Como aumentar as vendas em restaurantes, lanchonetes e outras empresas do setor? Saber a resposta vale ouro. Ou melhor, vale dinheiro a mais no caixa. Para a felicidade dos gestores, esse é um dos segmentos com mais ferramentas específicas para alavancar o faturamento.
Existem, também, táticas comerciais mais amplas que, se aplicadas corretamente, geram mais lucros. Neste artigo, apresentamos as mais usadas e efetivas para você começar a aplicar.
Fique até o final do texto e saia com informações fundamentais para incrementar os ganhos em seu estabelecimento.
7 dicas para aumentar as vendas
Existem muitas táticas para aumentar o ticket médio, isto é, o valor consumido por pessoas em cada visita. Também é possível aumentar a quantidade de vendas em restaurantes, lanchonetes, padarias, cafés etc. Selecionamos sete ações usadas por grandes empresas da área com resultados expressivos. Confira a seguir!
1. Venda mais nos apps de delivery
Alimentos e restaurantes lideram os hábitos de compra on-line do brasileiro. 87,9% dos entrevistados pela Edelman afirmaram usar a internet para pedir refeições ou fazer compras de supermercado.
Além disso, a pesquisa revela que 93,7% desses consumidores usam aplicativos como o iFood para pedir comida. Além de estar no app, é preciso atenção a fatores como qualidade das fotos, informações disponíveis e atendimento dentro do aplicativo.
Outro ponto relevante é o tempo de entrega e os cuidados para que a refeição chegue bem acondicionada e em uma temperatura agradável. Uma embalagem bonita, preferencialmente sustentável e com elementos gráficos, vai estimular o cliente a divulgar a empresa nas redes sociais espontaneamente.
Também é indicado aproveitar a oportunidade para apresentar outros canais de contato. Enviar um flyer sobre o estabelecimento no qual consta um QR Code para acessar as redes sociais do restaurante tende a surtir efeito e atrair novos clientes.
Algumas empresas também investem em brindes. É uma ação vista como bônus pelo consumidor. Mas sempre pense se os investimentos estão dentro do orçamento e nunca negligencie a gestão de custos. Dessa forma, comece pelas ações mais básicas nos aplicativos de delivery e incremente de acordo com a capacidade do estabelecimento.
2. Proporcione excelência
Em cada ponto, qualidade é essencial. O espaço físico deve ser impecável com a limpeza, assim como a higiene com os alimentos. As dicas precisam ser consideradas no delivery também. Assim, dentro e fora do estabelecimento, excelência deve ser uma marca da empresa.
Falhas acontecem, porém, o esforço deve ser sempre para evitá-las. Você deve trabalhar para serem exceções e, quando acontecerem, corrigir rapidamente. Reconhecer o erro e compensar o cliente é sempre indicado.
Ainda que pareça básico, sabe-se que diversos restaurantes e outros estabelecimentos do setor negligenciam aspectos tão primordiais quanto esses. Invista em processos para garantir a excelência.
3. Aceite VR
A exemplo dos aplicativos de delivery, aceitar vale-refeição é uma boa estratégia para vender mais. Funciona como porta de entrada para fidelizar o cliente. Pois, ao constar na rede credenciada , o cliente encontra o estabelecimento e já o inclui como opção para almoçar ou lanchar.
As pessoas que recebem o benefício dão preferência para locais que aceitam o vale. Se gostarem, tendem a voltar e indicar para colegas de trabalho. Afinal, o VR é um benefício concedido pelas companhias e, muitas vezes, os colaboradores podem usá-lo para as refeições durante o expediente.
É bem provável que o estabelecimento receba turmas grandes de empresas. Assim, o seu estabelecimento pode se tornar um dos lugares em que eles almoçam ou lancham com frequência.
Oferecer o pagamento com vale-refeição, ter qualidade e proporcionar boas experiências, são combinações que, certamente, vão aumentar e fidelizar o fluxo de clientes.
4. Realize promoções
Todos adoram promoções, ainda mais de comida! Nos aplicativos de delivery, conceder cupons é um caminho para ser divulgado para um público novo. É, também, uma maneira de estimular o consumo entre pessoas que já conhecem o local.
Presencialmente, as promoções também atraem a clientela. O cuidado deve ser em não viver de descontos, pois pode prejudicar a lucratividade. Além das perdas, pode transformar o estabelecimento em um lugar para ir quando houver promoções apenas. Por isso, estude bem quando e de que maneira é estratégico oferecer promoções.
5. Ofereça experiências diferenciadas
Depois de cumprir os pré-requisitos básicos de qualidade, mencionados no tópico anterior, pensar em experiências diferenciadas é indicado. Restaurantes, lanchonetes, cafés e padarias que vão além do convencional atraem o público, mesmo que tenham um preço mais alto.
Experiências diferenciadas atraem mais gente e aumentam o ticket médio. Ou seja, a estratégia tem dupla vantagem. Porém, lembre-se que o diferencial só deve ser implementado se as expectativas básicas forem sanadas. Caso contrário, a ação não se sustenta.
6. Invista na divulgação e marketing
Atualmente, há várias estratégias e ferramentas de marketing para o setor de alimentação fora de casa. Elas possibilitam divulgar o negócio para possíveis novos clientes, além de despertar o desejo de consumir em seu estabelecimento.
Outra vantagem é construir uma marca forte, com valores, propósito e missão bem delineados. O fruto desse trabalho é a admiração do público e estar sempre no radar dos consumidores. Isso significa mais vendas em longo prazo.
Considere as redes sociais, como Instagram, TikTok e outras, para se conectar com os consumidores. Além de conteúdo orgânico (sem necessidade de investimento), ter um plano de anúncios é bastante indicado.
Também pense em ter um blog para ser encontrado nos buscadores, monitorar as avaliações e publicar no Google Business Pro (antigo Google Meu Negócio).
Em marketing, vale a máxima de que não há uma receita, mas estratégias adequadas de acordo com o público. Então, conheça bem seus clientes para entender quais ações vão gerar mais vendas para o seu estabelecimento.
7. Faça pós-venda
Sua próxima venda começa quando o cliente finaliza a compra. Isso porque o pós-venda é uma forma de sempre ser lembrado pelo consumidor. A presença com regularidade na rotina dele também demonstra atenção e melhora a experiência, mesmo sem estar consumindo algo durante os contatos.
O primeiro passo para realizar o pós-venda é ter os dados das pessoas que já consumiram no estabelecimento. Realizar o follow-up é bem interessante, pois trata-se de um contato logo após o consumo. Nessa etapa, um profissional pergunta ao cliente como foi a experiência e se há alguma sugestão.
Depois, é preciso definir quais serão os canais para comunicação, de acordo com as preferências do público, para entrar em contato após um tempo. Pode ser WhatsApp, e-mail e outros.
Ao adotar o pós-venda, as chances de fidelização aumentam consideravelmente. Você ainda pode combinar a estratégia com outras, como oferecer cupons de desconto e realizar divulgações. Assim, a tendência é que os resultados sejam ainda melhores.
A VR ajuda você a aumentar vendas
Quem se pergunta como aumentar vendas, encontra aceitar vale-refeição como uma das respostas. Você pode implementar essa forma de pagamento mais fácil do que imagina.
Após preencher o formulário da VR, a média de liberação do benefício é de cinco dias. Implementando a opção de pagamento com vale-refeição da VR, você ainda alcança metas como fidelização de clientes, atração de novos públicos e muito mais.
Faça o cadastro hoje mesmo e veja os resultados na prática!