O RH se concentra nas estratégias, atração de talento, desenvolvimento de colaboradores e manutenção do bom clima organizacional, já o Departamento Pessoal, que funciona dentro da área de RH, cuida de toda a rotina administrativa e burocrática de uma empresa.
Ou seja: um cuida da gestão de pessoas, da folha de pagamento, da admissão e da demissão de funcionários. Mas as duas áreas se complementam e são fundamentais para o bom funcionamento de uma empresa. Dessa forma, tanto os funcionários quanto as rotinas administrativas são atendidas.
Cabe ao RH criar soluções para que a empresa se desenvolva com auxílio dos colaboradores. Ou seja: humaniza as relações, enquanto o Departamento Pessoal cuida de documentos e processos administrativos, como controle de ponto, entre outros. Conheça as principais diferenças:
Sumário
- Entenda as diferentes funções do RH e departamento pessoal
- Conheça os cargos do departamento pessoal e RH
- As 9 principais rotinas de RH e departamento pessoal
Entenda as diferentes funções do RH e departamento pessoal
Durante muito tempo, ser chamado para uma reunião no departamento pessoal era motivo de apreensão e até medo de uma possível demissão.
Com os avanços da tecnologia, da noção do mercado de trabalho do futuro e das novas técnicas de RH, esse receio foi amenizado, principalmente porque essas áreas atuam de forma mais estratégica e proativa com o colaborador, evitando demissões bruscas, pois entendem que uma grande rotatividade de funcionários interfere nos resultados da empresa.
O DP é fundamental para que o RH atue de forma mais focada nos perfis profissionais mais talentosos para atingir as metas propostas. Veja as diferenças:
Recursos Humanos
- Faz o recrutamento, a seleção e o desenvolvimento de talentos – o RH atrai e seleciona talentos, faz as entrevistas, cuida do aperfeiçoamento profissional dos colaboradores e faz avaliações de desempenho, dando feedback, por exemplo.
- Cuida da gestão de benefícios e da cultura organizacional – o RH cuida do ambiente para que seja o mais inclusivo e diverso possível, além de gerenciar benefícios e remunerações.
No Departamento Pessoal
- Gerencia a Folha de Pagamento, os benefícios e as rotinas dos funcionários – O Departamento Pessoal faz cálculos de salários, impostos, descontos, benefícios, além de cuidar da frequência dos colaboradores, faltas, cartão de ponto e as horas extras.
Cumpre rotinas legais e organiza documentos – gerencia documentos, rescisão, férias, licenças, além de seguir as normas e os regulamentos legais.
Conheça os cargos do departamento pessoal e RH
As áreas de Recursos Humanos e o Departamento Pessoal trabalham em conjunto, lidando com todo tipo de situação. Mas existem funções e cargos específicos para cada um desses setores. Os nomes e a estrutura podem variar de uma empresa para outra, mas as funções são bem definidas. Veja:
Departamento Pessoal
- Gerente ou Gestor de DP: em geral, é um profissional formado em Administração que supervisiona todas as rotinas. É a quem todos recorrem para esclarecer dúvidas, tomar decisões e buscar respostas.
- Assistente ou Analista: é quem lida com a folha de pagamentos, calcula salários, descontos, impostos, frequência, organiza documentos funcionais. Faz o controle de ponto e cuida da parte burocrática dos benefícios e demais programas de bem-estar.
- Analista de Folha de Pagamento: é quem faz o processamento da folha de pagamento, faz os cálculos de horas extras, férias, descontos, faltas, dentro das leis trabalhistas.
Recursos Humanos (RH):
- Gerente de RH: é o profissional que alinha e define estratégias, além de gerenciar todas as operações estratégicas de trabalho.
- Gestor de Recrutamento e Desenvolvimento de Talentos: cuida da publicação de vagas, seleção, entrevistas e ajuda na integração de novos colaboradores. Além disso, atua para melhorar o desempenho das equipes e dos sistemas de avaliação de desempenho.
Especialista em Cultura Organizacional: este profissional, em geral com formação na área de Psicologia, tem como objetivo promover a cultura da empresa. Para isso, desenvolve políticas de diversidade, equidade, inclusão e bem-estar. Seu foco é cuidar do clima da empresa para criar um ambiente mais saudável e de engajamento.
As 9 principais rotinas de RH e departamento pessoal
São pelo menos xx as rotinas do Departamento Pessoal em uma empresa. Confira o que cada uma delas faz:
Rotinas do RH
- Departamento pessoal: atua na seleção dos colaboradores e também de toda a burocracia que permite a empresa funcionar dentro da legislação;
- Cargos, remuneração e benefícios: ajuda a definir os cargos e cuida da remuneração de acordo com as políticas de benefícios;
- Segurança do trabalho: atua para que a empresa cumpra a legislação e proporcione um ambiente sem riscos para os colaboradores trabalharem com total segurança;
- Treinamento e desenvolvimento: cria condições para capacitar os trabalhadores, criando maneiras ideais para que se desenvolvam.
Rotinas do Departamento Pessoal
- Admissão – é das tarefas mais complexas, que exige divulgar vagas, selecionar talentos, fazer entrevistas e, por fim, admitir o colaborador novo.
- Desligamento – é um processo ainda mais difícil, pois envolve a ruptura de um contrato de trabalho por enxugamento de uma equipe, insatisfação com os resultados e até por alguma outra razão.
- Folha de pagamento – é uma das tarefas que exige mais atenção, pois pede que o colaborador fique atento a folgas, descontos, horas extras etc, cuidando para que os cálculos sejam feitos corretamente.
- Controle de férias, do ponto e dos benefícios – tarefas que exigem organização com prazos, benefícios, controle específico de ponto. Existem sistemas que auxiliam essas tarefas automáticas, mas que mesmo assim devem ser supervisionadas e validadas por um gestor de RH.
- Legislação trabalhista e controle de impostos – essa área pede mais atenção para que todos os contratos dos colaboradores sigam a legislação trabalhista para evitar multas e outros tipos de punição. O mesmo vale para o pagamento de impostos que devem ser quitados no prazo correto e os comprovantes guardados pelo tempo previsto na lei.
Embora pareçam setores totalmente distintos, o RH e o DP trabalham em conjunto para criar um ambiente na empresa que a faça se destacar pelo engajamento das equipes e também pelos resultados que alcança.
O RH, em uma visão mais ampla, atua para envolver os trabalhadores e, ao mesmo tempo, ampliar o impacto sobre os negócios dos que têm um bom desempenho.
Hoje, num ambiente corporativo que lida diariamente com transformações digitais, é possível recrutar talentos em qualquer lugar do mundo. Por isso, é tão importante contar com um RH atento às constantes mudanças e ao um DP que igualmente se adapte a elas. Caso tenha interesse em aprofundar conhecimento sobre técnicas de RH, confira outros conteúdos no Blog da VR.