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A importância do controle de ponto para clínicas médicas e estéticas

Em clínicas, consultórios e centros de estética, a preocupação dos gestores não deve ser somente com os pacientes. Gerenciar a equipe de profissionais também deve ser uma prioridade para garantir a perfeita sinergia entre todo o time. Nesse cenário, o controle de ponto para clínicas médicas e estéticas surge como um importante aliado estratégico.

Se até agora você achava que o controle de ponto era essencial apenas para grandes corporações e empresas de outros segmentos, vamos te mostrar que ele também é fundamental para o sucesso de qualquer estabelecimento médico. Continue a leitura e saiba mais!

Por que utilizar controle de ponto em clínicas?

O controle de ponto é uma ferramenta utilizada para registrar todos os momentos de entrada, saída e intervalos do trabalho de qualquer colaborador. Para o gestor, esse controle permite acesso às informações de horas trabalhadas e otimiza a gestão das jornadas de trabalho de sua equipe.

De acordo com as Consolidações das Leis Trabalhistas (CLT), o controle de ponto é obrigatório somente para empresas e estabelecimentos com mais de 20 funcionários contratados sob o regime CLT. No entanto, nada impede que você utilize o controle de ponto mesmo com uma quantidade inferior de profissionais. 

É preciso lembrar que clínicas médicas e estéticas também são empresas. Ou seja, elas também precisam fazer a gestão adequada da jornada de trabalho de todos os colaboradores, sejam médicos, recepcionistas, esteticistas, dentre outros. 

E a adoção de um sistema de controle de ponto pode oferecer uma série de benefícios, como:

  • Maior transparência e confiança no ambiente de trabalho
  • Facilidade para a gestão da jornada e escalas de trabalho
  • Controle assertivo para gerenciar as horas extras
  • Eficiência operacional e transparência nas práticas de gestão de recursos humanos
  • Segurança para fechamento da folha de ponto e cálculo da folha de pagamento
  • Redução de problemas como erros e fraudes. 
  • Cumprimento das leis trabalhistas 

Os desafios para a gestão do controle de ponto em clínicas

As escalas e jornadas de trabalho em clínicas da área de saúde costumam ser diferentes de qualquer outro tipo de empresa. Muitos profissionais trabalham em regime de plantão, aos finais de semana, em horários diferentes e com uma carga horária mais extensa, por exemplo.

Nesse cenário, é comum que alguns profissionais ultrapassem a quantidade de horas de trabalho acordada em contrato. Tudo isso influencia diretamente o cálculo das horas trabalhadas, os benefícios e, obviamente, a remuneração. 

Somado a isso, médicos que atendem diferentes especialidades podem trabalhar em mais de um local. Nesse caso, o profissional pode atender na clínica apenas em dias e horários específicos.

Todos esses motivos podem tornar o controle de ponto em clínicas médicas um verdadeiro desafio para os gestores. Sem o uso de um sistema eficiente de controle de ponto, a gestão da jornada de trabalho em sua clínica pode acabar gerando um grande caos.

Afinal, a gestão inadequada da jornada pode comprometer o funcionamento da clínica, afetar o atendimento aos pacientes, ocasionar conflitos nas condições de trabalho dos profissionais e até resultar em processos trabalhistas. 

Fique atento à lei!

Para evitar qualquer tipo de problema, principalmente os temidos processos trabalhistas, é preciso dar uma atenção especial no que a lei diz sobre jornada de trabalho.

Para qualquer empresa ou segmento, a lei determina que, quando há um período de mais de seis horas de trabalho, é obrigatório conceder ao profissional um intervalo no meio da jornada de trabalho de, no mínimo, uma hora. 

Já se o período de trabalho for superior a quatro horas, mas não exceder seis horas, o intervalo obrigatório é de 15 minutos. Se for menor ou até quatro horas, não há obrigatoriedade de descanso.

