btn
VR_blog_lista_os-alimentos_que-turbinam_seu_cerebro_capa_03
VR_blog_lista_os-alimentos_que-turbinam_seu_cerebro_capa_03
fade

Cérebro ativo: descubra os alimentos que turbinam o cérebro

Tudo aquilo que ingerimos, além de ajudar no funcionamento do organismo de modo geral, também tem um papel importante para a memória. Assim como os exercícios, há uma série de alimentos que turbinam o cérebro e são bons aliados na hora de melhorar as suas funções cerebrais.

A combinação de sucesso se dá através da soma de uma rotina saudável, com prática de alguma atividade física, e a ingestão equilibrada de alimentos com eficácia comprovada de benefícios para a memória. Ou seja, quando se regulam alguns fatores genéticos e físicos, as chances de haver boa melhora são grandes.

Para Max Lugavere e Paul Grewal, autores de Alimento para o Cérebro: Proteja seu Cérebro e torne-se mais inteligente, feliz e produtivo (Editora nVersos) “seus principais opositores na batalha por seu direito cognitivo de nascença são inflamação, superalimentação, deficiência de nutrientes, exposição tóxica, estresse crônico, estagnação física e perda de sono”.

Continue a leitura e veja quais são os alimentos que turbinam o cérebro

Azeite

O azeite de oliva extravirgem é um alimento básico na dieta mediterrânea e as pessoas que consomem esse tipo de alimento apresentam menor incidência de doença de Alzheimer”, afirma Lugavere. Isso se justifica porque o azeite contém oleocantal, um tipo de fenol com ações anti-inflamatórias poderosas que podem ser comparadas a uma pequena dose de ibuprofeno.

Oleaginosas como amêndoas e nozes

Na medida certa, estas sementes têm nutrientes e ácidos graxos que estimulam o funcionamento da memória. Fonte de ômega 3, as oleaginosas fornecem boa gordura para os neurônios e contribuem com sua ação antioxidante.

Peixes

Famosos por seu valor nutricional e para amantes de uma dieta mais leve, os peixes fazem parte do grupo dos alimentos que turbinam o cérebro porque podem ajudar a protegê-lo de doenças neurodegenerativas. Além disso, também são fonte do ômega 3 e ajudam no combate dos sintomas da depressão.

Mas, vale o recado: não substitua nenhum tipo de medicação prescrita apenas pelos alimentos. A alimentação correta contribui e complementa o tratamento medicinal.

Abacate

Um dos principais alimentos que turbinam o cérebro, o abacate tem a função de proteger e aprimorar suas faculdades mentais. “Para começar, tem uma capacidade de proteção de gordura total maior do que a de qualquer fruta ou vegetal. Esta é uma boa notícia para o cérebro que não é apenas o órgão mais gordo do corpo, mas também um ímã para o estresse oxidativo”, pontua Max.  

Café

Quando bem dosada, a cafeína tem um papel importante porque aumenta o estado de alerta e vigilância, sendo ótima aliada na hora da concentração e produtividade. Além disso, também auxilia na diminuição do risco de depressão e mal de Parkinson. Mas, fique atento: em altos níveis, pode aumentar os sintomas de ansiedade e a insônia.

Brócolis e outras verduras

Você também conhece os alimentos deste grupo pela sua coloração verde-escura. São alimentos que turbinam o cérebro porque porque contém vitamina K, C e flavonoides. Portanto, ajudam a manter o cérebro saudável. Também têm glucosinolatos e ajudam na formação de esfingolipídios, gorduras que protegem as células e melhoram a memória.

Vale lembrar que as dicas podem somar para manter sua atividade cerebral em dia, mas não devem substituir nenhum tratamento medicinal prescrito pelo seu médico.

Acompanhe mais dicas de como melhorar a sua produtividade e seu dia a dia aqui, no blog da VR.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!