humano, entre elas o projeto Adote um Leito – Letramento Digital para Idosos, realizado em parceria com a Funfarme, que tem como objetivo oferecer um tratamento integral a pacientes idosos, incluindo cuidados de saúde e capacitação digital.
Cuidando de Idosos de Forma Completa e Sustentável
O projeto garante a manutenção dos leitos de internação de forma plena, assegurando que nenhum tratamento seja interrompido ou que sua qualidade seja comprometida, buscando promover a sustentabilidade para o dia a dia dos pacientes idosos, com um tratamento 360, que vai além da doença e se estende à melhoria da qualidade de vida.
Letramento Digital: Estimulando a Memória e a Inclusão
.
Parte essencial do projeto é o Letramento Digital para a Terceira Idade, que visa estimular a memória dos idosos por meio de oficinas com atividades cotidianas simples, promovendo a inclusão digital e social. Para isso, são utilizadas técnicas de estimulação cognitiva que também ajudam a melhorar a linguagem e as habilidades dos participantes.
Além disso, o projeto faz uso de materiais adequados e estratégias personalizadas para garantir a participação ativa e o engajamento dos idosos.
A metodologia das atividades é baseada em abordagens práticas, incluindo exercícios e jogos interativos, que tornam o aprendizado mais dinâmico e divertido. Todas as atividades são cuidadosamente adaptadas às necessidades individuais dos idosos, levando em consideração seus níveis de habilidade e interesse, de modo a proporcionar uma experiência enriquecedora e positiva.
Os temas vão desde educação financeira até letramento digital voltado para mídias sociais, para promover o desenvolvimento pessoal e dar mais autonomia aos idosos no uso de tecnologias digitais.
Primeiros Resultados e Impacto do Projeto
A primeira edição das oficinas de letramento digital ocorreu em junho de 2024, com um total de 54 idosos participando de seis oficinas iniciais. Já nesse primeiro grupo, foi possível observar o impacto positivo no estímulo à memória, promoção da inclusão digital e na melhoria da qualidade de vida, principais objetivos do projeto.
Em agosto, a ação foi retomada com um novo ciclo de atividades, oferecendo mais 32 horas de capacitação, consolidando ainda mais os benefícios dessa iniciativa para os participantes.
Por Dentro das Oficinas: A Experiência sob o Olhar da Educadora
Depoimento de Normélia Bertoni, produtora e arte educadora envolvida no projeto:
“O impacto positivo que as atividades tiveram sobre os participantes foi além do que eu poderia imaginar. Muitas vezes, o que é óbvio para nossa geração não é nada óbvio ou fácil para gerações anteriores. A alegria dos idosos ao aprenderem novas funções no celular, como aumentar a fonte para facilitar a leitura, usar comandos de voz para acessibilidade, bloquear chamadas de spam e evitar golpes, é visível”, afirmou a educadora.
Normélia também destacou como algumas oficinas foram dedicadas à exploração da fotografia de maneira acessível e prática: “Os participantes aprenderam técnicas básicas e foram convidados a criar versos, músicas e cenários”.
Ela finalizou ressaltando a surpresa positiva com a aceitação das equipes de saúde: “Além de receberem os idosos muito bem, muitas vezes ouviam o que estava sendo ensinado e até paravam para aprender junto com os pacientes e acompanhantes”.
.
No Caminho Certo
Iniciativas como essa não apenas melhoram a autonomia dos idosos no uso de tecnologias digitais, mas também fortalecem sua confiança e capacidade de comunicação, promovendo a socialização e o sentimento de pertencimento em um ambiente de apoio e integração.
A VR se orgulha de estar no caminho certo ao investir em projetos que transformam vidas e geram impacto positivo na sociedade.
Quer saber mais sobre nossas ações e iniciativas? Acompanhe a VR em nossas redes sociais: @issoevr.