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Como fazer a gestão de ponto de equipe externa?

Muitas empresas precisam de equipe externas na rotina da operação, seja para atender clientes, realizar entregas, oferecer suporte técnico ou trabalhar em ambientes externos, como no caso da construção civil e outros setores. Com tantos funcionários fora do ambiente físico da empresa, fazer a gestão de ponto de forma eficaz e assertiva pode acabar se tornando um verdadeiro desafio.

Se feita de maneira errada, a empresa pode correr sérios riscos de sofrer com processos trabalhistas que implicam em importantes prejuízos financeiros. Para evitar qualquer tipo de problema, é preciso buscar soluções inovadoras para gerenciar o ponto das equipes externas. Sua empresa está preparada para superar esse desafio? Acompanhe nossas dicas para uma gestão verdadeiramente eficiente!

Os problemas do controle de ponto tradicional

A gestão de ponto tradicional é um método muito utilizado por empresas mais conservadoras. Mas, se esse método já é ultrapassado e ineficaz até mesmo para o controle de ponto de funcionários que trabalham alocados na empresa, para equipes externas pode ser ainda mais problemático. Entenda melhor os principais pontos negativos:

Falta de praticidade

Com o controle feito em um sistema de ponto manual dentro da empresa, é preciso registrar os dias e horas trabalhadas. O problema é que para equipes externas, precisar ir até a empresa para registrar o ponto pode acabar tomando um tempo desnecessário de deslocamento e prejudicar a produtividade no trabalho.

Especialmente, porque é preciso bater o ponto 4 vezes, constando os horários de entradas e saídas, inclusive para a saída e retorno do horário de almoço. Nesses casos, bater 4 pontos por dia, se torna algo burocrático e nada prático para seus funcionários.

Falta de controle sobre os horários

Para equipes que trabalham externamente, pode ser aplicado o artigo 62 da CLT. Este artigo diz que atividades externas e incompatíveis com determinação de horário permite que o funcionário seja dispensado do registro do ponto.

Mas, cuidado: a dispensa do ponto não garante que o colaborador esteja a todo momento à disposição da empresa. Por isso, é preciso uma atenção extra para que a carga horária do funcionário seja respeitada. Sem uma solução eficaz para a gestão de ponto, essa falta de controle sobre os horários trabalhados pode acabar virando uma grande dor de cabeça.

Risco de fraudes e erros

A MP da Liberdade Econômica, transformada na lei 13.874/2019, define que a gestão de equipes externas pode ser feita por meio do controle de ponto por exceção. Esse modelo é baseado na ideia de que só é necessária a marcação de ponto em casos excepcionais.

Ou seja, com uma jornada de trabalho pré-estabelecida, é anulada a necessidade de 4 marcações no relógio de ponto. O trabalhador só precisa registrar os pontos em casos excepcionais, como atrasos, faltas, horas extras, licenças, férias e afastamentos. Essa falta de controle eficaz sobre as horas trabalhadas abre brechas para fraudes, erros e cálculos equivocados.

Controle de ponto por localização: a tecnologia a seu favor

A implementação de sistemas de ponto por localização traz uma série de vantagens para empresas que possuem colaboradores externos. Esta tecnologia utiliza o GPS dos dispositivos móveis para registrar o ponto, garantindo que os registros sejam feitos no local correto e no horário estipulado. Conheça os principais benefícios dessa solução:

Precisão: o ponto por localização garante que os registros sejam feitos exatamente no local de trabalho designado. Isso elimina a possibilidade de registros falsos ou incorretos, proporcionando maior precisão na gestão de ponto.

Transparência: com o ponto por localização, as empresas podem monitorar em tempo real onde os colaboradores estão durante o horário de trabalho. Esse benefício aumenta o controle e a transparência, ajudando a evitar fraudes e melhorar a gestão da equipe.

Facilidade de uso: os sistemas de ponto por localização geralmente são fáceis de usar e podem ser acessados via aplicativos móveis, o que facilita o processo de registro de ponto para equipe externas.

Redução de custos: ao automatizar o processo de registro de ponto e reduzir a necessidade de supervisão manual, as empresas podem economizar tempo e recursos. Além disso, a precisão nos registros ajuda a evitar pagamentos indevidos de horas extras ou faltas injustificadas.

Conformidade legal: a precisão e a transparência oferecidas pelo ponto por localização ajudam as empresas a manterem-se em conformidade com as leis trabalhistas, incluindo o cumprimento das horas de trabalho regulamentadas e o registro correto de horas extras e intervalos.

Aumento da produtividade: com maior controle e transparência, os colaboradores tendem a ser mais pontuais e produtivos. A tecnologia também permite que os gestores identifiquem rapidamente quaisquer problemas de assiduidade ou produtividade e tomem medidas corretivas.

Conheça nossa solução para registro de ponto por WhatsApp

A Pontomais oferece uma solução prática e segura para o controle de ponto por localização: o registro por WhatsApp. Essa ferramenta tão utilizada no nosso dia a dia também pode ser útil para otimizar o controle de ponto de equipes externas. E de maneira muito mais fácil do que você imagina!

Para implementar nossa solução em sua empresa, basta ativar a extensão via Marketplace, acessar o cadastro dos colaboradores que farão o registro pelo WhatsApp (Configurações > Colaboradores > Editar), verificar se o tipo de registro está configurado como Registro Simples e clicar para ativar o registro via WhatsApp.

Em seguida, você deverá informar o número de celular atual de seu colaborador. Pronto! Agora, o colaborador receberá um SMS com o link para o WhatsApp da Pontomais com todas as informações necessárias.

Como funciona para o colaborador?

Para o colaborador, o processo é ainda mais simples e necessita apenas de dois passos:

1. O colaborador precisa mandar uma mensagem para nosso número no WhatsApp, podendo ser Bater ponto, Registrar ponto ou Ponto. 

2. Em seguida, é necessário compartilhar a localização. Basta clicar em Anexar > Localização > Localização Atual

As informações de registro de ponto pelo WhatsApp são enviadas em tempo real para a plataforma Pontomais. Além de bater o ponto no WhatsApp, o colaborador poderá consultar a sua jornada diária de até 3 meses passados, além dos registros, os totais do dia, horas normais, faltantes, extras e banco de horas quando houver.

O registro de ponto por Whatsapp é permitido por lei?

As portarias 1510 e 671 tornam legais o uso de plataformas digitais e alternativas para o registro de ponto. Antes da implementação, é necessário fazer um acordo coletivo entre empregador e empregado para que essa nova forma de registro de ponto esteja alinhada entre todos os membros da empresa.

As únicas obrigatoriedades por parte da empresa para o controle de ponto alternativo são:

  • Não devem admitir exigência de autorização para hora extra do colaborador;
  • Não podem fazer qualquer categoria de restrição à marcação de ponto do colaborador;
  • Não pode haver a marcação automática de ponto;
  • Não pode haver a alteração ou exclusão de marcação de ponto;
  • Precisa haver a extração eletrônica ou impressa dos registros de ponto.

Como os registros feitos pelo WhatsApp ficam registrados na plataforma da Pontomais, nossa solução se adequa totalmente à lei como uma forma de ponto alternativo.

Vamos juntos inovar a gestão de ponto da sua empresa? Saiba mais sobre nossa solução e prepare-se para gerenciar sua equipe externa de forma muito mais inovadora, eficaz e assertiva. 

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