Se existe uma novidade capaz de ajudar o seu comércio a lucrar mais é o ChatGPT. A ferramenta, que chegou com tudo ao mercado em novembro de 2022, revolucionou totalmente a forma como as pessoas usam os recursos da inteligência artificial (IA) ao ponto de gerar muitas dúvidas e, especialmente, críticas.
Criada pela OpenAI, o ChatGPT usa a IA para aprender por meio de processos chamados de aprendizagem profunda (deep learning) e aprendizado da máquina (machine learning). Esse chatbot pode ser treinado com um grande volume de dados. Daí, entende o que é perguntado e fornece respostas com base nesse aprendizado.
Quer alguns exemplos? As chamadas assistentes virtuais, como Alexa e a Siri, que são capazes de responder a perguntas simples, fazer chamadas telefônicas para uma lista de contatos e até ajudar na automatização da casa.
O sucesso da ferramenta é tão grande que em janeiro de 2023 uma pesquisa realizada pela Semrush mostrou que a OpenAI teve 863 milhões de acessos globalmente. Neste conteúdo, você vai entender a razão desse sucesso e como pode usar o ChatGPT no seu comércio para atrair mais clientes e lucrar muito mais.
Sumário
- Como usar o ChatGPT?
- O que é ChatGPT?
- Como ganhar dinheiro com ChatGPT
Como usar o ChatGPT?
O ChatGPT é uma ferramenta criada para facilitar a realização de várias tarefas e executar outras tantas, como responder as dúvidas mais frequentes das pessoas sobre os mais variados temas. Mas ele também consegue excelentes resultados se usado em áreas como o RH, setor no qual consegue facilitar diversas rotinas, e na área de Vendas.
Isso acontece porque o ChatGPT recebeu milhares de informações de sites, estudos, pesquisas, teses, artigos, livros, jornais e revistas, entre outras. Foi baseado no GPT-3 (Generative Pre-trained Transformer 3), um dos modelos mais avançados de IA.
Então, quando alguém faz o login e envia uma pergunta, o ChatGPT fornece respostas que são o resumo das informações que a ferramenta tem sobre aquele assunto.
O ChatGPT é muito versátil. Vale lembrar que foi atualizado até janeiro de 2022. Depois dessa data não foram fornecidas informações mais atuais. Portanto, se o objetivo é buscar um dado recente, é muito importante consultar também outras fontes.
O uso é prático, fácil e rápido. Basta entrar no site – https://chat.openai.com/auth/login – e fazer o cadastramento em “Sign Up”. Se já tiver cadastro, clique em “login”. Aparecerá um campo de pesquisa que deve ser preenchido com a dúvida. O resto é com o ChatGPT.
O que é ChatGPT?
O ChatGPT pode ser usado da área de RH à de vendas. No setor de vendas, pode esclarecer dúvidas sobre os produtos e serviços do seu comércio, treinar equipes – a partir de textos desenvolvidos com ajuda da ferramenta e revisados pelo gestor – ou selecionar vendedores que tenham o perfil mais indicado para o ramo de comércio.
Ainda em vendas, o ChatGPT pode criar um script para o chatbot do WhatsApp ou do site de vendas de uma marca para não deixar o cliente sem respostas para as principais dúvidas sobre um produto ou sobre uma operação. Isso ajuda a criar uma boa experiência para o cliente.
No caso do RH, as funções são tão diversificadas que conseguem, entre outras funcionalidades, indicar os candidatos que preenchem os requisitos de uma vaga ou que se destacam por suas competências. Para conseguir extrair todo o potencial do ChatGPT é bom prestar atenção a 4 regras básicas. São elas:
- Faça perguntas claras e específicas – ao fazer uma pergunta, seja objetivo, claro e forneça detalhes.
- Fale o contexto – se ajudar, explique o contexto da pergunta. Por exemplo: mostre exemplos de scripts de venda de perfume para o whatsApp, se o seu ramo for o da higiene pessoal ou da cosmética.
- Reformule a pergunta – não conseguiu a resposta desejada? Mude a pergunta e tente fazê-la de formas diferentes para conseguir a resposta mais acertada.
- Instrua o ChatGPT – dê exemplos do que você precisa, como: “crie um script para vender celular pelo whatsapp”. Quanto mais claro e objetivo, melhor.
Como ganhar dinheiro com ChatGPT
Para usar o ChatGPT no seu comércio e ganhar dinheiro, aproveitando todos os recursos que a ferramenta oferece, é importante identificar quais setores e serviços são os mais indicados para usá-la. Com as dicas a seguir, você consegue pensar como seria aplicá-la no seu negócio e ainda aumentar as vendas. Confira os sete passos a seguir:
- Crie conteúdos direcionados – anúncios, materiais ricos, blogs, landing pages e posts para as redes sociais podem ser criados facilmente com o ChatGPT, assim como campanhas direcionadas.
- Desenvolva um script para o chatbot ou whatsApp – esse tipo de recurso é essencial para otimizar a comunicação com os clientes e proporcionar uma boa jornada de vendas. Além de mostrar as vantagens de um produto ou serviço, precisa ter uma linguagem natural e fornecer informações úteis para o cliente e todo o suporte de que ele precisa.
- Promova campanhas e ofertas personalizadas – quando conhece o seu cliente, você consegue mapear hábitos e frequência de compras e isso é importante para fazer ofertas especiais. O ChatGPT pode ajudar a identificar essas tendências.
- Envie copys dirigidas – como o script, uma copy para fluxo de e-mail ajuda a aproximar o cliente da sua marca, produto ou serviço. Já pensou em agradecer o seu cliente por uma compra feita, por exemplo? O ChatGPT ajuda a criar a mensagem certa.
- Busque informações sobre o mercado: o ChatGPT pode mostrar dados do mercado, dos concorrentes diretos, as tendências em determinada área e até mesmo mostrar as experiências bem-sucedidas no mesmo segmento do seu negócio.
- Realize testes – aproveite as vendas online para realizar testes controlados, como usar abordagens diferentes geradas pelo ChatGPT para destacar a mensagem mais eficaz para cada grupo de cliente.
- Faça os dados trabalharem por você – como o ChatGPT consegue armazenar uma grande quantidade de informações, use esses dados de maneira estratégica para testar um novo produto ou serviço com um grupo de clientes.
Quando você pensa na importância do ChatGPT nos negócios e para atrair clientes, a primeira imagem que vem à mente é a de oferecer uma experiência bem-sucedida para o cliente. A VR possui mais soluções que podem ajudar nesse objetivo. Confira neste blog.