PRA SUA EMPRESA        ESTABELECIMENTO        PRA VOCÊ        VENDA VR        SITE VR        CONTRATE

gestor buscando o que o RH pode consultar antes de contratar
gestor buscando o que o RH pode consultar antes de contratar
fade

Descubra o que o RH pode consultar antes de contratar para garantir os melhores talentos

O processo de contratação é uma etapa crucial para qualquer organização. Afinal, é por meio dele que a empresa pode crescer e se desenvolver. Nesse sentido, saber o que o RH pode consultar antes de contratar é uma boa alternativa para se preparar e garantir os melhores talentos para a empresa.

Se você faz parte da equipe de Recursos Humanos e não sabe qual é o melhor caminho para contratar um novo colaborador, não se preocupe! Preparamos este artigo com dicas que podem facilitar o processo. Vem com a gente!

1. Atente-se às habilidades necessárias para o cargo

Para garantir os melhores talentos para uma empresa, a equipe de RH precisa fazer uma seleção criteriosa, levando em consideração vários fatores, que incluem conhecimento, aptidões e atributos pessoais. Na hora de selecionar os candidatos, se atentar e evidenciar as habilidades necessárias para o cargo é fundamental.

Para saber quais são essas habilidades, a dica é conversar com os gestores antes de iniciar o processo e traçar o perfil ideal para a vaga. Assim, é possível colocar os pontos entre os principais requisitos para contratação e filtrar as opções de maneira mais precisa.

2. Avalie bem os currículos

O currículo está entre as principais ferramentas que o RH pode consultar antes de contratar. É nele que o futuro colaborador evidencia sua trajetória profissional, com todos os seus pontos fortes.

Na hora de avaliá-lo, a sugestão é considerar principalmente os objetivos, a formação e as experiências anteriores. Dessa forma, é possível evitar que candidatos que não se enquadram no cargo sejam convocados, otimizando o tempo e a eficiência do processo.

3. Fique de olho nas experiências anteriores

Em um processo de contratação, ficar de olho nas experiências anteriores do colaborador é essencial para reter bons talentos. Por isso, não deixe de questionar sobre o antigo emprego, assim como os motivos que o levaram a sair. Dessa maneira, você pode conhecer mais o perfil profissional de cada candidato.

4. Veja se o candidato se enquadra à cultura da empresa

A cultura organizacional, além de ser uma estratégia para atrair e reter talentos, é o que estrutura e mantém a empresa funcionando. Por isso, é importante que o futuro funcionário esteja alinhado a ela.

Para analisar se o candidato se adequa, uma sugestão é informar quais são os valores, missão e objetivos da organização, assim como a política de comportamento e possíveis regras, analisando sua opinião sobre esses pontos.

gestor que sabe o que o RH pode consultar antes de contratar cumprimentando nova colaboradora

5. Converse sobre a organização

Durante uma entrevista com RH, é interessante que o candidato esteja preparado e busque saber um pouco sobre a empresa. Isso mostra que ele está interessado, demonstrando organização e engajamento — o que é ótimo para qualquer setor.

Assim, para se certificar dessas qualidades, a equipe de RH pode conversar com o candidato sobre os pontos da empresa que o interessam enquanto passa mais detalhes sobre a vaga disponível. Se ele souber, mesmo que de maneira superficial, já é um bônus.

6. Busque colaboradores que anseiam em aprender

Buscar por candidatos que se interessam em aprender é um ótimo caminho para garantir os melhores talentos para sua empresa. Normalmente, esse perfil demonstra comprometimento, flexibilidade e uma boa adaptabilidade. Para reconhecê-lo, você pode perguntar sobre cursos, atividades e áreas pelas quais o candidato tem interesse.

Isso também é uma boa estratégia do que o RH pode consultar antes de contratar para saber se a empresa atenderá às expectativas do talento, assim como a disposição do mesmo para se desenvolver na organização. Inclusive, essas atividades complementares podem ser um critério na hora da seleção.

7. Observe o comportamento do candidato

Durante a entrevista, a equipe de RH pode observar o comportamento do candidato, analisando se o mesmo se encaixa na vaga e seguirá com a cultura da empresa. Mesmo com o nervosismo, tanto a postura quanto o tom de voz do candidato refletem sua personalidade e podem dizer muito sobre seu perfil profissional. Por isso, a dica é se atentar a esses detalhes.

Como reter os melhores talentos em sua empresa? 

Agora que você já sabe o que o RH pode consultar antes de contratar, que tal saber como reter os melhores talentos na sua empresa? Para além do salário, atualmente, os colaboradores buscam benefícios e uma melhor qualidade de vida, tanto dentro da organização quanto fora.

Dessa forma, um caminho a seguir é oferecer um bom clima organizacional, com políticas que façam o funcionário se sentir à vontade para executar suas tarefas. Implantar medidas para otimizar as rotinas dos colaboradores, diminuindo a necessidade de hora extra, também é uma boa alternativa de reter talentos, além de reduzir o índice de absenteísmo (atrasos e faltas).

Outra ótima estratégia é elaborar uma política de benefícios com opções como vale-refeição ou alimentação, convênio médico e odontológico, auxílio-creche, auxílio-transporte, entre outros. Isso pode ser um diferencial no momento em que o colaborador precisa decidir se permanecerá ou não na instituição.

Faça parte do time VR!

Gostou das dicas e já sabe tudo o que o RH pode consultar antes de contratar? Então que tal colocá-las em prática e reter os melhores talentos para sua empresa com os benefícios para funcionários da VR?

Aqui, além de opções diferenciadas, como vale-cultura e o vale-auto, você encontra os produtos PAT, que incluem: vale-refeição (VR), vale-alimentação (VA) e VR + VA. Tudo isso com a praticidade e segurança que a VR Benefícios pode oferecer. Aproveite e faça parte desse time!

Receba o conteúdo em primeira mão: