btn
fade

Gestão de pessoas: saiba o que é e como obter resultados

A gestão de pessoas em uma empresa se refere a um conjunto de práticas e políticas que buscam otimizar o trabalho dos colaboradores. A ideia é não apenas gerenciar, mas desenvolver as pessoas para que, por meio de seu trabalho, impactem positivamente os resultados da companhia.

É muito importante que empresa comece a pensar a gestão de pessoas ainda na fase de recrutamento e seleção para identificar e atrair os talentos mais alinhados com os objetivos e propósitos da empresa

Isso significa que, além de identificar os talentos, é preciso facilitar a adaptação dos colaboradores contratados à cultura organizacional por meio de treinamentos.

O objetivo é desenvolver as habilidades necessárias de cada um, que vão fazer diferença para montar uma equipe diversa, inclusiva, engajada e suficientemente madura para gerenciar conflitos

Para que isso aconteça, é essencial envolver outras áreas, como a administrativa e de negócios, além de todos os setores que impactem metas e resultados. Confira neste conteúdo.

Sumário

  • Existe curso de gestão de pessoas? 
  • O que é a gestão estratégica de pessoas?
  • Como estimular uma boa gestão de pessoas e liderança? 

Existe curso de gestão de pessoas?
A resposta é, sim, existem cursos de gestão de pessoas ofertados por universidades, escolas de negócios e até plataformas de cursos on-line. Mas é importante tomar alguns cuidados antes de assinar um contrato para realizar um curso desses. 

Saúde dos Trabalhadores em 2023

O objetivo de quem faz um curso de gestão de pessoas é buscar especialização nessa área e em Recursos Humanos. Em geral, o perfil do profissional que escolhe esse tipo de aperfeiçoamento é de alguém preocupado em humanizar as relações de trabalho com a adoção de novas posturas de liderança. Por isso, é tão importante selecionar com critério o curso. 

Há muitas opções. Então, verifique a grade curricular, a reputação da escola, o nível de qualificação dos instrutores e, claro, se o curso almejado atende os seus propósitos.

Existem opções que vão da pós-graduação, passando pelo MBA até os cursos in company e on-line. O que muda é o valor, a duração e a profundidade do conteúdo ensinado. Por isso, a importância de avaliar bem os conteúdos para fazer a escolha mais acertada.

O que é a gestão estratégica de pessoas?

A gestão estratégica de pessoas enxerga os colaboradores como peças fundamentais para o sucesso da empresa. Portanto, difere do RH nesse sentido. 

Enquanto essa área foca em tarefas mais operacionais, a gestão de pessoas busca o desenvolvimento das equipes com foco na eficiência. Assim, se dedica a melhorar a rotina de trabalho para que essas mudanças impactam positivamente no resultado dos negócios. Para isso, precisa seguir estes passos:

  1. Desenvolver talentos – identificar, desenvolver e reter bons colaboradores é fundamental para garantir a adesão dos funcionários à visão, missão e valores da empresa. Quando se fala em desenvolver talentos, as ações criadas pela área vão de uma boa política de cargos e salários a um pacote atraente de benefícios e treinamentos para desenvolver habilidades.
  2. Promover uma comunicação clara – quando se fala em gestão estratégica de pessoas, o objetivo é deixar claro para o colaborador a importância do trabalho dele dentro da organização e de forma o seu trabalho contribui para o sucesso geral. 
  3. Fazer uma boa gestão de desempenho – isso é essencial para que o colaborador compreenda a importância de desenvolver suas competências e habilidades para contribuir com o desempenho da equipe e, consequentemente, da empresa.
  4. Cuidar da cultura organizacional – a gestão estratégica de pessoas tem a visão de construir uma cultura que favoreça a inovação, a adaptação às mudanças e parceria entre os membros da equipe.

Como visto, a gestão estratégica de pessoas vai além dos Recursos Humanos. Pode-se dizer até que seja uma evolução desse setor, com um conceito diferenciado de trabalho. Seu objetivo é enxergar o colaborador como uma peça essencial no conjunto e, que, junto com sua equipe, é capaz de ser uma fonte sustentável de vantagem competitiva para a organização.

Como estimular uma boa gestão de pessoas e liderança?

Um dos passos mais importantes para estimular uma boa gestão de pessoas e liderança é conhecer os recursos humanos de que a empresa dispõe e capacitá-los dentro dos objetivos da organização. Para isso, a área deve:

  1. Conhecer os objetivos estratégicos da empresa e avaliar as habilidades dos colaboradores para saber que potenciais precisam ser desenvolvidos;
  2. Adotar ferramentas de gestão e recursos de automação para deixar o negócio mais ágil;
  3. Avaliar continuamente as ações implementadas e os resultados obtidos para fazer ajustes e correções.

Essas ações geram resultados, como: mais engajamento dos colaboradores e adesão mais fácil aos propósitos da organização, a empresa desenvolve padrões de qualidade, há mais respeito aos direitos e conhecimento dos deveres de cada um e há espaço para a troca de conhecimento e ideias.

Ou seja: uma boa gestão de pessoas valoriza ambientes múltiplos, inclusivos, permite o livre pensar e estimula o trabalho híbrido como forma de beneficiar os colaboradores com jornadas mais flexíveis, visando equilibrar vida pessoal e profissional. 

É importante também que a empresa use ferramentas tecnológicas capazes de integrar o ecossistema digital, capturando e analisando uma dados. Essa avaliação vai ajudar a automatizar processos para dar mais agilidade a setores estratégicos.

O resultado desses esforços é a redução de faltas injustificadas e da rotatividade (turnover), redução de custos com muitos processos seletivos para equilibrar o turnover alto e mais vantagens competitivas com uma equipe diversa e engajada.

Este conteúdo ajudou a aprofundar seus conhecimentos na área? Se contribuiu, busque mais dicas para estabelecimentos e empreendedores no blog da VR. Confira aqui.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!