O controle de ponto no mercado corporativo é uma tarefa essencial, porém, muitas vezes desafiadora. No setor de comércio, esse gerenciamento costuma ser uma tarefa que exige muito das companhias, principalmente porque estamos falando de um segmento que pode ter alta rotatividade e variação nos horários de trabalho.
Neste contexto, é essencial que o setor de departamento pessoal se organize com eficiência, visando gerir a jornada de trabalho, contemplando todas as horas trabalhadas dos colaboradores, para que o pagamento seja feito sempre com assertividade e transparência.
No conteúdo que preparamos hoje, mostraremos como gerir a jornada de trabalho dentro do segmento de comércio. Boa leitura!
Por que é importante ter um controle de ponto no varejo?
Estamos falando de um segmento que possui jornadas de trabalho diferenciadas, principalmente, no que se refere a banco de horas, horas extras, entre outros aspectos. Além disso, vale ressaltar que essa variação ocorre em períodos de maior sazonalidade em relação ao volume de compras, como Black Friday e datas comemorativas, como o período de Natal.
Pensando nisso, é importante implementar um controle de ponto no comércio que, não só organize a jornada de trabalho dos colaboradores, mas que também seja um importante aliado para medir a performance dos profissionais, para nortear a tomadas de decisões sobre, por exemplo, contratar ou não funcionários.
Além disso, o controle de ponto para empresas do segmento de comércio traz outros diferenciais para o segmento que são:
- Maior segurança jurídica para trabalhadores e colaboradores;
- Garantia de controle para pagamento e aplicação dos direitos dos profissionais;
- Aumento na eficiência e transparência no processo de gestão de horários;
- Maior funcionalidade na gestão dos horários dos funcionários.
O que diz a legislação sobre o controle de ponto no comércio?
De acordo com as diretrizes previstas no artigo 74 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a empresa com mais de 20 profissionais precisa ter mecanismos de controle para gerir a jornada de trabalho do profissional.
Além disso, a Portaria 671/2021 do Ministério do Trabalho e Previdência vai além e diz qual tipo de dispositivo deve ser usado para controle de ponto em estabelecimentos comerciais, afirmando que os formatos manual, eletrônico e mecânico são os melhores.
Conheça quais os principais controles de ponto para comércio!
Existem vários tipos de mecanismos para controle de pontos que se adaptam bem ao setor varejista. Veja quais são eles!
Digital
O modelo em questão se destaca pela praticidade, já que não exige a instalação de equipamentos físicos que podem tomar muito espaço, inclusive, gestores e colaboradores podem controlar o fluxo de entrada e saída da companhia, por meio de aplicativos para celulares.
Entre os principais diferenciais nesse caso está a possibilidade de fazer a gestão em tempo real do funcionário, fato que permite a diretoria e trabalhadores controlar a rotina funcional no dia a dia, deixando assim o processo de controle de ponto mais transparente para todos os envolvidos.
Biometria
A vantagem desse sistema é que, necessariamente, para validar o registro de ponto, o profissional precisa colocar os dedos no aparelho de biometria, fato que dá ainda mais confiabilidade em relação a entrada e saída do colaborador.
Estamos falando isso porque esse sistema evita que, por exemplo, outro colaborador faça o registro para um profissional da equipe, abrindo margem para fraudes e falta de controle no monitoramento de frequência.
Cartográfico
Quando a companhia tem poucas pessoas no seu quadro de profissionais e necessita de uma opção personalizada e com baixo custo para realizar o controle de ponto, o relógio de ponto cartográfico é uma excelente alternativa.
O modelo em questão exige que, ao entrar e sair da companhia, o profissional insira o cartão em um aparelho que fará o registro da jornada de trabalho do dia.
Como fazer o controle de ponto no setor varejista?
Agora que você já sabe qual a importância de fazer esse monitoramento e os mecanismos que podem ser usados para realizar esse processo, chegou o momento de implementar o controle de ponto no dia a dia do seu negócio.
Com o objetivo de ajudá-lo, selecionamos algumas questões a serem levadas em consideração na hora de aderir a esse mecanismo de controle. Olha só!
Escolha o modelo de controle de ponto
O mercado oferece várias possibilidades para monitoramento de frequência dos profissionais, desde os modelos manuais de controle, que exigem a presença física dos colaboradores, passando pelos métodos digitais.
Mas qual é o melhor para o setor varejista? É importante que o gestor avalie aquele que melhor se ajusta ao seu negócio, mas como estamos falando de um segmento dinâmico e flexível, possivelmente os que são conectados a plataformas digitais saiam na frente dos demais.
Gerencie as horas extras
Como estamos falando do segmento varejista, que tem como características jornadas flexíveis e que resultam em horas extras, é importante ter cuidado com jornadas que extrapolam o limite de horário.
As horas extras devem ser computadas conforme a legislação e, conforme diretrizes da CLT, elas podem ser pagas ao profissional, ou convertidas em banco de horas para que, em um segundo momento, elas possam servir para contemplar os colaboradores com dias de folga.
Respeito a legislação
Esse é um tópico importante porque, ao se manter em conformidade com as normas, a empresa minimiza a chance de que seus profissionais entrem com processos trabalhistas reivindicando direitos.
Além disso, o respeito às normas contribui para que a empresa consolide uma política de transparência e se posicione como uma companhia que está em conformidade com as leis que protegem o trabalhador.
Use ferramentas tecnológicas
Lançar mão de ferramentas que otimizem o processo de gestão de controle de ponto é fundamental para que esse gerenciamento seja ainda mais assertivo.
Na VR Benefícios temos sólida expertise em disponibilizar soluções para que as empresas consigam fazer essa gestão e uma delas é a “Ponto Mais”, ferramenta que ajuda o gestor de RH a otimizar o processo de controle de ponto, fazendo com que ele dê celeridade a esse monitoramento, eliminando a necessidade de executar essa tarefa manualmente.
Além disso, a ferramenta traz maior conforto para o colaborador, já que ela permite que ele faça o registro de sua jornada de trabalho em plataformas digitais, com total funcionalidade e rapidez.
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