btn
capa_artigo_preparar_marmitas_foradacaixa (1)
capa_artigo_preparar_marmitas_foradacaixa (1)
fade

Veja 9 ideias para quem quer levar a própria refeição para o trabalho

Almoçar com os colegas nos restaurantes próximos ao trabalho pode ser um ótimo programa. Mas levar suas refeições prontinhas de casa é uma maneira de economizar e ainda ter a certeza de consumir uma comidinha deliciosa, feita com muito carinho.

  • A primeira coisa é se certificar de que seu local de trabalho possui uma geladeira para você armazenar sua refeição com segurança e um forno (de preferência um micro-ondas) para aquecer.
  • O ideal é que sua marmita seja térmica para manter a temperatura dos alimentos por mais tempo, e possa ir ao micro-ondas. Por isso, as de alumínio ou com detalhes de metal não são indicadas, a não ser que possa aquecer em banho-maria.
  • As refeições sempre devem conter todos os nutrientes de maneira equilibrada. Cerca de duas colheres grandes de arroz (ou outro carboidrato, como macarrão ou batata, para dar energia), uma concha de feijão e cerca de 200 gramas de proteína (pode ser carne bovina, suína, peixe ou frango). Aí você pode caprichar nas saladas, legumes e verduras.
  • Se você exerce uma função que demanda muita energia, pode aumentar a quantidade de carboidratos.
  • Uma dica prática e saudável é dividir sua refeição em duas marmitas. Em uma você leva os vegetais, que serão consumidos em temperatura ambiente enquanto você esquenta a outra.
  • Para montar sua salada, abuse dos grãos que podem ser consumidos frios, como o grão-de-bico, por exemplo. Frutas cortadas em pedaços e castanhas variadas são ótimas maneiras de deixar sua salada ainda mais gostosa e nutritiva.
  • O ideal é levar o tempero da salada separado para que ele não cozinhe as folhas, especialmente se você usar vinagre ou limão.
  • Evite as frituras: além de não ficarem muito boas usando reaquecidas, são de difícil digestão e podem encharcar de óleo os outros alimentos da marmita.
  • Para encerrar a refeição ou acabar com aquela vontade de um docinho que aparece no meio da tarde, a dica saudável e econômica é levar sempre uma fruta já higienizada de casa.

Quer a ajuda de uma nutricionista profissional para avaliar suas refeições e para programar cardápios saudáveis para toda a família? Conheça esta e outras funcionalidades do VR Nutrição clicando aqui, ou aqui.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!