A bolha da internet que explodiu no final dos anos 1990 e começo dos 2000 mudou tudo! Inclusive, a nossa relação com produtos. Ter um perfil legal nas plataformas passou a ser comum para a maioria da população mundial e ganhar seguidores nas redes sociais virou lição de casa para empreendedores e líderes de negócios.
A transformação da sociedade, tecnologia e do comportamento fez com que as pessoas adotassem novos hábitos de consumo. Consequentemente, os processos e critérios de decisão de compra também ganharam novas jornadas e outros pontos passaram a fazer a diferença.
Se antes era preciso levar em conta a necessidade e o preço, hoje outras métricas passaram a compor o cenário. Desejo, vaidade e até mesmo pertencimento e senso de comunidade são alguns dos outros pontos que entraram para o time dos fatores decisivos.
“Como ganhar seguidores nas redes sociais” é pergunta atrelada às interações em grupo
Acompanhando a curva da evolução, marcas de diversos segmentos começaram a repensar a forma de se comunicar e de construir relacionamentos. Afinal, será que elas estão passando os valores que desejam? Conseguem criar uma boa conexão com seu público-alvo? O que, além dos produtos, faz com que as pessoas queiram adquirir algo desta marca?
Algumas destas perguntas passaram a ser feitas diariamente. Este processo envolve a construção da autoridade diante do mercado e o desejo de ser referência sobre um produto ou serviço. Além disso, o reconhecimento de marca também é campo obrigatório para quem deseja cativar a sua audiência no mundo digital.
Por isso, traçar estratégias do tipo “como ganhar seguidores nas redes sociais” passou a fazer parte da rotina de quem está lançando seu negócio no mundo digital. Afinal, números como quantidade de comentários, curtidas nas fotos e salvamentos (aquela bandeirinha que aparece no canto inferior direito das publicações no instagram) representam para o algoritmo da plataforma o quanto seu conteúdo é importante para quem navega.
Seguidores devem ter o senso de pertencimento na era digital
Hoje, Instagram e Facebook, mais do que redes sociais, desempenham o papel de estimuladoras e criadoras de conexão. Com ferramentas que permitem a criação de grupos e interação entre membros, elas reforçam o senso de comunidade virtual que se estabeleceu há alguns anos e surfou a onda do isolamento social.
Esse é um benefício-chave do marketing em mídia social. O baixo custo e a simplicidade de se configurar um website ou gerenciar um blog ou uma comunidade online significam que os fanáticos por um determinado tipo de sandálias, os fãs de patinação artística, os usuários da máquina fotográfica Nikon D70 e os entusiastas do salto em altura podem ter o seu próprio território online. A web reparte os nossos interesses – e o público-alvo de maneira mais detalhada do que os jornais, revistas profissionais ou programas de rádio jamais conseguiriam fazer”, pontuam Darren Barefoot e Julie Szabo em “Manual de Marketing em Mídias Sociais” (Novatec Editora).
Logo, isso quer dizer que sua jornada em busca da resposta de “como ganhar seguidores nas redes sociais” começa entendendo que você deve criar laços. Apesar de parecer estranho e soar impossível, é preciso fazer com que as pessoas se identifiquem com aquilo que você diz. Se não houver esta conexão, logo de cara, dispersa-se a audiência que procura alguém do ramo, mas que converse mais com as suas necessidades.
7 dicas para aumentar o número de seguidores
Tenha um perfil atraente
Como foi dito neste artigo, a estética é ponto primordial em uma rede social como o Instagram. Quem te segue tem interesse no produto ou serviço que você divulga. Se o assunto for comida, isso se torna ainda mais importante. Afinal, quando não há vantagem como despertar o olfato para aguçar o paladar, o jeito é fazer as pessoas “comerem com os olhos”.
Sendo assim, invista em fotografias, busque compor uma linha do tempo harmônica e que apresente bem o seu produto. Quem navega pelo seu perfil, deve se sentir confortável visualmente para voltar mais vezes.
Além disso, o Instagram é uma rede social que nasceu para ser visual. Então, os textos vêm em segundo plano na plataforma.
Converse com frequência
Sim, você precisa fazer com que as pessoas não te esqueçam. Por isso, aparecer constantemente é indispensável.
Outro ponto que faz sucesso para quem deseja ganhar seguidores nas redes sociais é apresentar um conteúdo humanizado. Ou seja, quanto mais você conseguir mostrar que, por trás da marca, há pessoas movimentando-a, melhor. Vídeos da rotina fazem muito sucesso, aparecer respondendo perguntas, mostrando a interação com clientes e pedidos são algumas das opções de como criar conteúdos que engajam.
