btn
Flexibilidade no trabalho: por que vem se tornando mais comum?
Flexibilidade no trabalho: por que vem se tornando mais comum?
fade

Flexibilidade no trabalho: por que vem se tornando mais comum?

Nos últimos anos, foi possível perceber uma série de mudanças no mercado de trabalho, que geraram a necessidade de adaptação na rotina e nas atividades profissionais para gestores e trabalhadores. E a flexibilidade no trabalho é uma das transformações que mais está crescendo ao redor do mundo.

Com um modelo de trabalho flexível, os profissionais conseguem aprimorar o senso de gerenciamento de horas, controlando suas tarefas e estabelecendo uma rotina mais livre e produtiva. 

Por meio de rotinas mais maleáveis, não somente os trabalhadores ganham mais motivação, mas as empresas também melhoram a imagem de marca.

Neste artigo, você irá entender mais sobre como ter uma rotina mais flexível no trabalho tem se tornado algo comum entre tantas empresas do Brasil e de outros países. Boa leitura!

O que é flexibilidade no trabalho?

Como o próprio nome já indica, flexibilidade no trabalho é um termo que se refere a uma jornada profissional mais maleável, sem tantas restrições de horário e local, para os funcionários. 

Desde o início da pandemia de Covid-19, devido à necessidade de distanciamento social para conter a propagação do vírus, muitas medidas precisaram ser tomadas pelas empresas e uma delas foi a de permitir a prática de trabalho remoto ou home office.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Ou seja, trabalhar em casa passou a acontecer com mais regularidade e é um modelo que tem se expandido. Mesmo com mais de dois anos após a pandemia, isso fez com que o modelo rígido de trabalho desse espaço a um lugar de mais autonomia aos profissionais. Nesse sentido, a flexibilidade no trabalho tem a ver com:

  • Home office, trabalho remoto ou híbrido.
  • Carga horária maleável, em que os trabalhadores podem gerenciar o seu tempo.
  • Horizontalização hierárquica, que envolve trabalhadores de diferentes níveis em tomadas de decisão.
  • Tarefas distribuídas de acordo com o perfil de cada profissional, em vez de limitar os trabalhadores a apenas uma função.
  • Possibilidade de trabalhar em casa ou em qualquer lugar (o chamado anywhere office), não limitando o trabalho ao ambiente físico e presencial da empresa.

Quais são as vantagens de ter flexibilidade no trabalho?

Agora que você já sabe o que é flexibilidade no trabalho, é hora de entender mais sobre quais são os benefícios que esse conceito traz aos funcionários e gestores quando é aplicado em um negócio. Confira, a seguir, as vantagens de ter mais maleabilidade na sua empresa:

  • Mais facilidade para captar e reter talentos.
  • Melhorias na imagem da marca a longo prazo.
  • Construção de autoridade e reputação no mercado de trabalho.
  • Melhorias no clima organizacional.
  • Redução do estresse no trabalho.
  • Aumento do equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
  • Redução de custos fixos e variáveis.
  • Mais engajamento, motivação e produtividade.
  • Integração saudável do time.

Viu só a quantidade de vantagens? Não é à toa que muitos gestores e profissionais de RH estão apostando em aumentar a flexibilidade no trabalho. De acordo com um estudo divulgado pelo IWG (International Workplace Group), 83% dos entrevistados acreditam que a flexibilidade é um ponto fundamental na tomada de decisão por um emprego.

Além disso, conforme pesquisas sobre engajamento de funcionários, empresas que oferecem a possibilidade de home office garantem uma taxa de turnover 25% menor, comparada a outras instituições mais rígidas. Ao reduzir a taxa de rotatividade dos trabalhadores, também é possível conquistar mais confiança entre a equipe e os gestores.

O que torna uma empresa flexível?

Apesar de muitos profissionais falarem sobre a importância de contar com trabalhadores mais flexíveis, que se adaptam com facilidade às mudanças do mercado, pouco é falado sobre o que as empresas precisam para serem mais maleáveis. Afinal, o que uma empresa necessita ter para oferecer mais flexibilidade no trabalho?

Um dos primeiros passos é conhecer a sua equipe, entender o perfil de cada colaborador e, com isso, alinhar necessidades, objetivos e expectativas antes de tomar qualquer decisão. Confira, a seguir, quais são os outros fatores que devem ser levados em consideração para aplicar esse processo na prática. Vamos lá!

Incorpore a flexibilização à cultura organizacional

Não adianta falar que os funcionários podem gerenciar seus horários se os propósitos e valores da sua empresa não estiverem alinhados a esse conceito. 

Então, é necessário fortalecer a cultura, incorporando aspectos flexíveis a essa proposta, a fim de facilitar que boas mudanças sejam feitas em conjunto ao longo da rotina.

Permita o trabalho a distância

Um dos principais pontos ligados à flexibilização no trabalho é a oportunidade de trabalhar em casa ou em qualquer lugar, podendo ser adotado o modelo de home office, trabalho remoto ou trabalho híbrido. 

É interessante verificar qual faz mais sentido para o seu negócio, mas pensar que as atividades não precisam ser cumpridas completamente apenas no ambiente físico da empresa. Também é importante se programar para oferecer o auxílio-home office. 

Flexibilize a jornada de trabalho

Será mesmo que adotar uma carga horária igual para todos os funcionários irá fazer com que eles consigam dar o seu melhor?

Sabendo que cada pessoa trabalha de uma forma e pode ter mais produtividade em alguns horários, adotar um modelo de gestão que ofereça mais autonomia ao seu time pode impulsionar os resultados do seu negócio a longo prazo.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo ManpowerGroup, 41% dos brasileiros preferem trabalhar em empresas que apresentam uma jornada de trabalho mais flexível, a fim de ter liberdade para melhorar o equilíbrio entre as atividades de sua vida profissional e pessoal.

Mantenha um contato próximo com os trabalhadores

Para manter uma boa gestão de pessoas, garantindo a satisfação dos trabalhadores mesmo com o formato de trabalho a distância, de forma segura e agradável, é necessário investir em ferramentas de inovação e comunicação.

Também é fundamental fortalecer o Departamento de RH, a fim de avaliar o desempenho das atividades e das equipes.

Elaborar um modelo de trabalho mais flexível não ajuda somente os trabalhadores que estão na sua empresa, mas também é uma ótima prática para quem deseja atrair e fidelizar talentos, aumentar o engajamento das equipes e garantir o sucesso das estratégias do negócio.

Para adotar um modelo satisfatório de flexibilidade no trabalho, gerando mais motivação aos funcionários, é preciso investir em serviços que facilitem a vida do RH e dos trabalhadores.

Conheça o ecossistema VR de produtos e serviços para facilitar a rotina de milhares de brasileiros, garantindo mais flexibilidade e facilidade de gestão.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!