btn
Praça de alimentação com várias mesas
Praça de alimentação com várias mesas
fade

Empresas se reinventam para manter conexão de pessoas e engajamento no modelo híbrido

VR realizou ação comemorativa pela primeira vez após reabertura do escritório e teve engajamento de 94% dos colaboradores.

Desde que os escritórios voltaram a reabrir após a estabilização da pandemia do Coronavírus, o desafio das empresas tem sido encontrar o melhor modelo de trabalho. Na VR, o caminho adotado foi dar liberdade para que os colaboradores escolhessem o melhor formato para cada um: presencial, híbrido ou totalmente remoto.

Hoje, 48% dos funcionários atuam no modelo home office e 51% no híbrido. Diante desse cenário, a VR se deparou com a seguinte pergunta: como manter viva a conexão entre pessoas e o engajamento quando a maioria está à distância?

“A cultura de comemoração sempre foi muito forte na VR. Antes da pandemia, realizávamos mensalmente um happy hour chamado Juntos & Misturados, no próprio escritório, com adesão de 40% das pessoas por edição. Sem falar nas nossas ações comemorativas pontuais. Quando reabrimos o escritório em março, após dois anos com ele fechado, precisávamos encontrar uma maneira de retomar esses momentos na nova realidade híbrida”, conta João Altman, diretor executivo de Pessoas, Marketing e Cultura.

Então, a empresa estudou caminhos e parece ter encontrado um formato que deu certo. Na primeira semana de agosto, foi realizada a iniciativa VR Celebra, com uma programação especial de ativações presenciais e digitais. O objetivo foi reconectar as pessoas, reconhecê-las e comemorar as realizações profissionais mais importantes do ano até o momento.

“Nossa intenção foi propor uma pausa para refletirmos sobre tudo que já conquistamos até agora em 2022, profissional e pessoalmente também. Pela primeira vez no pós-pandemia, voltamos a realizar uma ação comemorativa utilizando nosso prédio em São Paulo, sem deixar de fora as pessoas que trabalham remotamente ou fora do estado. Encontramos um modelo bastante assertivo, que envolveu 100% dos colaboradores e teve um engajamento de 94%. A ideia, agora, é estudar a periodicidade dessa iniciativa para manter esse formato de comemoração”, ressalta Altman.

A programação presencial durante a semana contou com food trucks e música ao vivo no almoço, além de quick-massage (massagem na cadeira) disponível para todas as pessoas. Bastava agendar um horário e relaxar! Desde a reabertura do escritório, a média de colaboradores trabalhando presencialmente era de 10% por semana. Durante os dias de VR Celebra, esse número aumentou para 48%.

Já a programação digital teve vídeo da liderança na rede social interna, cabine de fotos virtual e um vale-reconhecimento com o qual os colaboradores podiam distribuir elogios, agradecimentos e feedbacks para outros colegas e equipes! Além disso, a cereja do bolo: um kit comemorativo com comes e bebes foi enviado para a casa de cada pessoa, que pôde brindar com a família as conquistas de 2022 até agora. Seja no formato virtual ou presencial, todas as pessoas tiveram a oportunidade de vivenciar um pouco mais do propósito da VR: mais tempo, vida melhor.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!