btn
capa_lista_filmes_gastronomia_basico
capa_lista_filmes_gastronomia_basico
fade

Cinco filmes para os amantes do cinema e das boas comidas

Um bom filme e comidas gostosas. Como resistir a esta combinação perfeita? A gastronomia é um tema frequente nas telas do cinema e são tantas as opções de filmes interessantes que as vezes ficamos até sem saber o que escolher, como em um restaurante com muitas opções gostosas no cardápio. Listamos aqui uma série de filmes deliciosos para amantes das duas artes.

“Comer, Beber, Viver” (“Eat, Drink, Man, Woman”, China, 1994)

Este filme do talentoso diretor chinês Ang Lee não ficou tão conhecido por aqui, mas está na lista de filmes preferidos de muitos profissionais da gastronomia. Uma história divertida e emocionante de uma família tradicional chinesa que tem a culinária como paixão. O patriarca, um famoso chef do país, perde o olfato e depende da ajuda das 3 filhas para manter o seu legado. Quem gosta de comida chinesa vai sair com água na boca, com certeza.

“Ratatouille” (“Ratatouille”, Estados Unidos, 2007)

Esta animação norte-americana lançada pelo estúdio Pixar é uma ótima pedida para ver com as crianças. A história trata de um simpático ratinho, o Remy, que tenta realizar seu sonho de se tornar um chefe de cozinha em Paris. O desenho ganhou uma série de prêmios, entre eles o Oscar e o Globo de Ouro de melhor animação em 2008. O nome do filme foi tirado de uma tradicional receita francesa feita com berinjela, tomate e outros legumes, que é uma das especialidades do ratinho Remy.

“Comer, rezar, amar” (“Eat, pray, love”, Estados Unidos, 2010)

Difícil fazer uma lista de filmes de gastronomia sem incluir este sucesso de bilheteria estrelado pela atriz Julia Roberts. Ela vive o papel de uma mulher moderna e bem-sucedida que resolve largar tudo para fazer uma viagem transformadora passando pela Itália, Índia e Indonésia. Em busca do autoconhecimento, a personagem principal passa por lugares lindos e descobre o valor de sua liberdade.

Chocolate (“Chocolat”, Estados Unidos, 2000)

Este filmaço teve cinco indicações ao Oscar em 2001, incluindo o de melhor filme, e conta com atores de peso como Juliette Binoche, que também foi indicada como melhor atriz, e o galã Johnny Depp. A história se passa em uma cidadezinha fictícia do interior da França. A jovem Vianne, interpretada por Binoche, faz o papel de uma mãe solteira que abre uma pequena loja de chocolates e chama a atenção de todos na cidade. Imperdível para quem gosta deste doce delicioso e de bons filmes.

“O sushi dos sonhos de Jiro” (“Jiro dreams of sushi”, Estados Unidos, 2012)

A culinária japonesa caiu na graça de muitos brasileiros e vem sofrendo muitas adaptações por aqui. Conhecer um pouco da cultura original do sushi, o famoso prato de peixe cru e arroz, e a história de um de seus maiores representantes no Japão é um programa delicioso para quem gosta dessa iguaria. O documentário, centrado na figura do proprietário Jiro Ono, mostra a realidade de um dos restaurantes mais caros e concorridos do Japão e seus desafios. Entre eles, a sucessão no comando do negócio e a busca pelo sushi perfeito.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!