btn
Veja como engajar uma equipe para melhorar suas vendas
Veja como engajar uma equipe para melhorar suas vendas
fade

Veja como engajar uma equipe para melhorar suas vendas

Um dos principais desafios dos comerciantes atualmente é como engajar uma equipe para alcançar os objetivos planejados. Para isso, é necessário que todos estejam motivados. Somente em um ambiente de trabalho positivo, em que há respeito aos diferentes perfis, os colaboradores se sentem estimulados a dar o todo o seu potencial. 

Cabe ao gestor criar um ambiente estimulante para a equipe. Algumas estratégias ajudam, como definir metas que sejam factíveis, promover a cooperação entre os membros da equipe, reconhecer o esforço individual e premiar de alguma forma pelo esforço, além de estabelecer uma comunicação clara e eficiente.

Neste conteúdo, você vai conhecer algumas estratégias de como engajar uma equipe para melhorar as suas vendas. Confira:

Sumário

  • 5 dicas de como aumentar o engajamento
  • Saiba como engajar a equipe de vendas
  • Entenda como engajar equipe em home office 
  • Por que realizar uma pesquisa de engajamento de funcionários? 

5 dicas de como aumentar o engajamento

Existem algumas dicas de como aumentar o engajamento da equipe. Conheça as principais:

  1. Fale sobre metas e responsabilidades – se a ideia é saber como engajar uma equipe, é importante deixar sempre bem claro o que você espera de seus colaboradores. Estabeleça as metas e a responsabilidade de cada um, dando a chance da equipe falar sobre os pontos fortes e as dificuldades de cada integrante.

  2. Promova quem se destaca – bons profissionais gostam de ser recompensados pelos bons resultados que conseguem. Por isso, estimule, por meio de um programa de vantagens, prêmios, benefícios que ajudam na retenção de talentos, e bônus em dinheiro, os que mais se destacam. 

  3. Dê feedback para a equipe – se você premiar quem mais se destaca, não pode deixar de lado os que não conseguiram atingir as metas. Converse com sua equipe sobre suas dificuldades e os estimule a superar as limitações, participando de cursos, seminários e treinamentos.

  4. Incentive o trabalho em equipe – quando você pensa em como aumentar o engajamento ou como engajar uma equipe, não pode esquecer de unir o time. Colaboradores unidos, com foco em um objetivo comum, conseguem resultados melhores. Estimule um ambiente criativo, com a troca de ideias e informações entre os membros da equipe.

Valorize o equilíbrio entre vida pessoal e profissional – ambientes tóxicos, que não respeitam os horários e são extenuantes não são mais admitidos porque causam o adoecimento do colaborador. Portanto, valorize e respeite o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal de sua equipe.

Saúde dos Trabalhadores em 2023
Veja como engajar uma equipe para melhorar suas vendas

Saiba como engajar a equipe de vendas

Quando você pensa em como engajar uma equipe, não pode ignorar a área de vendas. Esse setor é um dos mais importantes da empresa porque garante bom desempenho e o cumprimento das metas.

Pesquisa Panorama de Vendas, desenvolvida pela  RD Station, mostra que 71% das empresas não bateram suas metas em 2022. Esse resultado se deve basicamente a fatores externos, mas também a operações e rotinas existentes atualmente, como não ter processos claros e não fazer o acompanhamento frequente dos resultados. 

Por isso e para engajar uma equipe, existem algumas estratégias que devem ser seguidas para ajudar você e sua equipe de vendas. São elas: dar oportunidade para as pessoas crescerem e desenvolverem seu potencial, investir na gestão de talentos, promover reuniões para discutir estratégias e ajustar metas, além de fornecer ferramentas e recursos para que a equipe de vendas desempenhe plenamente suas funções. 

Por último, permita que a equipe tome decisões e aborde os clientes de forma personalizada. Isso favorece as vendas e aproxima o colaborador do cliente, fazendo com que o conheça melhor para oferecer exatamente o que ele precisa.

Veja como engajar uma equipe para melhorar suas vendas

Entenda como engajar equipe em home office

Sem dúvida, um dos principais desafios de um gestor é como engajar equipe em home office. Como as pessoas estão fisicamente distantes uma das outras isso pode dificultar o entrosamento entre elas. 

O papel do gestor é evitar esse distanciamento. Para isso, deve saber como engajar uma equipe e lançar mão dessas táticas: 

  • Interaja com a equipe – crie momentos para interagir com a equipe por meio de mensagens de WhatsApp ou videoconferência. Fale sobre metas e diretrizes, mas também veja como seu colaborador está e se precisa de algum suporte. 

  • Deixe o colaborador gerenciar seu tempo e trabalho –  confie no colaborador e permita que gerencie as tarefas que executa e o tempo. Mostre-se disposto a ajudar, caso seja necessário, mas deixe que ele saiba balancear home office e produtividade.

  • Dê suporte – certifique-se de que a equipe terá todo o material e equipamentos necessários para executar suas tarefas, o que inclui equipamentos eletrônicos, software e sistemas.

  • Promova confraternizações – crie oportunidades para as pessoas se encontrarem pessoalmente ou no ambiente virtual. Esses encontros ajudam a manter o time unido e engajado, além de permitir ajustes no sistema de trabalho e nas metas.

Seja compreensivo – procure entender as dificuldades e desafios pessoais dos colaboradores que trabalham em home office. Nem sempre o funcionário consegue lidar com os problemas que surgem nesse ambiente. Cabe ao gestor oferecer ajuda nos momentos difíceis.

Por que realizar uma pesquisa de engajamento de funcionários?

Existem algumas razões que justificam a necessidade de realizar uma pesquisa de engajamento dos funcionários. A primeira é saber como está a convivência entre os integrantes da equipe e quais os pontos fortes e os que ainda precisam ser melhorados. 

Fazer essa avaliação ajuda a ter noção exata de quem está mais alinhado com os propósitos da empresa, o que ajuda a reter mais talentos e reduzir o turnover. Outra vantagem é conseguir identificar quem está mais engajado e, consequentemente, é mais produtivo também. 

Com a pesquisa, esses colaboradores e os que ainda têm desafios a superar podem apontar, sob anonimato, formas de melhorar o trabalho em equipe, ajustar processos e solicitar ferramentas de trabalho mais adequadas. 

Por meio de uma pesquisa de engajamento de funcionários, é possível reunir informações sobre o clima interno, necessidades, aspiração e estilo dos colaboradores, entre outros dados. Dessa forma, o gestor pode tomar decisões, mudar estratégias ou mesmo definir projetos mais embasados. Com uma pesquisa de engajamento de funcionários, o gestor pode fortalecer os laços entre membros da equipe, melhorar as premiações por desempenho, as políticas de atração e retenção de talentos, além dos benefícios oferecidos. Com relação aos benefícios, a VR tem programas que ajudam as empresas que prezam pelo bem-estar de seus colaboradores. Confira.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!