btn
Qual a função de um líder em uma empresa moderna?
Qual a função de um líder em uma empresa moderna?
fade

Qual a função de um líder em uma empresa moderna?

Quando alguém pergunta qual a função de um líder, a principal imagem que vem à mente é a de um profissional capaz de orientar e levar uma equipe ou empresa a conquistar os objetivos traçados. 

Para isso, ele deve ter pelo menos três características principais de um gestor em um cargo de liderança moderna:  ter visão estratégica, saber tomar decisões e ser um exemplo de profissional para os demais. 

Seu papel é fundamental na gestão e as responsabilidades vão além de apenas dar ordens e comandar pessoas. Envolvem desenvolver suas equipes e ser responsável pelos resultados – bons e ruins – da empresa, como você vai ver neste conteúdo. 

Sumário

  • 7 exemplos da liderança moderna
  • Quais as características de um líder moderno?
  • Entenda porque liderança é importante
  • Como pensam os líderes modernos?
Qual a função de um líder

 7 exemplos da liderança moderna

Um bom líder tem foco nos resultados, mas dedica tempo às pessoas.  Ajuda sua equipe a desenvolver habilidades, agrega e empodera as pessoas, estimulando-as a inovar para fazer o melhor que puderem. 

Esse perfil de profissional é conhecido como líder 4.0, tendência do RH 4.0. Confira os principais exemplos dessa liderança moderna.

Saúde dos Trabalhadores em 2023
  1. Valoriza a diversidade – na liderança moderna, um gestor 4.0 reconhece a importância de montar equipes diversas. Cada profissional com sua habilidade, resultado de formações e experiências diferentes, vai contribuir para a melhoria do trabalho e dos colegas.
  2. Capacita equipes – quando você pensa qual a função de um líder, a resposta é clara: estimular as equipes a se desafiarem em novas funções para alcançar os objetivos traçados.
  3. Delega funções – na liderança moderna, não há espaço para que apenas um profissional se destaque. Ao contrário, um bom líder delega e orienta seus subordinados.
  4.  É flexível – sabe a importância de se adaptar a um mundo altamente tecnológico em constante transformação. Por isso, tem flexibilidade para aceitar as mudanças e se adaptar rapidamente.
  5.  Usa a tecnologia – quando você pergunta qual a função de um líder, é bom saber que líderes modernos estão atentos às inovações tecnológicas (alguns são heavy users) para usá-las a favor do negócio e dos resultados.
  6.  Organiza o tempo – na liderança moderna, o gestor sabe o valor do tempo. Estabelece prioridades e consegue dividir suas atividades para alcançar os objetivos da área.

Estimula o aperfeiçoamento – um bom gestor, na liderança moderna, não apenas busca sua capacitação, mas estimula os times a se aperfeiçoarem para crescer. E sabe ouvir as necessidades de cada membro da equipe.

Quais as características de um líder moderno?

Assim como a tecnologia evolui, a gestão das empresas precisa acompanhar as mudanças do mercado. Isso tem exigido um perfil profissional muito diferente dos líderes do passado que, na grande maioria, davam ordens esperando apenas que fossem cumpridas. 

A resposta para a pergunta qual a função de um líder é: a liderança moderna enfrenta desafios muito distintos dos que existiam há duas décadas. Para isso, o gestor teve que se capacitar tecnicamente, é verdade, mas também precisou desenvolver a habilidade de gerenciar pessoas e manter a equipe engajada

Além da necessidade de pensar de forma estratégica e agir rapidamente, respondendo às mudanças que a tecnologia traz e podem garantir o diferencial competitivo de uma empresa, na liderança moderna é preciso centrar a atuação na transparência, no respeito ao outro e na capacidade de estimular a equipe a crescer. 

Há cada vez menos espaço nas empresas para líderes tóxicos, que criam ambientes e relações que levam os colaboradores ao burnout, como mostra pesquisa da McKinsey. Como você vai ver, as principais características de um líder moderno são:

Adaptabilidade – sem dúvida, essa é uma das principais características dos líderes modernos. O mundo atual exige que os gestores sejam flexíveis e consigam não apenas se adaptar às mudanças, mas reagir rapidamente aos desafios que surgirem durante a sua gestão. 

Visão estratégica – devem conhecer o negócio, projetar de forma objetiva e clara os objetivos da empresa e traçar as estratégias para alcançar as metas, sem deixar de ouvir a equipe ou trocar experiências com seus liderados.

Foco em resultados – na liderança moderna, um gestor 4.0 sabe exatamente os resultados que são esperados dele e prepara sua equipe para ajudá-lo a alcançar essas metas. Como enxerga o time como um aliado, sabe valorizar o melhor de cada profissional. 

Valoriza talentos – além de reconhecer os talentos do time, um bom gestor estimula sua equipe a se capacitar. O líder usa seu conhecimento para valorizar os pontos fortes de cada um do time, ajudando-os também a enxergar suas deficiências e a enfrentá-las.

Humildade – sabe aceitar elogios, mas compreende as críticas e as usa para seu aperfeiçoamento. Na liderança moderna, um gestor 4.0 sabe reconhecer suas limitações e enxerga seu time como um aliado, um parceiro do negócio.

Exemplos de liderança

Entenda porque liderança é importante

A função básica de um gestor na liderança moderna é conduzir a empresa e seus pares para atingir os objetivos traçados. Líderes são essenciais em toda atividade humana: em um time de futebol, em um negócio, em uma organização sem fins lucrativos, em um condomínio. 


Cabe ao líder moderno fornecer uma visão clara do negócio e o direcionamento necessário para a equipe atingir os objetivos, mostrando o propósito que se deseja alcançar e as estratégias necessárias para isso. 

Sem um líder, a desorganização impera porque não é estabelecida uma hierarquia interna ou um plano de negócios. As pessoas agem de forma descoordenada, sem entender as prioridades ou estabelecendo as suas prioridades como as ideais – que nem sempre são as da empresa. 

Para entender porque liderança é importante, pense que bons gestores tomam decisões, resolvem conflitos, conquistam a confiança dos liderados por seu exemplo, representam a empresa e seus subordinados em ações externas, e causam impacto positivo por sua atuação junto a parceiros externos.

Sem líderes modernos, que estabelecem a direção e cuidam da performance das organizações, inspirando e motivando as pessoas, a humanidade não teria progredido da forma como evoluiu.

Como pensam os líderes modernos?

Líderes modernos costumam ter uma mente mais aberta e focada em desafios. São orientados para alcançar resultados, mas prezam os valores da empresa e sua imagem. 

Buscam o lucro, é verdade, mas não ignoram o meio ambiente e as operações que podem colocar a natureza em risco. Nesse caso, estão em sintonia com o que apontou o estudo da OpionBox

O levantamento revelou que a preocupação com a sustentabilidade faz parte da vida de 84% dos brasileiros, que temem pelo futuro das próximas gerações caso a natureza não seja preservada.

Mesmo cada gestor tendo características profissionais e pessoais distintas, existem temas que estão na pauta dos líderes modernos, como inovação e colaboração.
Com relação à forma de pensar dos líderes modernos, duas características comuns a eles e cada vez mais valorizadas são: resiliência, que é a capacidade de enfrentar os desafios e adversidades, e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Afinal, líderes modernos entendem que esse meio-termo é essencial para o bem-estar e para a produtividade.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!