btn
Benefício nas Ferias
Benefício nas Ferias
fade

Benefícios nas férias: Compreenda os direitos dos funcionários

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo!




Não importa o cargo que se ocupa ou área em que se trabalha, as férias serão sempre um momento bastante aguardado pelos funcionários de qualquer empresa.

Esse período de descanso é garantido tanto pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) quanto pela Constituição Federal, mas será que os colaboradores têm direito a benefícios nas férias?

Essa é uma dúvida bastante comum entre empresários e gestores de recursos que, em muitos casos, ficam sem saber o que devem pagar aos seus funcionários no período de férias.

Afinal, certos aspectos da legislação podem ser de difícil compreensão, sobretudo com as mudanças promovidas pela Reforma Trabalhista de 2017.

Para sanar essas dúvidas, nós preparamos um guia sobre a concessão de benefícios nas férias e o que a legislação diz sobre esse direito dos trabalhadores. Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar os próximos parágrafos!

Saúde dos Trabalhadores em 2023

O que a lei diz sobre as férias?

A cada 12 meses trabalhados, os funcionários têm direito a 30 dias de descanso. Essa é uma regra que está prevista no artigo 129 da CLT e é assegurada pela Constituição Federal de 1988 — que ainda determina o pagamento de um terço a mais do salário regular durante esse período de férias.

Porém, em 2017, o Senado Federal aprovou a chamada Reforma Trabalhista, o que trouxe algumas mudanças nas relações entre empregador e empregado.

Dessa forma, a legislação que orienta a concessão de férias teve uma pequena alteração e agora é possível fracionar esse período de descanso em até três etapas.

Apesar de ser um direito adquirido, o período de férias não é determinado pelo funcionário, mas sim a empresa é quem escolhe quando concederá o momento de descanso a seus colaboradores, mas, claro, respeitando as determinações legais. O trabalhador pode apenas definir se vai dividir esse dias ou tirá-los de forma corrida.

Além disso, a legislação atual, já levando em consideração as mudanças da Reforma Trabalhista, não permite que o trabalhador tire suas férias perto de feriado ou do repouso remunerado semanal, que, geralmente, começa aos domingos (elas não podem iniciar dois dias antes desses períodos).

 

Qual a duração do período de férias?

A lei determina que todo colaborador goze de 30 dias de férias por ano — podendo dividir esses dias em até três períodos diferentes.

Porém, conforme o artigo 130 da CLT, as faltas injustificadas podem diminuir esse período de descanso.

 

Confira abaixo como funciona essa regra:

  • Até cinco faltas injustificadas, o trabalhador tem direito a gozar 30 dias de férias
  • De seis a 14 faltas injustificadas, o trabalhador pode tirar 24 dias de férias
  • Entre 15 a 23 faltas injustificadas, o trabalhador pode tirar 18 dias de férias
  • De 24 a 32 faltas injustificadas, o trabalhador pode tirar 12 dias de férias
  • Mais de 32 faltas injustificadas, o trabalhador perde o direito a suas férias

 

Vale lembrar que são consideradas faltas justificadas as seguintes ausências:

  • Falecimento do cônjuge, ascendente, descendente ou irmão
  • Casamento ou nascimento de filho
  • Doação voluntária de sangue
  • Para tirar título de eleitor
  • Serviço militar ou serviço sindical
  • Prestar vestibular
  • Comparecer em juízo 
  • Licença maternidade ou em caso de aborto 
  • Acidente de trabalho ou enfermidade comprovada pelo INSS
  • Licença médica 
  • Responder a inquérito administrativo ou por prisão preventiva

Qualquer situação que não se enquadra nos requisitos acima são consideradas faltas injustificadas e podem impactar na concessão do período de descanso.

 

Como é feito o pagamento das férias?

De acordo com a legislação brasileira, o pagamento das férias deve acontecer em até dois dias antes do início do período de descanso.

Dessa forma, as empresas fazem o depósito da remuneração de férias antes do trabalhador receber o benefício, assim, quando retorna do descanso, ele não recebe pagamento pelo mês anterior.

Fora esse aspecto referente ao momento de concessão da remuneração de férias, a lei também determina o pagamento de um adicional equivalente a um 1/3 do salário-base.

 

Esse pagamento, ainda, deve levar em consideração os seguintes benefícios:

  • Hora extra adicionais
  • Insalubridades adicionais
  • periculosidades adicionais
  • Adicionais noturnos
  • Outros adicionais e vantagens recebidos pelo funcionário, mas levando em consideração a média dessas verbas

Também é permitido ao colaborador vender até dez dias do seu período de descanso, o que lhe autoriza receber 1/3 das férias de forma pecuniária.

Para se enquadrar nessa situação, o empregado deve fazer uma solicitação por escrito ao empregador com até 15 dias antes das suas férias.

 

Devo pagar benefícios como vale alimentação nas férias?

O fornecimento de vale alimentação ou vale refeição é facultativo pela empresa, ou seja, ela decide se concede ou não esse benefício a seus colaboradores.

Porém, caso ofereça essa vantagem, ou seja integrante do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), do Governo Federal, a companhia deve fazer esses pagamentos nas férias?

A resposta é não, pois o vale alimentação e o vale refeição não são considerados benefícios de natureza salarial e, com isso, não entram na base de cálculo das férias.

Mas é importante que as empresas se atentem aos acordos e convenções de trabalho, que podem garantir direitos específicos a certas classes profissionais.

 

Durante as férias deve-se pagar vale-transporte?

Ao contrário do que acontece com o vale alimentação ou vale refeição, o vale transporte é um direito concedido e garantido por lei aos trabalhadores, para que eles possam se deslocar até seus locais de trabalho — portanto, esse benefício tem como fim apenas essa locomoção para o cumprimento das funções profissionais.

Sendo assim, as empresas não têm a obrigação de fazer o pagamento do vale transporte durante o período de férias dos seus empregados.

Esse  benefício também não tem caráter salarial, o que não o inclui na base de cálculo do salário de férias. Mas, assim como em outros casos, é preciso ficar atento às convenções trabalhistas de classe.

Como vimos, existem diversos aspectos que incidem na concessão do período de descanso aos trabalhadores, inclusive com a permissão de que as empresas possam suspender alguns benefícios nas férias dos empregados. Então fique atento à legislação.

Agora que está informado sobre a concessão de benefícios nas férias, que tal continuar recebendo os melhores conteúdos sobre benefícios e recursos humanos?

Para isso, assine nossa newsletter e permaneça sempre atualizado em sua área profissional!

 

Sabia que você pode contar com os cartões da VR Benefícios com taxa zero?

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!