homem calculando ticket médio
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Ticket médio: o que é e como calcular o valor

Ferramentas e métricas são fundamentais para analisar o sucesso de um negócio. Mais que identificar os pontos positivos e negativos da empresa em determinado período, os dados são importantes para o planejamento. Um dos indicadores de vendas mais utilizados no mercado é o ticket médio.

O ticket médio de venda pode ser aplicado em qualquer empresa. O cálculo da média de cada venda ajuda a entender os clientes e o tipo de serviço procurado. Principalmente, no ramo de alimentação e refeição, o ticket médio é uma métrica muito confiável nas análises.

Quer saber o que é ticket médio e como calculá-lo? A VR preparou um texto para tirar todas as suas dúvidas! Também vamos explicar o valor do ticket para cada região do Brasil e a importância para os negócios.

O que é ticket médio?

O ticket médio é o valor médio de vendas de um negócio em um determinado período. Dessa maneira, o indicativo revela quanto os clientes gastam em média por compra. No mundo do Marketing, o ticket médio é um indicador-chave de desempenho (KPI).

Fazer o cálculo do valor todo mês auxilia na análise do que está funcionando no negócio para elaborar um planejamento estratégico. O indicativo também é muito usado para demonstrar o potencial do negócio para possíveis investidores e parceiros.

Na maioria das vezes, o ticket é calculado em relação ao total de vendas. Porém, pode haver recortes de análise, como o valor médio de um produto ou de uma campanha especial em determinado período.

Como calcular o ticket médio?

Agora que você entendeu o que é o conceito, resta uma questão: como calcular o ticket médio? Por incrível que pareça, esse cálculo é muito simples e traz ganhos enormes para os negócios.

Para chegar ao valor, é preciso identificar o faturamento total e o número de vendas em um período determinado de análise. Dessa forma, extrai-se a média dividindo o faturamento pelo número de pedidos:

  • Ticket médio: faturamento total / número de vendas

Muito simples, não é mesmo? Para exemplificar, vamos supor que você possui um restaurante que faturou R$ 45 mil com 1.500 vendas no mês. Nesse caso, para chegar ao ticket médio, o cálculo será o seguinte:

  • Ticket médio: 45.000 / 1.500
  • Ticket médio: R$ 30,00

Você pode comparar esse dado com os meses anteriores e posteriores para identificar temporadas em que o ticket é maior ou menor, analisar se há evolução no tempo e comparar o aumento do preço dos insumos e dos processos no período. Assim, você tem um panorama de suas vendas.

Ticket médio de refeição nas regiões do Brasil

empresários calculando ticket médio

Uma das análises mais aplicadas de ticket médio é por região e cidades. Sabendo do valor médio de determinado produto, tipo de estabelecimento ou serviço de uma área, é possível ter uma base de comparação para seu próprio negócio.

Como dissemos, o setor de alimentos e refeições beneficia-se demais desse cálculo, tanto para os estabelecimentos, quanto para as empresas que oferecem vale-alimentação e refeição aos funcionários. Sabendo do ticket da região, pode-se fazer uma estimativa do custo de refeição por colaborador.

A Associação Brasileira de Serviços de Benefícios ao Trabalhador fez um levantamento do valor que os funcionários pagam em refeições para cada região do Brasil. A pesquisa cobre até a média de opções, como à la carte e comercial, das cidades analisadas. Configura o valor médio de cada parte abaixo.

  • Centro-Oeste: R$ 34,20;
  • Nordeste: R$ 40,28;
  • Norte: R$ 36,14;
  • Sudeste: R$ 42,83;
  • Sul: R$ 36,97.

Esses valores funcionam para dar uma ideia geral dos gastos de clientes utilizando vale-refeição, como o VR Refeição, no Brasil. Porém, para ter mais eficiência em seu negócio, é necessário procurar o ticket médio por cliente de cada cidade e até de cada bairro.

Como aumentar o ticket médio?

Já calculou o ticket médio de sua empresa e comparou com o da cidade? O próximo passo é saber como aumentar o valor. Algumas estratégias simples podem mudar suas vendas. Confira!

Combos e brindes

Uma das formas de aumentar o ticket é persuadir o cliente a consumidor ou comprar mais de um item em conjunto, com a justificativa do custo-benefício. Um bom exemplo são lanchonetes que combinam sanduíche e bebida com desconto.

Fidelização do cliente

Quando os clientes confiam nas empresas, a taxa de retorno é maior, assim como a possibilidade de venda de outros produtos. Ainda mais hoje, na era das redes sociais, estabelecer um bom canal com o cliente e desenvolver estratégias de marketing é fundamental para o aumento do valor médio.

Treinamento de vendedores

Bons vendedores transformam um potencial consumidor em um cliente e oferecem soluções para outras demandas pessoais. É preciso treinamento para entender os gatilhos mentais, como lidar com diferentes personalidades e comunicar-se com clientes no pós-compra.

A VR é a melhor opção para sua empresa

A VR sabe da importância do ticket médio para os negócios. Isso porque somos uma empresa pioneira no oferecimento de benefícios para o trabalhador brasileiro. Há mais de quatro décadas no mercado, criamos uma rede para nossos cartões serem aceitos em todo Brasil.

Os nossos cartões corporativos, como o VR Alimentação e o VR Transporte, oferecem facilidades para o empregador e para os funcionários. Contamos com plataformas em que a empresa confere todas as movimentações. Já os funcionários possuem um aplicativo, em que acessam todas as informações do benefício.

Então, por que não conhecer o VR Refeição e implementá-lo em seu negócio para os funcionários ou como mais uma opção de compra para clientes? Nossos serviços sempre prezam pela segurança, pela inovação e pela acessibilidade.

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