Ainda de acordo com a CLT, entre duas jornadas de trabalho é necessário haver um intervalo de, no mínimo, 11 horas consecutivas destinadas ao repouso. A lei também concede um descanso semanal de 24  horas consecutivas, “o qual, salvo motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço, deverá coincidir com o domingo, no todo ou em parte”. 

A lei também impõe algumas regras para clínicas médicas que fazem plantão aos finais de semana: “Nos serviços que exijam trabalho aos domingos (…) será estabelecida escala de revezamento, mensalmente organizada e constando do quadro sujeito à fiscalização”.

Além de observar os direitos estabelecidos pela CTL, lembre-se de verificar a regulamentação do Conselho Regional de Medicina (CRM) do seu estado para conhecer as possibilidades de definição de turnos para profissionais na saúde. 

De maneira geral, os esquemas mais comuns são:

  • 44 horas semanais, com 8 horas diárias e um limite de 2 horas extras por dia
  • Turno ininterrupto de 6 horas diárias com revezamento na clínica 
  • Plantão de 12 horas diárias, sem direito a horas extras
  • Esquema 12×36, com 12 horas de trabalho e 36 horas de folga, também sem horas extras

5 dicas para a gestão eficiente do controle de ponto em clínicas

O controle de ponto pode não ser uma tarefa simples para gestores de clínicas médicas e estéticas. Mas, com as dicas certas, essa missão pode ser mais fácil e prática. Confira:

Defina a jornada de trabalho de cada profissional

Como as clínicas costumam ter profissionais que trabalham com turnos, plantões e em mais do que um estabelecimento, é importante detalhar formal e contratualmente qual vai ser a jornada de cada um deles. Mesmo que os horários não sejam cumpridos à risca no dia a dia, fica mais fácil calcular a jornada de trabalho e as horas extras quanto os horários são pré-estabelecidos.

Conscientize a equipe sobre o controle de ponto

Médicos e outros profissionais da saúde costumam ter a rotina bem agitada e podem acabar esquecendo de registrar os horários de entrada, saída e intervalos. Porém, é importante reforçar esse comportamento e conscientizá-los sobre a importância do registro de ponto.

Acompanhe todos os registros

Deixar para conferir os registros no fechamento do mês pode ser um erro grave. O ideal é acompanhar diariamente, ou ao menos semanalmente, os registros feitos por todos os colaboradores. Assim, é possível avaliar a assiduidade da equipe, tomar decisões mais rápidas e evitar muitas horas extras ou poucas horas trabalhadas.

Confira as horas extras

Por falar em horas extras, elas costumam ser bastante comuns em clínicas médicas. Por isso, é essencial registrar adequadamente as horas a mais de trabalho para pagá-las corretamente ou disponibilizar um banco de horas para ser trocado por folgas.

Conte com um controle de ponto digital

Por ser mais complexo e desafiador que outros segmentos, o mais recomendado é contar com uma solução de controle de ponto digital.  Este sistema permite o monitoramento preciso das horas trabalhadas pelos funcionários, ajudando a evitar fraudes e erros na folha de pagamento, além de facilitar o cumprimento das leis trabalhistas. Com o controle automatizado, a clínica ainda pode otimizar a distribuição de tarefas, melhorar a organização dos turnos e assegurar um atendimento contínuo e de qualidade aos pacientes. 

Pontomais: a solução digital que sua clínica merece

O sistema de ponto digital da Pontomais oferece diversas formas de registro de ponto, como QR Code, Whatsapp, reconhecimento facial e outras, para facilitar a rotina agitada dos profissionais.

Para os gestores, a solução permite realizar a gestão de jornada com mais praticidade e segurança em um só lugar, totalmente dentro da lei, com mais de 20 relatórios completos em tempo real e integração com diversos softwares do mercado.
Saiba mais sobre a solução e prepare-se para ter uma gestão de jornada eficiente, prática e estratégica em sua clínica.

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