btn
O que é a diversidade e inclusão no trabalho?
O que é a diversidade e inclusão no trabalho?
fade

O que é a diversidade e inclusão no trabalho?

É cada vez mais comum ouvir sobre a necessidade de montar equipes mais diversas e mais representativas nas empresas. Mas, exatamente, o que é a diversidade e a inclusão no trabalho? 

Esses são dois conceitos que se referem a práticas e políticas que as empresas adotam para criar ambientes mais igualitários, justos e nos quais todas as crenças, etnia, gênero, idade, orientação sexual, religião, deficiências físicas ou mentais, entre outras, sejam respeitadas. O tema é tão importante que o Senado Federal acaba de criar um guia de inclusão e diversidade LGBTQIA+.

Empresas que estimulam a diversidade e a inclusão tendem a ser mais produtivas e resilientes, segundo estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Além disso,  têm funcionários mais motivados, pois eles se sentem parte de um ambiente em que são ouvidos, apoiados e, principalmente, respeitados. Neste conteúdo, você vai entender a importância da diversidade e inclusão nas empresas. Confira:

Sumário 

  • Diversidade e inclusão nas empresas: entenda a importância
  • O que são a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho?
  • Como criar uma política de diversidade e inclusão?
  • Benefícios da política de diversidade e inclusão

Diversidade e inclusão nas empresas: entenda a importância

Pesquisa A diversidade como alavanca de performance, da consultoria americana Mckinsey, revela um forte vínculo entre diversidade e performance financeira. Além disso, sugere que as empresas criem estratégias de inclusão melhores para obter vantagem competitiva. 

Diante dessa constatação, vamos entender a importância da diversidade e inclusão nas empresas. No mundo atual, em que pessoas e diferentes grupos sociais lutam por igualdade de direitos, não é mais possível admitir companhias que façam pouco caso ou que simplesmente ignorem isso.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Mais do que tendência, a diversidade é uma questão de justiça social. Além disso, ajuda a criar ambientes mais igualitários, mais ricos e mais justos, gerando a sensação de pertencimento na empresa

Embora as empresas ainda tenham muitas dúvidas de como implementá-la para que não seja apenas um discurso e uma regra que conste nos documentos internos, a importância é incontestável, especialmente para favorecer as metas de crescimento e geração de valor.

O que é a diversidade e inclusão no trabalho?

O que são a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho?

São dois conceitos que se complementam, embora muitas pessoas acreditem que são idênticos. Entenda as diferenças:

  • Diversidade: refere-se à variedade de características das pessoas e grupos que integram uma empresa. Essas características podem incluir gênero, idade, orientação sexual, raça, deficiências diversas, origem socioeconômica, etnia e até religião, entre outras. O objetivo da empresa ao montar um time com pessoas tão distintas é criar equipes com as mais variadas experiências, formações, estilo de vida e forma de pensar. À medida que esse conceito repercute na  empresa, em todas as funções – das mais básicas à alta chefia – torna-se também um diferencial competitivo que atrai consumidores, melhorando o market share da companhia. 

  • Inclusão: é quando a empresa cria um ambiente de trabalho em que as pessoas são ouvidas, suas opiniões são valorizadas e respeitadas e estão mais integradas. Além disso, todos devem ter as mesmas oportunidades de ascender profissionalmente. Os profissionais devem se sentir seguros, acolhidos, respeitados e valorizados. Empresas diversas não admitem qualquer tipo de preconceito nem desrespeito aos colaboradores, independentemente de sua forma de pensar, agir e ser.

Implantar políticas de diversidade nas empresas é mais do que atender alguns critérios legais ou seguir tendências moderninhas da sociedade. Trata-se de respeitar as pessoas verdadeiramente e todas as suas formas de expressão. Além disso, ajuda a atrair e reter talentos.

O que é a diversidade e inclusão no trabalho?

Como criar uma política de diversidade e inclusão?

Não adianta apenas a empresa criar um discurso de diversidade e inclusão para atrair talentos e consumidores engajados. É preciso realmente desenvolver políticas para que esses princípios se integrem ao DNA da empresa e treinar equipes. Essas quatro dicas resumem o que é necessário fazer para desenvolver uma política de diversidade e inclusão:

Valorize a equidade – a empresa deve tratar as pessoas de forma igualitária e isso se estende às políticas de contratação, divisão de cargos e até remuneração. É importante que todos se sintam valorizados e tenham acesso às mesmas oportunidades. 

Respeite seus colaboradores – o respeito é a resposta para manter boas relações pessoais ou profissionais. Portanto, respeite seus colaboradores do jeito que são. Isso inclui tratar pessoas com os pronomes de tratamento com os quais se identificam e praticar a comunicação não-violenta.

Integre e treine colaboradores – a diversidade e inclusão precisam fazer parte do dia a dia das empresas. Para isso, é essencial criar treinamentos para que os colaboradores entendam a importância dessas políticas e como agir em cada situação. Muitas empresas mantêm cartilhas para divulgar essa política internamente e entre os parceiros externos.

Crie um área para as políticas do setor – é importante contar com especialistas que conheçam o tema e possam criar políticas que considerem as pautas de diversidade e inclusão. Isso ajuda a fortalecer esses temas na empresa como prioritários.

Benefícios da política de diversidade e inclusão

Existem alguns benefícios claros para as empresas em adotar políticas de diversidade e inclusão. Confira os cinco principais: 

  1. Estímulo à inovação – times diversos contribuem com sua experiência, trajetória e visão de vida distintas. Isso estimula insights criativos e a inovação.
  2. Equipe mais engajada – quando o ambiente é inclusivo, os colaboradores se sentem mais estimulados a colaborar, o que melhora a produtividade e os resultados da equipe.
  3. Atração de talentos – profissionais capacitados preferem trabalhar em empresas social e ambientalmente mais responsáveis. Eles entendem, buscam e valorizam essa tendência. 
  4. Diferencial competitivo – empresas que levam a diversidade e a inclusão a sério estão mais preparadas para lidar com clientes e novos mercados, além de enfrentar desafios mais complexos.
  5. Conquistam mais clientes – empresas que realmente valorizam a diversidade e a inclusão e levam isso a sério conquistam mais clientes que se afinizam e querem comprar produtos e serviços de empresas consideradas mais éticas e ambientalmente responsáveis.

Como vimos, o RH tem um papel extremamente importante na criação de políticas de diversidade e inclusão nas empresas. Cabe a esses profissionais criarem ações e treinamentos para fixar esses conceitos na empresa e, além disso, expô-los para atrair e reter talentos.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!