btn
Como vai ser o mercado de trabalho no futuro?
Como vai ser o mercado de trabalho no futuro?
fade

Como vai ser o mercado de trabalho no futuro?

A questão sobre como vai ser o mercado de trabalho no futuro tem merecido atenção de especialistas e estudiosos das relações de trabalho. Os experts afirmam que a pandemia antecipou transformações na sociedade que demorariam uma década para acontecer. 

Foi assim com a tecnologia e o rápido desenvolvimento de recursos como inteligência artificial, mas também na forma como as pessoas desenvolvem seu trabalho. Hoje, são poucos os que querem passar uma vida inteira em uma companhia. E serão cada vez menos no mercado de trabalho futuro. 

Tendência como o anywhere work (trabalho em qualquer lugar) já é realidade em vários países, incluindo o Brasil. Neste conteúdo, você vai conhecer as principais mudanças que devem afetar definitivamente o mercado de trabalho no futuro e as características de seus profissionais. Veja a seguir:

Sumário

  • O que são e qual o poder das people skills no futuro do trabalho?
  • Saiba como vai ser o futuro do trabalho no Brasil e no mundo
  • Prepare-se para as profissões em alta no mercado de trabalho para o futuro

O que são e qual o poder das people skills no futuro do trabalho?

A expressão people skills é muito falada no mercado de trabalho. Mas exatamente o que significa? Na tradução literal, quer dizer as habilidades das pessoas. No jargão dos profissionais do mercado, são as competências comportamentais e socioemocionais que pautam os relacionamentos pessoais, sociais e profissionais. 

Essas competências ou habilidades são as que influenciam um profissional a tomar suas decisões e a lidar com seus pares, por exemplo. Algumas delas são: adaptabilidade, inteligência emocional, criatividade, ética, resiliência, capacidade de trabalhar em equipe e flexibilidade, entre outras. 

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Segundo estudo publicado no Linkedin em maio de 2023, essas habilidades pessoais são importantes agora, mas serão determinantes no mercado de trabalho no futuro. 

Prova disso é que 89% dos gestores de RH afirmam que contratações que não dão certo atualmente são as de colaboradores mais focados nas hard skills, que são as competências técnicas, mas que deixam a desejar quando o tema são as people skills

Portanto, o poder das people skills no futuro do trabalho estará centrado em:

– agregar valor;

– atuar em ambiente digital;

– ter capacidade de adaptação a novos postos de trabalho e ocupações.

Como vai ser o mercado de trabalho no futuro?

Saiba como vai ser o futuro do trabalho no Brasil e no mundo

Levantamento da consultoria McKinsey estimou em 800 milhões a quantidade de empregos que serão perdidos em diferentes cenários no mundo até 2030. 

Ao mesmo tempo em que muitas competências vão desaparecer, outras centenas aparecerão, exigindo ainda mais flexibilidade dos colaboradores para se adaptarem ao mercado de trabalho no futuro. As principais tendências no Brasil e no mundo são:

  • Automação e IA mudarão a forma de trabalhar: espera-se que o desenvolvimento dessas tecnologias afetem o mercado de trabalho por muitos anos. Atividades repetitivas tendem a ser automatizadas. Outras tarefas vão surgir, como as que exigem profissionais capazes de desenvolver ainda mais profundamente essas tecnologias.

  • Trabalho flexível: depois da pandemia, as empresas perceberam que não há limites geográficos para sua atuação nem para contratarem colaboradores. Isso deve se intensificar no mercado de trabalho no futuro. É o chamado anywhere work – trabalho em qualquer lugar. Novas tecnologias também devem impactar a área de RH.

  • Novas oportunidades em mercados futuros: áreas tecnológicas, como realidade virtual e IA, além das que têm genuína preocupação com o meio ambiente e as energias renováveis tendem a se intensificar. Vão surgir oportunidades de trabalho na economia verde, finanças verdes, mercado de baixo carbono etc. 

Valorização das people skills: como vimos, as empresas não querem apenas colaboradores muito técnicos, querem profissionais que valorizem e respeitem as diferenças, tenham empatia e real capacidade de trabalhar em equipe. Essa tendência vai se intensificar também.

Como vai ser o mercado de trabalho no futuro?

Prepare-se para as profissões em alta no mercado de trabalho para o futuro

É difícil dizer com exatidão quais serão as profissões em alta no mercado de trabalho no futuro.  O relatório Futuro do Trabalho em 2023, desenvolvido pelo Fórum Econômico Mundial,  afirma que 65% das crianças que estão cursando seus primeiros anos de estudo hoje provavelmente vão trabalhar em profissões que nem existem. 

A maioria dessas profissões estará ligada à evolução científica e tecnológica. A inovação será a base dos novos empregos. Essa tendência já foi percebida por muitos países que já incluíram a programação nos currículos escolares, justamente para desenvolver esse tipo de raciocínio nas crianças dessa geração. As áreas que devem criar novas profissões estão ligadas à:

  • Desenvolvimento de apps e softwares: essa capacidade é valorizada em vários setores. Com o avanço da tecnologia, novas demandas e serviços vão surgir, exigindo grande inventividade de quem atua nessa área.

  • Cientista de dados : especialistas já falaram que os dados são o novo petróleo, tamanha a sua importância no mundo atual. Portanto, quem souber interpretar, ler, analisar e fazer combinações vai se destacar.

  • Segurança de informações: ao mesmo tempo em que os dados vão ganhar cada vez mais importância, a segurança seguirá sendo destaque e também uma grande preocupação.

  • profissionais voltados ao meio ambiente: energias renováveis, mercado de baixo carbono, finanças e economia verde vão exigir  especialistas que não existem atualmente. A questão ambiental ́ é crítica. Ou o mundo acorda para a necessidade de reduzir as emissões ou o futuro trará agravamento do aquecimento global.

  • profissionais de saúde  bem estar – a tendência é as pessoas viverem mais, exigindo mais cuidado de profissionais capacitados para atender essa demanda crescente. Ao mesmo tempo, as empresas sentem a necessidade de cuidar da saúde mental de seus colaboradores para terem resultados mais positivos nos negócios. 

Como vimos, embora seja difícil afirmar como será o mercado de trabalho no futuro, é possível, com base nas tendências atuais, apontar alguns caminhos. A VR antecipa algumas dessas tendências, abordando questões como uso da ferramenta chatgpt e os benefícios para reter talentos, entre outras. Confira nossos conteúdos.

Cadastre-se e receba novidades!











Destaque:

Leia também:

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!