Abuse dos vídeos
Como dito acima, apesar de os vídeos serem um formato antigo, eles performam muitíssimo bem nas redes sociais. Isso porque despertam a sensação de que há uma conversa entre marca e seguidor. Além disso, os vídeos também prendem mais a atenção e têm sido um aliado importante na busca pelo aumento de seguidores.
Hoje, é possível explorar diversos formatos disponibilizados pela plataforma: Stories, Reels, LGTV e Lives vêm fazendo um grande sucesso e estreitando conexões. Além de ser um formato super dinâmico, o vídeo também é espontâneo. Transmitir naturalidade diante de um universo tão planejado é um diferencial essencial que humaniza as marcas.
Mídia paga
Para muita gente, a mídia paga virou uma vilã nas redes sociais. Mas, a verdade é que hoje ela é uma ferramenta que traz informações reais sobre seus seguidores.
Investir nesta estratégia significa aplicar dinheiro em campanhas digitais para que mais pessoas tenham contato com a sua marca. Com ela, é possível segmentar gênero, idade, localização, interesses e até mesmo relacionar concorrentes para que as chances de atrair o público certo aumentem.
Marcel Ghiraldini e Sergio Larentis Jr em “Código do Marketing” (Editora Clube dos Autores” citam estas importantes características sobre mídia:
“[…] Relevância é a regra.
Podem falar bem e/ou mal (se prepare para ambos)
Pessoas estão mais inclinadas a acreditar em pessoas comuns do que em marcas”.
E, consequentemente, estas são algumas das possibilidades de devolutivas que você terá quando começar a atuar neste segmento. De qualquer maneira, o retorno e a opinião do seu público-alvo faz uma grande diferença para te ajudar a lapidar a marca, identificar pontos de atenção, promover melhorar e encontrar o cliente certo que vai converter.
Entenda a sua audiência
Garantir o aumento de seguidores é uma preocupação que deve ir além apenas dos números. Afinal, eles são importantes, mas devem ser qualificados para aumentar as suas chances de venda.
Ou seja, isso quer dizer que de nada vale ter 1 milhão de seguidores, se eles não forem reais. A compra de seguidores garante um número expressivo, mas são pessoas que não consomem o seu produto.
Para isso, investe-se em mídia paga e em conteúdo de qualidade. E, por isso, entender o comportamento, a rotina, hábitos e as necessidades do seu público-alvo é algo tão importante.
É desta maneira que se pode pensar em temas de relevância para publicar, fazer postagens nos horários corretos em que há uma boa aderência à publicação e falar sobre hábitos e situações do dia a dia do seu seguidor.
Os relatórios de campanhas trazem indicativos que apontam o melhor caminho para continuar com a estratégia definida ou pensar em novas alternativas.
Saiba se comunicar
Hoje, para conversar na internet, é preciso tentar delimitar a sua forma de falar. Isso porque, diante de um universo onde não há fronteiras, pode acontecer de o seu conteúdo falar muito com pessoas que não têm relação com os seus interesses.
Neste sentido, entram as definições de persona. Basicamente, a persona traz uma visão mais detalhada de quem é o seu público-alvo. Ou seja, se você pudesse personificar seus clientes, quem ele seria?
Por exemplo: Maria, 30 anos, assistente de recursos humanos, tem um filho pequeno e gosta de procurar novas alternativas saudáveis de restaurantes.
Traga assuntos de interesse da sua persona, saiba quais são as suas principais aflições e apresente o seu negócio como uma solução.
Há alguns estágios entre atrair e converter a venda, mas, com certeza, o reconhecimento de marca é um dos principais. Sendo assim, trabalhe para se comunicar apresentando vantagens e diferenciais e mostrar que pode entrar para o leque de opções!
Interaja!
Por fim, interaja para compilar todas as dicas de cima quando o assunto é como ganhar seguidores nas redes sociais. Somando todos os passos acima e criando oportunidades de interação, aumentam as chances de conseguir estabelecer a conexão necessária e elevar seus números.
Hoje, é possível abrir caixa de perguntas e se mostrar à disposição da sua audiência ou criar enquetes que dizem mais sobre a preferência deles. Além disso, criar links que direcionam para páginas de compras foi uma das últimas atualizações do Instagram. Músicas podem ser utilizadas para melhor ambientar seu conteúdo, bem como a localização para indicar onde as pessoas podem te encontrar!
Resumindo, para você começar a aumentar seus seguidores
Você precisa saber quem são eles, mostrar que seu negócio tem valor, conversar com frequência, investir em boas fotos e mostrar que, por trás do logo de uma empresa, há muitas mãos fazendo a roda girar.
Quanto mais humanizado, dinâmico e relevante for seu conteúdo, maiores são as chances de aumentar seus seguidores.
Gostou deste artigo? Vai aplicar as dicas para engajar seu perfil nas redes sociais? Navegue pela VR e encontre mais soluções para melhorar também seu relacionamento com colaboradores!